10jan

Como incluir um espaço fit nos projetos residenciais?

Como incluir um espaço fit nos projetos residenciais?

Você já pensou em ter um espaço fit em casa? Durante este período de quarentena, muitas pessoas estão passando mais tempo em seus lares e, para não perderem o pique da academia, estão aproveitando para se manter em forma durante o isolamento.

Como muita gente também está aproveitando o momento para redefinir os cômodos durante esse período, sejam da casa, sejam do apartamento, pensar em um espaço fitness pode ser uma boa escolha. Por esse motivo, neste post, veja algumas dicas de como é possível fazer isso de forma descomplicada. Leia!

Defina o espaço

O primeiro passo para ter um espaço fit em casa é escolher o local mais apropriado. Caso você não tenha um cômodo separado para a prática, é viável improvisar na área de lazer, na varanda, no quarto, na sala de estar ou até mesmo na sacada.

espaço fit em casa

Ao delimitar o espaço da sua pequena academia em casa, pense no local para que, durante a prática, não haja nenhuma interrupção ou imprevistos. Dessa forma, será possível manter o foco e fazer os exercícios conforme o planejado sem que nada atrapalhe esse momento de autocuidado.

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados podem fazer grande diferença na organização do seu espaço fitness em casa. Caso seja possível e o orçamento permita, uma boa ideia é investir em um armário grande com divisórias para guardar os seus equipamentos.

Se a sua situação for de falta de espaço ou de dinheiro para investir em um móvel assim, vale pensar em soluções mais simples — mas também planejadas — para que caibam perfeitamente no ambiente. Não é porque o local dos exercícios é pequeno que você não deve se preocupar com a organização e com a otimização.

Use espelhos

Um acessório que ajudará na prática dos exercícios, independentemente de quais forem, é o espelho. Ter pelo menos um de tamanho grande no seu espaço fitness em casa é essencial. Ao contar com um em que você consiga se enxergar de corpo inteiro, é possível prestar atenção na execução dos movimentos e melhorá-los, caso seja preciso.

O espelho inteligente é uma boa opção para ter nesse espaço. Já existem alguns modelos em que é viável fazer ligações de vídeo, o que pode ser ótimo para executar as práticas acompanhado de um professor, de um instrutor ou apenas de outra pessoa que também realiza os mesmos exercícios.

Compre equipamentos de qualidade

A aquisição dos equipamentos é uma das partes mais importantes do processo de montar um espaço para realizar exercícios físicos em casa. Com os seus objetivos já listados, é preciso selecionar os acessórios e os aparelhos que ajudarão você a alcançá-los.

Para começar, não é preciso investir em muitos itens ou abarrotar o seu espaço para sentir que, de fato, tem uma academia em casa. Talvez seja interessante começar com uma bicicleta ergométrica e um elíptico. Você também pode investir em halteres, em uma barra de porta ou, até mesmo, em equipamentos para pilates e yoga, como tapetes, bolas ou qualquer outro para exercícios aeróbicos.

Preocupe-se com a ventilação

A ventilação é uma das partes mais importantes ao ter um espaço fitness em casa. Isso porque, independentemente das modalidades que serão realizadas, o ambiente precisa ser ventilado, já que, quanto mais testamos os limites corporais, mais forçamos a capacidade respiratória — o que significa que a troca de ar é constante.

Fazer exercícios em um lugar fechado restringe o desempenho de quem realiza a prática e, por isso, é necessário ter ventiladores, aparelhos de ar-condicionado ou mesmo ventilação natural no espaço da pequena academia em casa. Caso existam janelas no ambiente, é preciso abrir todas elas.

ioga

Agora que você já conferiu as nossas dicas de como ter um espaço fit em casa, já pode começar a planejar o seu. Esse tipo de ambiente contribui para a saúde e para o bem-estar de toda a família. A fim de otimizar ainda mais os ambientes, mesmo que eles sejam pequenos para essa prática, é sempre bom contar com móveis planejados para conseguir mais conforto e aconchego.

Gostou desse artigo? Então, acompanhe as redes sociais e receba mais conteúdos como este diretamente no seu feed de notícias! Confira o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Pinterest e o Telegram.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia