28out

6 ideias de decoração de Natal para a sala

6 ideias de decoração de Natal para a sala

Com a chegada dos últimos meses do ano, muitas pessoas começam a planejar a reunião da família. Tudo precisa estar definido até dezembro, especialmente a organização do ambiente que será usado para comemorar a chegada do Papai Noel.

As áreas sociais costumam ser ponto de encontro preferido nesse período. Logo, nada melhor que buscar ideias de decoração de Natal para a sala. Há muitas opções de enfeites, objetos e materiais para transformar o visual desse espaço.

Pensando nisso, resolvemos separar algumas soluções que você pode reproduzir em casa este ano. Tem interesse em saber quais são? Continue a leitura e confira!

1. Adornos para móveis

A mobília da casa ocupa boa parte das áreas dos cômodos, tendo, assim, grande impacto no resultado da decoração. Se você deseja compor uma atmosfera temática, precisa incluir alguns móveis no processo de transformação.

Uma boa dica é colocar capas em peças que tenham assento e encosto. Se for uma sala de jantar, faça nas cadeiras. Se for uma sala de estar, vale aproveitar poltronas e sofás. Um tecido branco e liso é uma ótima opção e pode ser complementado com itens dourados — laços para as cadeiras e almofadas para os sofás.

Já os móveis planos e com bastante superfície de apoio, como as estantes, prateleiras e aparadores, ganham uma nova cara com acessórios que remetam à data. Sobre eles, você pode apoiar caixinhas de presente, taças com pinhas e velas, potes de vidro com doces que tenham embalagem vermelha etc.

2. Arranjos com cores natalinas

Se inspirar na paleta básica do Natal é uma ótima forma de comemorar a data em grande estilo. Em geral, os tons que costumam representar esse período são o branco, o vermelho e o verde. Também é comum a utilização de preto ou dourado como complemento, em pequenos detalhes.

Você pode montar arranjos que misturem essas nuances para deixar a sala com uma atmosfera natalina. Por exemplo, use um vaso dourado preenchido com poinsétias vermelhas e ramos verdes. Móbiles presos no teto também podem trazer essa combinação de cores e formas temáticas (floco de neve, estrela cadente etc.).

Outra forma de aproveitar a paleta é aplicá-la em tecidos comumente usados na sala. Para evitar o excesso de cores fortes, intercale-as com opções mais neutras. Para exemplificar: tapete cinza + cortinas beges + mantas marrons para sofá. São tons discretos que amenizam o poder do vermelho, do verde e do dourado.

3. Guirlandas de ramos para as paredes

Popular em diversas regiões, a guirlanda é uma peça que costuma ser usada na parte externa da porta de acesso da residência. Ela funciona como um convite especial aos visitantes da família, dando as boas-vindas a quem chega ao lar. Mas você pode ir além e levar esse tradicional acessório para os ambientes internos.

Guirlandas com diferentes formatos e tipos de materiais são uma boa aposta na decoração de Natal para a sala. Os modelos mais comuns, com contornos arredondados, podem enfeitar paredes como se fossem quadros. Inclusive, você consegue usá-los para cobrir molduras de espelhos.

Outra opção é desconstruir a guirlanda para que faça o contorno de elementos maiores. Se a sala tem uma grande lareira, por exemplo, por que não preencher as extremidades desse equipamento com ramos? O complemento ficará por conta de fitas douradas ou vermelhas que contrastem com o fundo verde.

4. Enfeites luminosos para a escada

Em muitas residências a ligação entre pavimentos ocorre na sala, por meio de uma escada central ou posicionada em algum canto. Se esse é o seu caso, compensa tirar proveito dessa estrutura chamativa para valorizar o ambiente em uma das épocas mais aguardadas do ano.

Uma alternativa bem ousada é destacar partes da escada com recursos de iluminação. Os melhores produtos são o famoso pisca-pisca, a mangueira luminosa ou as fitas de LED. Por serem maleáveis, permitem contornar o corrimão ou o guarda-corpo facilmente. Se quiser deixar o conjunto ainda mais bonito, pendure fotos da família entre as luzes para que fiquem em evidência.

Quem não tem escada em casa também pode aproveitar esse tipo de enfeite. Para isso, basta posicionar os cordões luminosos em outras superfícies, como rodapés, sancas e até partes da parede, formando uma espécie de “cachoeira de luzes”.

5. Árvore de Natal diferenciada

O pinheirinho não precisa ter sempre a mesma cara. Com base nas preferências dos moradores, é possível alterar algumas características desse elemento para deixá-lo mais atrativo. Pessoas que curtem acessórios mais alegres, por exemplo, certamente gostarão de ter uma árvore bem colorida.

O estilo do ambiente também conta muito na definição desse acessório. Se for uma sala minimalista, pode ser uma boa ideia incluir um pinheirinho totalmente branco, sem enfeites contrastantes. O destaque ficará apenas para as luzes do pisca-pisca em meio aos ramos.

Para quem prefere um visual rústico ou despojado, a dica é customizar uma árvore com galhos secos. É só posicionar diversas varetas dentro de um vaso e enfeitá-las com bolinhas natalinas intercaladas com pedaços de algodão.

6. Centro de mesa temático

A mesa de jantar se torna protagonista na noite de Natal, por isso, merece atenção redobrada. É importante pensar em recursos que enfeitem desde o tampo do móvel até as áreas que servirão de apoio para os pratos e copos durante a ceia.

Para começar, invista em uma bela toalha vermelha ou dourada. Sobre ela, adicione um trilho branco de renda ou de crochê. O tom dos sousplats e das louças deve combinar com as cores presentes nesses tecidos — lembre-se da dica das nuances neutras para facilitar esse processo.

No centro da mesa, posicione uma grande bandeja ornamentada. Ela pode conter pinhas, velas, bolas natalinas em diversas cores, flores e outros tipos de adornos. Rosas brancas e vermelhas, com os caules repletos de folhas verdes, também são ótimas opções para embelezar o local das refeições.

São tantas opções que fica difícil escolher apenas uma. Felizmente, nossa lista engloba arranjos que podem ser combinados no mesmo ambiente sem problemas. Então, reflita sobre as possibilidades e defina quais elementos farão parte da sua decoração de Natal para a sala. Assim você pode ter uma ótima experiência com amigos e familiares.

Gostou do nosso conteúdo?Então, compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que as ideias cheguem a outras pessoas!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia