07jun

6 dicas para escolher a cor ideal para a área externa da sua casa

6 dicas para escolher a cor ideal para a área externa da sua casa

Sua residência é nova ou receberá uma reforma de fachada? Isso significa que está quase na hora de escolher cores para a área externa. Tal processo pode parecer simples, mas demanda alguns cuidados. Assim, você evita arrependimentos e consegue resultados satisfatórios.

Nesse contexto, existem alguns truques que ajudam as pessoas em momentos de dúvidas. Se você está passando por isso e não tem certeza sobre o tom ideal, vai gostar das sugestões que preparamos.

Este post reúne 6 dicas úteis para encontrar a cor perfeita para a área externa. Que tal conferir todas? Acompanhe e descubra como deixar a sua casa linda!

1. Observe outras casas

Talvez a sua cor favorita não seja a mais indicada. Por isso, antes de apostar em gosto pessoal, faça uma análise de diferentes tonalidades aplicadas em superfícies externas. Para isso, você pode dar uma volta nas ruas e observar quais nuances predominam nas construções.

A maioria apresenta pintura em tons pastel ou traz opções alegres e chamativas? Quais das soluções você acha que realmente agregam valor ou são interessantes? Essa análise inicial permitirá definir que tipo de cobertura se aproxima daquilo que você deseja na composição.

Outra possibilidade que ajuda a ter noção do resultado é pesquisar fotos de residências na internet. Se possível, salve suas favoritas e leve junto quando for à loja comprar a tinta. Isso orientará os profissionais para que indiquem opções semelhantes aos modelos apresentados.

2. Pense nos complementos

Detalhes como esquadrias, fechamentos das aberturas, chaminés (de lareira, churrasqueira ou forno) e telhado fazem parte da composição da área externa. Logo, devem ser considerados no momento de escolher as cores da fachada.

Se você quer um efeito de contraste, pode apostar em tinta amarela para contrapor detalhes em marrom-escuro. Se preferir a monocromia, por outro lado, deve seguir uma cartela de cores semelhante àquela presente nos complementos da casa (com tudo voltado para o branco ou para o cinza, por exemplo).

Uma ótima maneira de harmonizar as paredes com o que já existe na edificação é cobri-las com revestimentos de madeira ou pedra. Eles podem incrementar portas, pisos e janelas feitos com esses mesmos materiais.

3. Avalie as características do entorno

Algumas casas têm jardim equipado com piscina, canteiros, playground e espaços de lazer. Quanto mais elementos compondo a área externa, mais cuidado você deve ter na escolha das cores. Para equilibrar o conjunto e evitar erros, invista em tonalidades que remetem à natureza.

Variações de verde, marrom, terracota e bege são ótimas opções porque se integram à vegetação comumente presente nos quintais das residências. Nuances que lembram matérias-primas naturais (como argila, barro e areia) também costumam funcionar por serem discretas.

4. Considere a incidência de luz

A incidência da luz solar é um fator importante na hora de combinar cores para a área externa. Afinal, diferentemente dos ambientes internos, que ficam protegidos, as superfícies descobertas tendem a sofrer com o calor e com a ação constante dos raios solares.

Por causa disso, tenha em mente que cores escuras e vibrantes (vermelhos e roxos, por exemplo) tendem a desbotar mais rapidamente quando comparadas a nuances claras e suaves. Em todo caso, uma nova pintura a cada três ou cinco anos pode resolver o problema — sempre consulte a embalagem do produto para saber quando deverá aplicar a próxima camada.

Outro aspecto que merece atenção é o resultado final da cor aplicada a uma fachada ou piso externo. Devido à luz natural, a aparência da tinta pode variar e ficar diferente daquela que você viu na loja. Para evitar problemas, experimente fazer uma pintura de amostra em uma pequena área e observar como o tom se comporta na presença do sol.

5. Se inspire nas tendências

Quem gosta de acompanhar as novidades do mercado de arquitetura e design pode aproveitar as tendências na hora de compor as áreas externas. Isso exige um pouco de ousadia, pois muitas tonalidades causam impacto à primeira vista — como é o caso do Ultra Violet, eleita a Cor Pantone 2018.

Portanto, se você tem personalidade e gosta de mostrar isso por meio de escolhas na decoração, vá fundo nos últimos lançamentos de produtos. Para ter uma ideia, a cor de 2019 é o Living Coral, um tom laranja rosado.

De todo modo, se não quiser colorir a casa inteira com a nuance que está em alta, vale apostar em detalhes que tragam um pouco da cor. Você pode usá-la para tingir uma coluna, compor um painel em uma das fachadas ou cobrir a parte interna da varanda.

6. Cuide do acabamento

Um fator que interfere no resultado estético da pintura é a qualidade do produto escolhido. Por isso, se quiser uma área externa colorida e bem cuidada, precisa investir em tintas próprias para esse ambiente. A versão acrílica, por exemplo, proporciona alta impermeabilidade e três tipos de acabamentos:

  • fosco: ajuda a disfarçar pequenas imperfeições da superfície;
  • semi-brilho: cria uma camada brilhante e é bastante resistente à limpeza;
  • acetinado: tem brilho leve e agrega um visual mais sofisticado.

A tinta emborrachada é outra opção indicada para a pintura de áreas externas. É um produto com acabamento fosco e que ajuda a cobrir possíveis trincas e fissuras presentes nas paredes. Também é muito resistente a fatores naturais (sol, chuva, vento) e previne o surgimento de mofo e áreas descascadas.

Como dito, as superfícies externas também podem receber diferentes texturas com revestimentos específicos. Assim como no caso das tintas, é fundamental escolher produtos resistentes, impermeáveis e que ofereçam opções estéticas variadas, a exemplo das cerâmicas e porcelanatos.

E então? Já tem uma ideia sobre as tonalidades que merecem compor o lado de fora da sua casa? Não se esqueça de perguntar a pessoas próximas a você quais opções de cores para área externa elas preferem. Desse modo, você pode encontrar o tom ideal para agradar a todos que convivem no local de moradia.

Agora que você sabe como deixar a casa ainda mais bonita, confira nossas dicas para receber amigos em casa com conforto e elegância!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia