11dez

A terapia com os pets

A terapia com os pets

Foto by Bruno Cervera (@brunocervera) – Unsplash

O seu dia pode ter sido muito cansativo e o seu corpo e a sua mente estão precisando de silêncio e paz. Ao entrar no prédio, você já escuta o seu gatinho miando com a sua chegada. E mesmo querendo esquecer de tudo e de todos, alguém está ali por ti do outro lado da porta, te esperando com um ronronar para curar toda essa angústia e aliviar essa pressão do dia a dia. E entre um enroscar nas pernas e miados, a bagagem de emoções que estavam te causando desconforto vão indo embora e o dia volta a fluir normalmente.

O efeito terapêutico dos pets deixou de ser um mito. Segundo um estudo da Associação Americana do Coração, o convívio com os pets pode diminuir os riscos de problemas cardíacos, além de manter o colesterol, glicose e os indicadores relacionados ao sangue em caráter normal. Uma das razões consideradas pelos pesquisadores foi a frequência de passeios com os bichinhos, porque os donos, consequentemente, acabam fazendo regularmente exercícios físicos.  

pet em casa

Foto by Bruno Cervera (@brunocervera) – Unsplash

Uma pesquisa nacional do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) constatou também que a convivência com os pets pode prevenir patologias como gripe, por exemplo. A conclusão dessa análise sobre zooterapia (terapia assistida por animais – TAA – ou atividade assistida por animais – AAA) foi com base em estudos nacionais e internacionais, encomendada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), integrante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). 

São gatos, cachorros, tartarugas, cavalos, uma cumplicidade e um amor para uma vida toda.

Juliane Guez

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia