12set

6 dicas práticas de como montar uma mesa posta clássica

6 dicas práticas de como montar uma mesa posta clássica

A mesa posta é uma prática que sempre foi usada por restaurantes, produtores de eventos e buffets. Antes, era vista como uma prática voltada para o público mais rico, mas ela se popularizou nos últimos anos e conquistou milhões de adeptos pelo mundo. E você, sabe como montar uma mesa posta? Convidamos a Kaká da (Kasa com K) para nos auxiliar a trazer as melhores dicas para você aprender como montar uma mesa posta clássica e caprichar no visual.

mesa posta clássica

Mesa Posta por Kasa com K

O que é mesa posta

A mesa posta é muito mais que uma arrumação para a refeição. É uma forma de ofertar momentos inesquecíveis e experiências transformadoras entre as famílias. Ela conecta pessoas.

De uns anos para cá, esse hábito de colocar a mesa para fazer as refeições, vem se tornando cada vez mais valorizado. Pois é o momento onde você reúne a família para se alimentar e ao mesmo tempo, proporcionar momentos de partilha e união.  Ao redor da mesa, conectados olho no olho, podemos estreitar muitos laços de amor e amizade.

família em torno da mesa

Essa técnica é responsável por organizar elementos e itens para deixar a mesa mais bonita. Em cada ocasião, elementos específicos ornam com pratos, talheres e copos. Para o dia ou para a noite, a mesa posta vai deixar o momento mais gostoso. A prática é ideal para receber convidados e já é muito pesquisada no mundo. No Instagram, a hashtag de mesa posta já tem mais de 7 milhões de posts.

Mesa Posta por Kasa com K

Com essa prática cada vez mais em alta, o mercado desse ramo vem se aquecendo mais e mais, trazendo inúmeras formas para se preparar uma mesa bonita e acolhedora. Desde uma mesa posta com elementos básicos, até as mais elaboradas. E você sabe o que é o básico da mesa posta?

Como montar mesa posta para acolher pessoas queridas?

Ela pode ser  básica ou elaborada; temática ou tradicional, contudo existem itens que são indispensáveis para montar a mesa. Louças e talheres, copos e/ou taças, uma roupa de mesa, seja uma toalha, jogos americanos com guardanapos ou outros tipos que o mercado oferece, são necessários para arrumar uma mesa.  E é importante conhecer regrinhas básicas de etiqueta, como posição dos itens para deixar a composição ainda mais acolhedora, trazendo os itens necessários para uma refeição agradável e uma ambientação repleta de estilo.

Mesa Posta por Kasa com K

Mas lembre-se: nada de encher sua mesa com acessórios que não serão usados, pois isso pode até trazer um desconforto ao seu convidado.

As mesas mais elaboradas, para ocasiões temáticas ou mais clássicas, pedem um pouco mais de atenção no preparo. Desde o tema a definir, a escolha dos acessórios, a paleta de cores, bem como a organização dos itens.

Para uma mesa clássica, é necessário observar o cardápio para definir itens como:

  • prato para servir a entrada;
  • prato para a refeição principal;
  • prato para a sobremesa;
  • assim como os talheres e as taças e/ou copos para bebidas.

Sempre lembrando as posições corretas desses itens. Para a roupa de mesa, pode usar toalha ou jogos americanos, sempre com guardanapos de tecidos que, além de sustentáveis, deixam a proposta ainda mais elegante. Para finalizar, arremate com uma decoração com arranjos florais, velas ou outros objetos decorativos.

mesa posta para acompanhar jantar com vinho

Mesa Posta por Kasa com K

Para as mesas temáticas e do dia a dia, a ocasião pede criatividade no momento de organizar. Voltar seu olhar para objetos guardados em casa (que não fazem sua função há algum tempo) traz mais vida para sua mesa. Ou seja, um vaso, um bule, uma sopeira, entre outros objetos, podem compor sua mesa sendo útil para decorá-la com flores.

Em resumo, para organizar a mesa posta não necessitamos de muito, porém entender algumas orientações para prepará-la, se faz necessário. Abaixo, confira alguns itens importantes para compor sua mesa:

mesa posta para lanche da tarde

Mesa Posta por Kasa com K

Itens que não podem faltar na mesa posta clássica

Confira a lista dos principais elementos essenciais para quem quer apostar nessa tendência, a fim de deixar os momentos, ao redor da mesa, mais agradáveis:

  • Toalha de mesa: é clássica e muito usada desde longas datas. Pode vir acompanhada do sousplat;
  • Jogos americanos: podem vir em variados formatos, dos tradicionais retangulares até modelos redondos, ovais, entre outros. Não se faz necessário o uso deles junto com a toalha de mesa. E, também pode ser acompanhado com o sousplat.
  • Sousplat: item imprescindível que tem a função de proteger a roupa de mesa, evitando respingos da refeição. Ele é usado embaixo do prato da refeição principal. No mercado, existem vários modelos desde os de vidros, até propostas oferecidas em tecido ou papel.
  • Guardanapos: podem ser de tecidos ou papel, esse último geralmente usado nas refeições do dia a dia, ou em ocasiões mais informais. Lembrando que os de tecidos também podem ser usados nessas ocasiões e deixam a mesa ainda mais bonita e elegante e podem vir acompanhado dos anéis de guardanapos que dão charme especial a composição.
  • Louças: para não ter erro, prepare o seu enxoval, com um jogo de louça branca. O básico da mesa posta que combina com tudo.
  • Talheres: geralmente usados os de inox no dia a dia ou prata nas ocasiões mais clássicas. Mas o mercado hoje em dia, oferece inúmeras possibilidades pra você dar mais um “up” na mesa.
  • Taças e copos: opte pelos transparentes para iniciar seu enxoval. São coringas assim como a louça branca, combina com tudo.

É importante traçar o objetivo da mesa posta e entender a ocasião para qual a mesa é montada. Assim, fica mais fácil escolher os elementos certos para o evento.

Mesa Posta por Kasa com K

Outros itens para compor a mesa posta

Por fim, uma decoração para finalizar essa montagem, cai bem seja nas mesas mais informais como as mais clássicas. Então, você pode decorar sua mesa desde flores lindas com arranjos bem elaborados, até vasos com verdinhos que você coleciona em casa.

  • arranjos de flores: uma mesa posta sem flores? Pode até ser. Contudo, os arranjos com flores trazem todo um requinte e elegância para o ambiente;
  • velas: também trazem sofisticação para a ocasião. Para algumas refeições, como café da tarde e café da manhã, elas podem ser dispensadas. Entretanto, para um jantar, elas fazem a diferença;
  • itens decorativos: outros itens também podem ornar na mesa posta, principalmente se estiver no tema. Por exemplo, na Páscoa, trazer mini ovos de Páscoa e coelhinhos podem ajudar na decoração da mesa;
  • anel de guardanapo: se tornaram os queridinhos da mesa posta. Os itens podem ser decorados com os temas e deixam o espaço mais harmonioso.

Com esses itens, você pode montar uma mesa posta completa e bem clássica, deixando a ocasião mais agradável. Você pode incrementar a mesa posta com diversas ideias e personalizar os elementos. Vale a criatividade e o tema escolhido.

mesa posta criativa com detalhe em jeans e couro

Mesa Posta por Kasa com K

Passo a passo para uma mesa posta

Algumas dicas podem ajudar você a fazer a montagem e tornar a ambientação esteticamente melhor. Confira o passo a passo para uma mesa posta clássica:

1. Coloque o sousplat

Após decidir o tema e a paleta de cores e colocar o jogo americano (opcional), coloque o sousplat. Ele vai ajudar a demarcar os lugares de cada convidado e vai ser a base para montar o resto da mesa posta. Você pode adaptar em um café da manhã ou da tarde, substituindo o sousplat por um prato raso grande.

2. Colocação dos pratos

Para refeições como almoço e jantar, inicie colocando o prato fundo. Em cima, coloque o prato raso. No caso de café da manhã ou da tarde, é possível colocar o pires e a xícara sobre os pratos.

3. Posicione os talheres

Posicionar os talheres na mesa posta pode ser meio difícil. Afinal, existem vários tipos e tamanhos. Para almoço e jantar, a dica é posicionar a faca e a colher do lado direito e o garfo do lado esquerdo. A colher de sobremesa deve ficar na parte superior.

mesa posta para café da tarde

Mesa Posta por Kasa com K

4. Cada copo em seu lugar

Os copos e taças também devem ser posicionados de forma correta. Devem vir à direita, postados de forma diagonal.

5. Guardanapo

O guardanapo pode ser colocado ao lado do garfo. Contudo, a dica é colocá-lo sobre o prato superior. Use formatos mais elaborados ou prenda-os com o anel de guardanapo. Eles dão um charme maior para a mesa posta.

6. Outros elementos

Os elementos decorativos extras devem entrar ao fim. Escolha os itens e vá compondo o restante da mesa. Lembre-se de deixar espaço livre para que os convidados tenham mais conforto durante as refeições.

O importante para mesa posta, é você saber o real motivo de todo aquele carinho e amor colocado em cada detalhe para receber o seu convidado, seja seus familiares no dia a dia, ou alguém querido que está para chegar.

Pratique mesa posta!!!!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e conferir mais dicas como essas. Estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no YouTube. Se preferir, entre em nosso grupo no Telegram.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO