19jun

6 dicas para montar seu quarto de casal planejado!

6 dicas para montar seu quarto de casal planejado!

Seja por motivos de mudança, seja em razão de reforma, quem já precisou montar um quarto de casal planejado sabe o quanto é difícil encaixar móveis já prontos em um novo espaço.

Isso porque é necessário levar em consideração o tamanho, o estilo de decoração e outras variáveis — e a mobília de tamanho padrão vendida em lojas especializadas nem sempre atende aos requisitos. Nesse caso, investir em móveis planejados é a melhor alternativa para aproveitar ao máximo cada cantinho e garantir um ambiente personalizado e multifuncional.

iluminação no quarto

Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Pensando nisso, selecionamos a seguir 6 dicas e sugestões de móveis para você montar o quarto de casal planejado dos seus sonhos. Continue a leitura e confira!

1. Como montar um quarto de casal planejado?

Pensar em um projeto que utilize móveis planejados para o quarto de casal não é tão complicado quanto parece. Antes de adquirir a mobília, portanto, é preciso considerar alguns pontos. A seguir, confira algumas dicas importantes que ajudarão a tornar esse processo mais simples.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Organize as expectativas do casal

Uma pergunta fundamental a ser respondida é: o que o casal espera do quarto? Antes de pensar nos tipos de móveis e na decoração do ambiente, é preciso haver uma boa dose de conversas para alinhar os desejos e as necessidades dos moradores para o espaço.

iluminação direta

Projeto: Josi Barros Arquiteta – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Filippe

Esse é o momento de analisar a rotina do casal, trocar referências sobre os estilos de móveis e chegar a consensos. Assim, é possível transmitir adequadamente as expectativas ao projetista e garantir um ótimo resultado.

Planeje os custos com a produção sob medida

O valor do investimento em móveis planejados para o quarto de casal varia conforme a área que o cômodo tem, a mobília que será projetada, os materiais que serão utilizados, entre outros fatores.

Na hora de fazer o planejamento financeiro para essa transformação, não deixe de levar em conta que ambientes planejados têm maior durabilidade por conta da qualidade da matéria-prima e pela valorização do seu imóvel.

Considere o tamanho do cômodo

É possível criar soluções de móveis planejados para qualquer ambiente, do mais espaçoso ao mais compacto e, para o quarto de casal planejado, isso é crucial. No entanto, a área disponível é o mais importante no momento de decidir entre uma cama padrão e uma king size, entre um guarda-roupa e um closet e entre um baú e um cabideiro, por exemplo.

Então, procure adequar as preferências do casal ao tamanho do cômodo. Além disso, é fundamental pensar em um layout que favoreça a circulação. De nada adianta planejar o ambiente com muita mobília e não conseguir usufruir do espaço no dia a dia, não é mesmo?

Escolha as cores e as texturas do ambiente

Outra escolha relevante diz respeito ao visual do quarto: quais serão as cores e as texturas predominantes? Para decidir, leve em conta a iluminação do cômodo e a harmonização com o restante da casa.

Uma dica é buscar cores neutras e padrões naturais, pois esses são mais fáceis de agradar a diferentes estilos. Enquanto as tonalidades mais claras ajudam a ampliar cômodos pequenos, as mais escuras colaboram para o adormecer. Você pode deixar para dar um toque de cor a objetos decorativos e tapetes, por exemplo, que são mais fáceis de atualizar de tempos em tempos.

quarto casal neutro ripado cinza

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo

Defina os móveis do quarto de casal planejado

A fase mais importante, sem dúvidas, é a da decisão sobre quais serão os móveis planejados para o quarto de casal. Confira algumas de nossas sugestões para a mobília principal!

Cama para o quarto de casal planejado

Ponto central do ambiente e o principal dos móveis planejados para o quarto de casal, a cama deve ser o primeiro item a ser planejado, especialmente se o cômodo tiver dimensões reduzidas. Nesse caso, uma opção é fazer a base sob medida com gavetões embutidos, aproveitando o espaço para guardar roupas de cama, por exemplo.

quarto de casal planejado com porta de correr

Projeto: Márcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Outra ideia é posicionar um painel na cabeceira com iluminação embutida e criados-mudos suspensos para deixar o visual mais clean. É possível, ainda, projetar armários acima da cabeceira — uma excelente opção para armazenar itens de uso esporádico, como malas — e, assim, otimizar a organização.

Bancada

Incluir no projeto do quarto uma bancada de apoio com espelho garante versatilidade ao cômodo. Isso porque o móvel pode funcionar tanto como uma escrivaninha para home office quanto como uma penteadeira para maquiagem.

quarto casal estilo industrial com bancada

Arquiteto: Hebert Evaristo – Designer: Luiza Fortkamp -Execução: Finger Itapema – Fotógrafa: Daniela Buzzi

Se o espaço for enxuto, a dica é substituir um dos móveis de cabeceira pela bancada e escolher uma luminária que atenda tanto à mesa quanto à cama. Para deixar a superfície livre, aposte em gavetas suspensas.

Closet

O seu quarto de casal planejado dos sonhos inclui um closet? Saiba que não é preciso ter um cômodo separado para ele, pois painéis multiuso podem delimitar muito bem os ambientes. Assim, o espaço pode ficar “escondido” atrás do painel de TV ou da cabeceira e até mesmo na lateral da cama.

quarto casal com porta correr

Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Uma vez definido o espaço do closet, é necessário pensar na organização dos compartimentos para guardar adequadamente todos os pertences do casal e facilitar o acesso aos itens mais usados. Por isso, vale a pena tirar um tempinho para analisar o tipo e a quantidade de peças de cada um para o quarto de casal planejado.

Armário para o quarto de casal planejado

Para um quarto de casal planejado mais funcional, os armários sob medida do chão ao teto são grandes aliados da organização. Dependendo do espaço disponível, as portas podem ser de correr ou de abrir. Em um ambiente menor, a primeira opção é a mais indicada. Já se o cômodo for um pouco maior, pode-se optar pelas portas de abrir — que não atrapalharão a circulação no espaço.

quarto com closet

Arquiteta: Georgia Suassuna – Execução: Finger João Pessoa

Além de adequarem a sua forma ao ambiente do dormitório, os armários planejados são compartimentados de acordo com os tipos de roupa do casal. Se há muitos vestidos longos, os cabideiros podem ser mais altos. Se há muitas gravatas, um suporte especial para elas pode ser incluído — e assim por diante.

Estante para o quarto de casal planejado

Se a parede oposta à cama estiver livre, uma ótima ideia é incluir no seu projeto para o quarto de casal planejado um painel com suporte para TV e nichos para posicionar objetos decorativos, como porta-retratos. Com um pouco mais de profundidade, o móvel pode funcionar como uma estante, com prateleiras e gavetas, ampliando as possibilidades de decoração do cômodo.

quarto casal com painel TV planejado

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados

2. Quais são as tendências para um quarto de casal planejado?

A decoração de um quarto de casal é parte importante para que o cômodo cumpra a sua finalidade e “funcione” da forma correta para quem for desfrutar dele. Assim como para os demais ambientes da casa, existem tendências que você pode utilizar. Confira, a seguir, algumas delas.

Móveis coloridos

Uma das tendências mais em alta atualmente são os móveis planejados para o quarto de casal coloridos. É claro que tudo vai depender do seu estilo e da sensação que você quer que o ambiente como um todo tenha, mas pensar na mobília em outra cor que não seja o branco pode surpreender positivamente.

Caso não tenha a ver com a personalidade do casal ousar com móveis vermelhos ou amarelos, sempre é possível optar pelas cores mais neutras e mais clássicas. Outra opção viável é escolher candy colors, as queridinhas do momento.

Tapetes

Os móveis planejados podem complementar a decoração de um quarto de casal com bastante estilo, mas investir em outros detalhes, como os tapetes, pode deixar o ambiente ainda mais aconchegante e com personalidade.

Sejam eles grandes para acolher todo o espaço em volta da cama, sejam eles menores, no estilo passadeira, para proporcionar conforto ao acordar e não pisar no piso gelado, é sempre bom pensar em tê-los.

Quadros

Assim como os tapetes deixam o quarto do casal mais aconchegante, os quadros ajudam a dar ainda mais personalidade ao espaço como um todo. Para inseri-los, leve em conta o estilo do casal e da decoração.

Esses objetos ficam muito bem quando colocados na parede da cama, logo acima da cabeceira, ou até mesmo em cima de cômodas e aparadores simplesmente encostados na parede em vez de serem pregados nela.

quarto casal industrial

Execução: Mari Perin Lajeado

Aparadores

Os aparadores representam um dos móveis planejados para o quarto de casal bastante utilizados. Como auxiliares para a cômoda ou para o closet, existem diversas formas de usá-los nesse ambiente.

Caso não haja muito espaço, é possível utilizar um no lugar da penteadeira, o que o transformará em um móvel 2 em 1, já que também é possível planejar várias gavetas — e até portas — para armazenar alguns objetos que você não queira deixar à vista.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

3. Como combinar dois ambientes?

Ultimamente, aumenta a necessidade de dividir o quarto em mais de um ambiente para que cada um sirva a um propósito — como uma área de home office e uma para o descanso.

Por esse motivo, é uma boa ideia dividir esses dois espaços para criar mais harmonia no cômodo sem deixar de combiná-los. Confira, a seguir, algumas dicas para conseguir realizar essa tarefa.

Cores

A forma mais simples — e, muitas vezes, mais barata — de delimitar e combinar dois ambientes é pelas cores. Presentes nas paredes, na tonalidade dos móveis ou na decoração, fará toda a diferença no seu espaço usar esse tipo de combinação. Para não errar, uma boa dica é se basear no círculo de cores para escolher as que mais combinam ou procurar por paletas em sites especializados na internet.

quarto casal com home office

Projeto: Larissa Cardoso Arquiteta – Execução: Finger Tirol

Móveis

Assim como as cores, os móveis são capazes de trazer uma sensação de unidade em dois ambientes distintos, mesmo que eles estejam juntos no mesmo cômodo. Quando chegar o momento do projeto em que é preciso escolhê-los, pense em utilizar o mesmo material em mobílias diferentes, assim como o mesmo estilo ou um detalhe — como o mesmo tipo de pés ou de puxadores. Assim, o ambiente ficará muito mais coeso.

Papel de parede

Da mesma maneira que os móveis planejados para o quarto de casal conseguem combinar dois ambientes, o papel de parede também oferece essa possibilidade. Para isso, é só utilizar o mesmo nos dois espaços ou, para não deixar o ambiente tão carregado ou com uma sensação de repetição, você pode optar por instalar modelos que sejam parecidos, que tenham o mesmo padrão com detalhes diferentes ou simplesmente que tenham a mesma cor.

4. Quais são os móveis e itens indispensáveis para o quarto planejado?

São inúmeras as maneiras de montar um quarto de casal planejado. No entanto, diante de tantas opções, pode ficar difícil escolher o estilo de decoração, os móveis, as cores, entre outros detalhes para o cômodo. Ainda existem objetos e itens que não podem faltar para que o quarto planejado fique completo, prático e funcional.

É importante, por exemplo, escolher por uma cama de qualidade, elementos de entretenimento, como televisão, além de um guarda-roupa ou closet que caiba dentro do ambiente. É preciso pensar nos materiais de fabricação, no revestimento da mobília, na iluminação e em móveis que facilitam a organização.

A seguir, confira algumas dicas para otimizar o espaço do quarto planejado, sem que nenhum item seja deixado para trás.

Cama de casal

A cama, mesmo que seja um dos principais itens de um quarto, deve ser escolhida seguindo alguns critérios, como tamanho, qualidade dos materiais, conforto e disposição no ambiente. Ainda é preciso observar outros fatores, como tipos de mola, de espuma, densidade do colchão e presença ou não do pillow top.

decoração de quarto de casal com closet cabeceira tipos cama de casal

Projeto: Finger Brasília
Fotos: Eliezer Souza

A primeira coisa a se fazer é medir o espaço disponível no quarto. É muito importante que tenha uma distância entre a cama e a parede de, no mínimo, 65 cm, mantendo as laterais sempre livres. Ainda há a alternativa de optar por um modelo do tipo que desmonta, tipo cama box ou conjugada.

Mesa de Cabeceira

A mesa de cabeceira é um item que ajuda na organização e também na decoração do quarto, uma vez que serve como apoio para objetos, celulares, livros, copos, documentos, entre outros. Para não errar na escolha do modelo, é igualmente importante avaliar o tamanho do móvel, permitindo que fique um espaço livre entre a cama.

Há inúmeros estilos e designs diferenciados de mesas de cabeceira (criados-mudos) com gavetas, por exemplo. A decoração pode ser complementada com um abajur, porta-retrato e, até mesmo, um jarro de flores. Também há as versões sem gavetas e com espaço vazado, ideais para ambientes mais compactos e para pegar ou deixar objetos com mais facilidade e praticidade.

Televisão

Escolher uma televisão para o quarto planejado é um baita desafio, não é mesmo? Isso porque existem diversas medidas e tamanhos hoje no mercado. Para o cômodo, o ideal é instalar o utensílio de frente para a cama de casal. As medidas variam, de acordo com a altura da cama e das pessoas.

cor-de-parede-para-quarto-de-casal

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Televisões de 28 polegadas, por exemplo, são aconselhadas para quartos médios, e podem ser instaladas de 1 a 2 metros de distância para ter um melhor aproveitamento da imagem e do som. O ideal é que a tela esteja fixada na altura dos olhos dos moradores, evitando dores no corpo ou torcicolos.

Iluminação

A iluminação é outro detalhe que faz toda a diferença no quarto de casal planejado. Antes de tudo, é preciso escolher por lâmpadas com uma temperatura de cor que transmita a sensação de aconchego, tranquilidade e bem-estar. A iluminação precisa ser agradável e funcional para o ambiente, a fim de proporcionar melhores momentos de descanso.

quarto com closet e penteadeira

Projeto: Juliana Duarte – Execução: Finger Maceió – Fotos: Sarah Medeiros

Também há a possibilidade de utilizar luzes diretas e indiretas de diversas formas no quarto. A luz direta garante uma iluminação mais uniforme e suave no local, já a luz indireta destaca lugares específicos do quarto, pois direcionam o foco de forma independente. Outra dica é contar com alguns recursos adicionais, como controle de intensidade de luz, spots, lustres e luminárias.

Banco baú ( ou Recamier)

O banco baú é uma forma simples, versátil e extremamente elegante de decorar o quarto de casal planejado. Por ser uma peça única com diversas funcionalidades, o banco baú tem se tornado uma tendência na decoração, principalmente para quem busca comodidade e mais praticidade no dia a dia.

O móvel possibilita guardar diversos utensílios e objetos, sendo ideal para ganhar espaço sem perder a estética do ambiente. No mercado, é possível encontrar diferentes formatos, cores e preços de banco baú. Assim, fica mais simples dar um renovada no quarto por um custo mais acessível, evitando ter que comprar um móvel ou qualquer outro item decorativo.

Guarda-roupa

O guarda-roupa ou o espaço de closet, é mais do que necessário em um quarto, concorda? No entanto, a mobília pode ocupar muito do cômodo, caso não seja pensada adequadamente. Uma dica é medir qual será o local de fixação com a ajuda de uma trena, tirar fotos e visualizar como o móvel ficaria no local e quanto de espaço seria utilizado.

As marcações ajudam a entender o tamanho exato do guarda-roupa e como o item ficará disposto no ambiente. Há tantos modelos no mercado que é importante detalhar as características, como quantidade de portas, gavetas, tamanho necessário, estilo, entre outros. Dependendo da quantidade de peças necessárias, é interessante apostar em um closet mais amplo para ter mais praticidade na rotina.

5. Como fazer o planejamento dos móveis?

Para fazer o planejamento dos móveis da melhor forma, é necessário que o casal pense junto e se questione o que esperam do quarto. É interessante, por exemplo, identificar os gostos, as necessidades, pesquisar referências e estilos decorativos que agradem ambos. Analisar a rotina do casal também é fundamental para que tudo se torne mais funcional na rotina.

Os móveis planejados se tornam a melhor opção, uma vez que criam várias soluções inteligentes, independentemente se o espaço é mais compacto ou amplo. Para optar pela mobília, é essencial ter as dimensões exatas do cômodo, das paredes, janelas e também dos demais espaços que podem ser utilizados.

Ter esses detalhes ajuda bastante na hora de escolher os móveis para o quarto de casal. Outro fator importante é o design do quarto e a cor predominante do local. Levar em conta a iluminação, a textura das paredes, a harmonização e a combinação com o restante da casa também é imprescindível.

Depois de tanto planejar, será necessário definir os móveis sob medida para o ambiente. Existem diversas possibilidades dentro de cada projeto, além de diferentes estilos, que podem combinar melhor com as preferências do casal, mantendo o dia a dia mais prático, aconchegante e funcional.

dormitorio casal minimalisma com closet origens 2022

6. Como decorar o quarto de casal planejado?

Por ser um ambiente compartilhado por duas pessoas, é fundamental ter equilíbrio e dedicação no momento de decorar o quarto planejado. O primeiro passo é planejar os móveis, como já falamos anteriormente. Após essa etapa, chega a hora de escolher as cores das paredes e dos elementos presentes no cômodo.

Cuidar da limpeza, ventilação e da iluminação também é primordial para que o quarto tenha um clima agradável e aconchegante. É possível investir em espelhos decorativos, tapetes e cortinas diferenciadas para transmitir a personalidade do casal.

Para complementar, vale a pena ainda apostar em almofadas confortáveis que combinem com a roupa de cama e com as cores predominantes do quarto. A ideia é que o local conte com elementos pessoais do casal, permitindo que o ambiente se torne intimista e com a cara dos moradores.

quarto com closet de luxo dormitório planejado

Nesse dormitório, os padrões Decke, Marmor, Freijó e o lançamento padrão GREY, criam um ambiente maravilhoso, aconchegante e acolhedor.

No dia a dia de uma família, funcionalidade é tudo! Para montar o seu quarto de casal planejado da melhor forma, é fundamental pensar em cada detalhe, não é mesmo? Com as nossas dicas, será muito mais simples definir os móveis, as cores, o estilo de decoração, entre outros fatores. Assim, o seu lar será muito mais aconchegante, exclusivo e único, do jeito que você merece.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a Finger Móveis Planejados nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

Quer ajuda para montar o seu quarto de casal dos sonhos? Então, entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções!

Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO