17nov

Personal Organizer: o que é e quais as vantagens de contratar um?

Personal Organizer: o que é e quais as vantagens de contratar um?

Você sabe o que é um Personal Organizer e o que ele faz? Esse profissional fornece serviços que contribuem para a organização dos ambientes e, com isso, os tornam mais práticos e funcionais. Essa é uma ótima opção para quem não tem tempo para realizar essas tarefas ou para quem não sabe nem por onde começar.

Se você se encaixa em um dos casos acima, não se preocupe mais! Neste post, mostrarei o que faz esse profissional, assim como as vantagens de contratá-lo e quais são as etapas desse serviço. Boa leitura!

O que é e o que faz o Personal Organizer?

O Personal Organizer (ou também “consultor de organização”) é o profissional que utiliza técnicas fundamentadas na necessidade e na realidade de cada cliente para organizar qualquer espaço que precise de arrumação. Com isso, a rotina de quem adquire esse serviço se torna mais funcional, prática e dinâmica.

Esse profissional pode atuar em diversas áreas da vida dos clientes e não somente em arrumação residencial, o que se assume ser a principal função. Um consultor pode oferecer serviços de organização empresarial, pós-reforma, preparação de mudanças, malas e até pós-luto.

Quais as vantagens de contratar esse profissional?

Existem diversas vantagens na contratação dos serviços de um organizador. A ajuda desse profissional oferece um conforto visual e estético não somente para o cômodo organizado, mas também para a vida de quem faz uso dele diariamente. Confira, a seguir, algumas dessas vantagens.

Qualidade de vida

Quem lida com frequência com a falta de organização, geralmente, não consegue se concentrar em uma só tarefa e tenta fazer mil coisas ao mesmo tempo ou age com procrastinação. Isso não é saudável de forma alguma.

Com a ajuda de um consultor de organização, é possível sentir menos estresse, já que a responsabilidade da arrumação foi passada para uma pessoa que lida com isso com frequência e tem mais experiência. Além disso, o cliente ainda consegue ter mais tempo para focar outras tarefas necessárias e pode realizar mais delas, o que é um aumento na qualidade de vida.

Otimização dos espaços

Como a função de um profissional de organização não é simplesmente fazer uma limpeza no ambiente solicitado, mas ordenar cada item que existe dentro dele, o cliente acaba ganhando um espaço mais otimizado. Se o cômodo for pequeno, a vantagem é maior ainda.

Todos os itens ficarão setorizados e em espaços que façam sentido para eles, sem que fiquem jogados ou abarrotados. Tudo é feito de forma bem prática e pensado na funcionalidade para o cliente. Somente é preciso tomar cuidado para não se empolgar com o espaço otimizado e querer colocar mais objetos nele — e jogar todo o trabalho do Personal Organizer “no lixo”.

Economia de tempo

Muitas vezes, com a correria da rotina, os nossos objetos e pertences podem ficar muito bagunçados e isso gera muita perda de tempo ao procurá-los, não é mesmo? Se eles estivessem organizados, seria possível encontrá-los na mesma hora — e é aí que o profissional de organização pode ajudar.

A principal vantagem de ter tudo organizado por uma pessoa especializada nesse tipo de serviço é a economia de tempo na hora de achar ou utilizar o que precisar. Isso nos dá a possibilidade de passar mais momentos em atividades prazerosas ou com as pessoas queridas.

Harmonização dos ambientes

Um consultor de organização conhece cada ambiente e sabe otimizá-lo com a sensibilidade necessária para distribuir os objetos de forma harmônica. Com esse serviço, é retirado do local tudo que não precisa estar lá e, se necessário, novos itens são colocados para gerar mais conforto e bem-estar.

Ao resolver a falta de organização de closets ou de um cômodo inteiro, será possível aprender com as soluções propostas pelo profissional e internalizá-las como parte da vida. Essa é uma mudança grande de mentalidade que não somente afeta a harmonização dos ambientes, mas também causa uma revolução interna que pode se estender para outras áreas.

Como funciona esse serviço?

Agora que você já sabe o que é e conhece os benefícios de buscar os serviços de um consultor de organização, precisa entender o processo desse trabalho para decidir se vale a pena ou não contratá-lo. Confira, a seguir, como ele acontece.

Consulta

O primeiro passo para a contratação do serviço de um Personal Organizer é a consulta. Nela, o profissional faz uma visita para conhecer o ambiente e, após uma observação detalhada — de utilização do espaço, de elementos presentes nele e até do tipo de decoração —, detecta o problema e expõe ao cliente as possíveis soluções.

Essa primeira visita é muito importante para que ambas as partes se conheçam e para que seja possível criar um alinhamento de expectativas. É importante que esse vínculo seja criado para que os envolvidos no processo compreendam o lado de cada um e para que o trabalho possa ser realizado da forma esperada.

Orçamento

A segunda parte do processo é a apresentação de um orçamento. Basicamente, nessa etapa, o organizador apresentará para o cliente todas as ideias que surgiram por conta da visita, que são organizadas em uma proposta de serviço bem detalhada.

Nela, é necessário que constem alguns itens, como quantos dias serão exigidos para a visitação do espaço a ser organizado — e quais datas funcionam melhor para ambos —, assim como o tempo estimado de execução do trabalho. Além desses detalhes, é preciso que essa proposta apresente todo o planejamento do serviço e como ele será executado.

Triagem

Depois de passar pela consulta e pelo orçamento, com a autorização do cliente para começar a realizar a organização, o Personal Organizer inicia uma triagem prévia de todos os objetos do ambiente em questão. Roupas, louças, alimentos, utensílios e quaisquer outras categorias são separadas.

Nesse momento, inclusive, é muito comum que o cliente ajude e até interfira nessa categorização dos objetos que o profissional organizará. Geralmente, essa é a hora em que acontecem os desapegos, as doações e as vendas do que não é mais utilizado.

Organização

Por fim, depois de todos esses processos, é chegada a hora em que o profissional segue por conta própria na execução dos seus serviços, na organização de armários e cômodos e na otimização dos espaços que necessitam de arrumação. O objetivo é entregar um ambiente mais prático e funcional para o dono do lugar.

No final de muitas organizações, inclusive, o profissional oferece o serviço de etiquetação dos espaços e da localização dos objetos para facilitar o dia a dia do cliente quando for necessário alcançar alguns dos itens. Geralmente, também é entregue um manual de consulta com todos os detalhes do ambiente com o mesmo intuito.

Como você pôde perceber, contar com a ajuda de um Personal Organizer pode oferecer diversas vantagens, já que esse profissional pode atender a demandas distintas. No entanto, assim como em outras áreas, a organização de ambientes também precisou se adaptar à realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus e, agora, o cliente pode contar com novas modalidades, como os atendimentos a distância, os quais representam um dos maiores benefícios desse serviço.

Gostou do assunto do post? Então, aproveite para conferir agora mesmo um post sobre a Mágica da Arrumação, de Marie Kondo! E se você gosta de closets, confira as nossas inspirações no nosso Instagram!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.