18set

Cozinha com cristaleira planejada: 5 dicas para seu projeto

escrito por Francieli Kern
Cozinha com cristaleira planejada: 5 dicas para seu projeto

É incrível o que um bom design de interiores pode fazer por diversos ambientes de uma casa. Se você sempre quis uma cozinha com cristaleira planejada, saiba que chegou ao lugar certo para obter ótimas referências. Vamos abordar dicas de materiais, acabamentos e até configurações desse móvel tão desejado.

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados

A cristaleira, como o nome indica, é uma estrutura pensada para abrigar itens de grande valor. Peças de cristal, vidro, porcelana e até cerâmica entram na lista de objetos cuidadosamente guardados em sua parte interna. Dada a função tão importante, vale a pena investir em um modelo resistente e de alta qualidade.

Se animou com a ideia e não sabe por onde começar? Então, anote todas as nossas sugestões para usar de inspiração!

Como iniciar um projeto de cozinha com cristaleira planejada?

O planejamento é praticamente o mesmo usado na concepção de outras estruturas, como armários e balcões. Ou seja, há um levantamento de preferências e necessidades para orientar cada detalhe da futura mobília. Lembre-se de que a nova peça não deve ser apenas bonita, mas ajudar a organizar os itens da cozinha da melhor forma.

Vamos às dicas? Fique de olho no passo a passo!

1. Defina o espaço de instalação

Está aí um cuidado básico para acertar no projeto da sua cozinha com cristaleira planejada. Tire um bom tempo para refletir sobre o lugar ideal. É claro que você pode escolher qualquer área para alocar esse móvel, mas tenha em mente as seguintes questões:

  • facilidade de acesso — quem usa muito as louças guardadas na cristaleira precisa chegar a esses utensílios sem dificuldade. A dica, nesses casos, é priorizar áreas de acesso rápido e, se possível, que fiquem próximos aos ambientes de lazer dos moradores;
  • visibilidade — muitas cristaleiras têm fechamento em vidro justamente para valorizar aquilo que está dentro, permitindo a visualização das melhores peças. Se o seu objetivo é dar esse destaque, procure posicionar o móvel onde possa ser visto de diversos ângulos.

Pense que as possibilidades são infinitas quando se trata de ambientes planejados. Dependendo do espaço disponível, você poderá compor a cristaleira como uma peça única (individual) ou fazê-la embutida na base do balcão, sobre uma bancada, integrada aos armários e até como uma grande coluna que separa a cozinha de algum recinto mais próximo.

2. Pense no estilo da cozinha

Outro ponto a considerar no projeto é o tema que predomina no local de instalação. Você não quer que o visual da cristaleira contraste exageradamente com os demais elementos, certo? Se for uma cozinha de luxo, por exemplo, é importante que o novo móvel siga a mesma proposta de transmitir elegância e sofisticação.

Buffet com cristaleira

Projeto: Muda Arquitetos – Execução: Finger Boa Viagem – Foto: Lucas Rangel

Se for uma cozinha rústica, por outro lado, a liberdade para criar detalhes mais rudimentares aumenta. Entenda que não há problema em criar algum tipo de contraste entre os estilos, mas, na dúvida, vale a pena preservar a linguagem já presente no cômodo. As chances de acerto são muito maiores nessa situação.

3. Considere a capacidade do móvel

Se você já tem um conjunto de peças a serem guardadas no novo móvel, certamente tem uma boa ideia do volume que elas ocupam. Caso contrário, se a ideia é adquirir louças após a instalação da cristaleira, é muito importante prever a capacidade necessária para acomodar tudo o que você precisa.

Pense em taças, copos, bandejas e todo tipo de objeto para chegar a uma estrutura que contemple diferentes formatos e quantidades de peças. O objetivo é ter uma cozinha com cristaleira planejada que otimize a rotina dos moradores ofereça suporte adequado aos momentos de lazer da família.

4. Avalie os materiais disponíveis

Até um tempo, era comum encontrar cristaleiras de madeira maciça com a frente em vidro. Hoje, apesar de essa combinação continuar em alta, há muitas outras possibilidades para compor uma mobília exclusiva. Portanto, se você sonha com a cozinha perfeita, saiba que existem diversas formas de chegar ao seu objetivo.

Cozinha com cristaleira planejada

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados

Novamente, é importante pensar no estilo do ambiente para definir os melhores materiais e ornamentos. Quem curte um visual mais clássico pode apostar no MDF ou MDP. Caso a vontade seja por uma peça mais moderna ou industrial, a dica é apostar na combinação de metal com vidros espelhados ou até mais escuros.

5. Personalize ao seu estilo de vida

Não se esqueça de pontuar os diferenciais que são relevantes para toda a família. Se na casa mora um casal apaixonado por vinhos, por que não prever uma adega no projeto da cozinha com cristaleira planejada? Ela pode ser climatizada e ficar embutida na estrutura, ou ser composta apenas de nichos dimensionados para acomodar as garrafas.

Quem recebe muita gente para almoços e jantares, por exemplo, pode querer algumas gavetas entre as portas para colocar talheres e pratos especiais. Não importa qual for a sua necessidade, é totalmente possível atendê-la com uma solução de móveis planejados que tenha o suporte de uma equipe especializada.

Por que contar com a Finger Móveis Planejados?

Uma empresa que tem 45 anos de mercado e vasta experiência na indústria de móveis pode ser sua maior parceira na elaboração de inúmeros projetos. A Finger alia o melhor da tecnologia, time de profissionais e matérias-primas de alta qualidade para desenvolver peças duráveis e com aparência impecável, independentemente do estilo.

A marca já foi premiada por conta de suas práticas inovadoras, tanto que exporta os seus produtos há mais de 20 anos. É uma longa trajetória de sucesso que transformou muitos ambientes e continua aprimorando técnicas por todo o mundo, fazendo a alegria dos clientes e promovendo bem-estar em vários espaços construídos.

Se você faz questão de ter um local cuidadosamente pensado para a sua rotina, considerando desde as tendências até gostos pessoais, pode contar com a nossa empresa sem hesitar. Temos os recursos certos e o conhecimento necessário para elaborar a sua cozinha com cristaleira planejada do jeito que sempre sonhou. É só falar com a gente!

Que tal começar a desenvolver o seu projeto? Entre em contato com a nossa equipe e aproveite para fazer um orçamento ainda hoje.

Aproveite e nos acompanhe nas redes sociais.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia