21mar

O que é lambri de madeira? Saiba como usar na decoração da sua casa

escrito por Francieli Kern
O que é lambri de madeira? Saiba como usar na decoração da sua casa

Tornar a sua residência mais bonita e aconchegante é fundamental, principalmente, para que ela ganhe cara de lar. E o que não faltam são opções para que você implemente medidas importantes que garantam um lugar mais bonito, confortável e que esteja alinhado com seus projetos de decoração. Uma das formas é implementar revestimentos nos espaços, sejam eles internos ou externos. A decoração, assim, é o ponto-chave para deixar o local que mora com a sua cara. Quer tornar a sua casa mais confortável com a decoração? Conheça o lambri de madeira e saiba como ele pode ser utilizado para isso. Boa leitura!

O que é o lambri de madeira?

Muitas pessoas não conhecem o lambri de madeira. Trata-se de um revestimento que pode ser feito com placas ou réguas de madeira que são aplicadas, muitas vezes, no teto ou na parede. Você já deve tê-lo visto, principalmente, em ambientes mais rústicos, os quais passam uma sensação de aconchego e conforto.

Os lambris não são novos — eles eram utilizados, principalmente, na França, como uma forma de aquecer as residências e, assim, tornar o espaço mais quente para lidar com invernos mais rígidos. Isso vale, sobretudo, para espaços que sejam construídos a partir de materiais frios, como pedras.

Contudo, com o tempo e o avanço da tecnologia, é possível utilizar o o lambri de madeira de forma decorativa, permitindo seu uso de diversas formas. Ele é muito versátil, podendo ser utilizado, também, em áreas externas, como quintais e varandas.

Ele é bem parecido, por exemplo, com o boiserie, que também é utilizado de forma decorativa. Ele também tem origem francesa e é utilizado de forma decorativa na parede. Contudo, é feito como uma moldura em relevo e, normalmente, pode ser produzido de outros materiais para além da madeira, tais como gesso, PVC, metal, entre outros.

Já o lambri é tradicionalmente feito de madeira. Isso ocorre justamente porque é um material importante, capaz de conferir conforto térmico a regiões frias.

lambri de madeira - painel ripado verde

Projeto e execução: Finger Criciúma

Como ele pode ser utilizado?

O lambri de madeira é uma forma versátil de decoração, podendo ser utilizado em diversos ambientes das mais diferentes formas. Os seguintes cômodos podem beneficiar-se de seu uso:

  • cozinhas;
  • escritórios;
  • varandas;
  • áreas externas;
  • quartos;
  • salas;
  • entre outros.

Ou seja, isso dependerá de como você quer aplicá-lo em combinação com outros elementos no espaço. As ripas de madeira podem ser utilizadas de diversas formas, mas, tradicionalmente, elas podem ser aplicadas da seguinte forma:

  • no teto, como forro;
  • revestimento de parede, com meia parede;
  • revestimento de parede, com parede total;
  • adoção nas portas.

Ele pode ser feito, também, com materiais de MDP e MDF, que podem trazer uma sensação parecida com a do lambri, com menor custo.

quarto de menina infantil móveis planejados

Projeto: Studio Noi – Execução Móveis Planejados: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Como aplicar o lambri na decoração?

Mas, afinal, como é possível aplicar o lambri na decoração dos ambientes? Veja a seguir algumas dicas e sugestões que podem ajudar você nisso!

Lambri no quarto

Você não precisa utilizar apenas o lambri no tom de madeira, sabia? Também é possível contar com a versão na cor que quiser. Por exemplo, se a ideia é utilizá-lo no quarto, você pode optar por tons claros, de modo a não sobrecarregar o ambiente.

Contudo, lembre-se de que o quarto deve passar duas sensações principais: ser aconchegante e ter a sua personalidade. Por isso, imagine a decoração que deseja para o ambiente e pense de que forma é possível combinar o lambri com o seu projeto.

É muito comum, por exemplo, que o lambri no quarto seja utilizado como uma forma de demarcar a cabeceira da cama, trazendo uma sensação de aconchego e conforto. É muito comum também que isso seja adotado, principalmente, no quarto de crianças.

Lambri na sala

Tradicionalmente, na sala, utiliza-se o lambri de madeira de meia parede ou parede completa, combinando com as cores do ambiente. Em uma composição escandinava, ele pode assumir cores mais escuras, como azul marinho e cinza. Já para ambientes coloridos e retrô, a peça pode seguir o tom escolhido para o ambiente.

Temos também a possibilidade de utilizar o lambri como revestimento de teto, auxiliando a realçar a iluminação do espaço. Quando utilizado dessa forma, com tons de madeira, o lambri pode auxiliar na sensação de acolhimento no ambiente.

Há também quem opte pela versão em branco, o que é interessante para dar um contraste se você tiver outros elementos coloridos no ambiente. Com isso, você evita sobrecarregar o local com muitas cores, além de dar uma maior sensação de amplitude ao ambiente.

Lambri na varanda

Aqui temos uma preocupação que merece a sua atenção: a umidade. Como a varanda normalmente fica em um ambiente externo, ela está exposta às intempéries que prejudicam a conservação do material (como chuva, vento, sol, granizo etc.). Logo, é importante utilizar materiais que sejam específicos para o local.

Na varanda, o lambri de madeira é muito utilizado para dar um tom mais rústico para o ambiente, algo muito característico de áreas externas. Assim, muitas vezes, ele é aplicado no teto, permitindo que essa composição ajude a dar mais destaque para os elementos de iluminação.

Lambri no banheiro

Já no banheiro, também é possível ter o uso do lambri de madeira. Contudo, neste caso, é importante ter atenção para que ele seja devidamente tratado para um ambiente mais úmido. Ou seja, a peça precisa receber ou tinta ou verniz marítimo.

Normalmente, nesse ambiente, é utilizada a tonalidade branca, por ser uma tradição que os banheiros recebam cores claras, de modo a potencializar a sensação de amplitude e higiene. Mas não é preciso se limitar isso. Você também pode utilizar a opção de madeira, caso tenha uma predileção por um banheiro mais rústico.

Para aplicar o lambri na decoração, é importante considerar que sua instalação pode ser muito fácil, utilizando parafusos e massa para madeira. Porém, é importante ter o suporte de empresas especializadas para a aplicação do lambri nos seus projetos.

É fundamental ter o suporte de quem trabalha com projetos de interiores. Então, busque empresas que tenham expertise no mercado e que estejam alinhadas aos seus desejos e planos de decoração.

Gostou desta dica? Achou interessante? Então, continue seguindo o perfil da Finger Móveis Planejados no Facebook e no Instagram!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia