21nov

11 ideias para decoração natalina da sua casa

escrito por Francieli Kern
11 ideias para decoração natalina da sua casa

Mal chega o último trimestre do ano e você já sente vontade de investir na decoração natalina? Para muitas pessoas, o ato de enfeitar a casa é recheado de significados e desperta o espírito colaborativo de toda a família. Também é um ótimo momento para dar aquela renovada nos espaços e criar uma atmosfera mágica.

Seja qual for a sua motivação para transformar cada cantinho, é bom estar sempre em busca de novas referências. A proposta é fugir das repetições e inovar com arranjos diferentes para surpreender os convidados.

Foi pensando nisso que produzimos este artigo com 11 dicas de decoração para o Natal. Acompanhe e escolha as suas favoritas para colocar em prática!

decoracao-de-natal-para-a-sala

decoracao-de-natal-para-a-sala

A importância de caprichar na decoração natalina

A decoração natalina é um ótimo momento para celebrar uma das datas mais importantes. Independentemente das motivações, o final de ano é um momento de estar com os amigos e familiares e preparar-se para um novo começo de ciclo.

A decoração natalina ajuda a entrar no clima das festas, além de promover uma sensação de aconchego para esse momento. Também é a hora na qual é possível rememorar lembranças importantes dessa época com familiares.

As melhores ideias para decoração natalina em sua casa

Agora que você entendeu a importância de caprichar, separamos a seguir 11 dicas de decoração que deixarão sua casa preparada para mergulhar no espírito natalino! Acompanhe.

1. Pinheirinho de luzes

A árvore de Natal é quase obrigatória nas residências que celebram a época do bom velhinho. Mas e se, neste ano, você fizesse um modelo iluminado? Basta que tenha um pisca-pisca sobrando para simular o contorno de um pinheirinho na parede.

Escolha um local bem visível para expor a sua criação. Pode ser a divisória da sala de estar ou de jantar, desde que tenha superfície livre de objetos. Então, com um lápis, faça um ziguezague da base até o topo, em sentido crescente, até obter o contorno da árvore.

Depois, é só prender o cordão de luzes de modo a acompanhar a linha desenhada, utilizando pedaços de fita adesiva transparente. Arremate essa decoração natalina com alguns laços vermelhos e pronto! É só ligar na tomada e curtir o resultado.

pinheirinho de natal alternativo

Foto By Pexels

2. Mesa posta temática

Outro arranjo que não pode faltar, principalmente para os anfitriões da ceia de Natal, é uma bela mesa posta. Vai dizer que não é muito mais agradável fazer as refeições em um local preparado com tanto carinho? Pois bem, a ideia é deixar seus convidados encantados e satisfeitos do início ao fim.

Para trabalhar essa temática, priorize as cores típicas dessa data. Uma combinação que não falha inclui toalha de renda branca, trilho vermelho e louças douradas. Os complementos ficam por conta dos guardanapos, sousplats, velas e taças brilhantes. Não se esqueça de acrescentar algum elemento verde em forma de folhagens.

mesa posta de Natal decoração natalina

Foto By Pexels (PICJUMBO)

3. Presentes com mimos

Você não precisa reproduzir os tradicionais embrulhos sobre a árvore de Natal. Mesmo que as crianças estejam aguardando o grande momento de receber essa surpresa, a dica é distribuir os presentes por vários pontos da casa. Isso trará o desafio da descoberta dos pacotes para deixar o evento divertido, como uma espécie de “caça ao tesouro”.

Coloque, por exemplo, pequenas caixas decoradas sobre os degraus de uma escada, peitoris de janelas e corrimãos de varandas. Você pode preenchê-las com balas, bombons e outros doces. Assim, além de incrementar a decoração natalina, esse conjunto de presentes vai abrigar mimos para quem quiser explorar o conteúdo interno.

pacotes de presente na decoração de natalFoto by Junior Reis (Unplash)

4. Móbiles com figuras de papel

Uma solução fácil e rápida para quem ama um trabalho manual é imprimir figuras relacionadas ao Natal, recortá-las e pendurá-las em barbantes. O objetivo é compor móbiles que possam decorar paredes ou até mesmo o teto dos ambientes, dependendo de onde você prender as suas extremidades.

Há muitas imagens interessantes para esse trabalho, como anjos, renas, sinos e flocos de neve. O bom do papel está na leveza e facilidade para fixar um dos lados no barbante, utilizando um pouco de cola branca. Em todo caso, procure cortar fios longos, que possam ser presos ao teto ou no topo de uma parede para ficarem pendendo em direção ao chão.

Uma dica interessante é, também, contar com isso para trazer as pessoas que estão distantes para a decoração pois não poderão estar presentes nas comemorações. É uma forma de matar a saudade de quem está longe no momento.

mobile de natal

5. Guirlanda de chocolate

Mais uma ideia de decoração natalina com doce para entrar na lista. Aqui, a intenção é compor uma ou mais guirlandas com chocolates embalados. Se os pacotes tiverem cores temáticas, como vermelho e verde, melhor ainda! Você só precisa de aros de papelão, um mix de bombons e grampeador para prender os produtos na base.

Recorte os aros de modo que fiquem com uma espessura mínima de 10 cm, o suficiente para fixar os chocolates e preencher todo o fundo do material. Faça isso por toda a superfície, até cobri-la por completo. Depois, é só pendurar as suas deliciosas guirlandas nas portas de casa para que as pessoas capturem os doces aos poucos.

guirlanda de bolo de chocolate para o natal

Foto by Tim Douglas – Unsplash

6. Taças decorativas

Que tal expor os enfeites natalinos em arranjos de mesas, aparadores e outros tampos da mobília? Para isso, providencie um conjunto de taças de plástico transparente. Esse material é mais seguro porque não traz riscos caso quebre durante as festividades.

Em cada taça, acrescente uma pinha e um punhado de pequenas bolas natalinas. Para finalizar, amarre uma fita vermelha ao redor, compondo um laço bem bonito. O resultado fica incrível e gera um acessório super versátil para você levar para onde quiser.

7. Festão no rodapé

Essa proposta é para quem curte uma decoração natalina minimalista, sem exageros em questão de ornamentos. Ela consiste em evitar o famoso festão nas áreas mais visíveis, como arcos de portas e guarda-corpos. Em vez disso, experimente levar esse artigo para baixo, de modo que fique na altura dos pés.

Ao prender o enfeite por todas as estruturas de rodapés, você consegue entrar no clima sem causar grande impacto visual. Essa ideia fica muito interessante, inclusive, em caminhos externos de jardins. Isso porque ele ajuda a conduzir as pessoas até um ponto específico, orientando o trajeto de um jeito especial.

guirlanda papai notel

Foto by Laura James – Pexels

8. Bolas de barbante

Esse tipo de enfeite fica perfeito em áreas externas, já que pode cobrir a área de festa para criar um fundo apropriado para fotos. Para fazer, você só precisa de alguns balões, barbante e cola branca. A ideia é criar itens de tamanhos variados para pendurá-las em cordas esticadas sobre um quintal ou varanda aberta.

Comece preparando uma mistura de 4 partes de cola branca para 1 parte de água. Mexa bem e mergulhe um pedaço grande de barbante dentro da solução. Em seguida, encha um balão e prenda a ponta. Vá enrolando o barbante em torno do balão, em diversos sentidos, como se quisesse fechar um novelo de lã.

Deixe alguns espaços vazios e reserve o objeto até que a cola seque. Depois, é só estourar o balão que os fios ficarão intactos, formando um círculo. Repita o processo até obter a quantidade desejada de bolas para pendurar onde quiser.

Foto by Marie Martin (Pexels)

9. Velas decorativas

As velas decorativas para o Natal são uma tradição que proporciona um ar de sofisticação e elegância. E se você for comemorar essa data com uma pessoa especial, ainda pode aproveitar para criar uma ceia a luz de velas.

Elas podem ser inseridas de diversas formas na decoração natalina. Algumas possibilidades são:

  • pode ser colocada com a guirlanda, posicionando-a ao centro;
  • pode fazer parte da mesa da ceia, com candelabros, caso vá montar uma decoração clássica tradicional;
  • pode fazer vela com canela (que também é tradicional nesse período) – amarre pedaços de canela em pau ao redor da vela e amarre com uma fita decorativa, entre outras possibilidades.

10. Guirlandas

As guirlandas são uma decoração clássica do Natal e não podem faltar em sua preparação. E hoje temos diversas possibilidades de uso para elas.

Por exemplo, a guirlanda com luzes de LED é um modelo moderno e que pode ajudar a dar um destaque para a sua decoração natalina. Fica bem, por exemplo, na porta de entrada de casa.

Temos, também, as guirlandas feitas com enfeites diferenciados e que podem ser as queridinhas das crianças. Por exemplo, aquelas que possuem bonecos dos personagens preferidos delas. É uma ótima opção para decorar o quarto dos pequenos e já animá-los para esse momento do ano.

decoração mesa de natal

Foto by Chiaroscuro (Pexels)

11. Cores não tão óbvias

Sabemos que as cores tradicionais do Natal são o vermelho, o dourado e o verde. Mas cada vez mais vemos decorações que fogem desse padrão e estão em alta. Por exemplo, o rosa e o branco têm ganhado muito destaque, mas não são as únicas possibilidades.

Algumas combinações de cores que ficam bem interessantes para a decoração de Natal são:

  • branco e rosa;
  • dourado e rosé gold;
  • prateado e azul;
  • prateado e roxo.

Brinque com as combinações e inove. Isso poderá chamar bastante a atenção dos seus convidados!

Os itens que não podem faltar em uma decoração de Natal em casa

E se você ainda tem dúvidas sobre o que precisa fazer parte da sua decoração, preparamos um checklist que ajudará em seu planejamento! Confira a lista a seguir:

  • árvore de Natal;
  • bolinhas para a árvore de Natal;
  • enfeites diversos;
  • pisca-pisca;
  • festão;
  • enfeite de mesa;
  • enfeite para porta externa;
  • guirlanda;
  • gorros de Papai Noel para os convidados;
  • velas decorativas;
  • cestos com frutas;
  • guardanapos decorados;
  • meias decorativas penduradas pela casa;
  • jogo de jantar temático.

Como você pôde ver, há muitas maneiras de atualizar a decoração natalina para tornar a data memorável. O importante é encontrar soluções que combinem com o estilo da sua casa e deixem cada ambiente do jeito que você deseja.

Antes de ir embora, que tal compartilhar as ideias em suas redes sociais para ajudar outras pessoas?

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia