12abr

8 arquitetos famosos que você não pode deixar de conhecer

8 arquitetos famosos que você não pode deixar de conhecer

A arquitetura tem um papel social muito importante e você, talvez, nem se dê conta disso! Quando você está na rua, em um centro urbano, visitando prédios públicos, até mesmo muitos espaços abertos (parques, largos, vales, entre outros), está contemplando o trabalho desses profissionais, que ajudam a definir o visual que vemos nas cidades. Por isso, é bem interessante conhecer quais são os principais arquitetos famosos existentes e que fizeram trabalhos incríveis. Muitos são muito conhecidos (como as obras de Oscar Niemeyer, um dos principais nomes da arquitetura mundial e do Brasil), enquanto outros têm obras incríveis e admiráveis, que podem servir de inspiração para diversos projetos novos, bem como identificar tendências para o futuro dessa área.

Vamos mostrar os 8 nomes mais conhecidos mundialmente e suas principais obras. Continue lendo e saiba mais. Boa leitura!

1. Le Corbousier

Considerado um dos arquitetos e urbanistas mais importantes da história, foi o responsável por propor as bases do movimento moderno de características funcionalistas, no qual tinha a proposta de uma forma arquitetônica que estivesse focada nas necessidades humanas. Suas propostas revolucionaram a cultura arquitetônica no século XX.

Le Corbusier - arquiteto famoso

La Chapelle de Ronchamp – Foto Cemal Eden/ ADAGP/FLC

Foi bastante conhecido pelo seu poder de síntese em seus projetos e, também, como urbanista. Foi um dos primeiros profissionais a compreender a importância de considerar as transformações que os automóveis trariam para as cidades modernas.

Ficou bastante conhecido pelos seus “Unité d’Habitation” (Unidades de Habitação), no qual implementou uma construção modularizada com o objetivo de ser funcional para a população que ali moraria, focando mais nisso do que em ornamentações.

Algumas de suas principais obras são:

  • Unité d’habitation (Marselha);
  • Villa Savoye (próximo a Paris);
  • Maison de la Culture (Firminy);
  • The National Museum of Western Art (Tóquio).

2. Oscar Niemeyer

Você com certeza já ouviu falar em Oscar Niemeyer, considerado um dos arquitetos mais importantes e relevantes dos tempos modernos. Seu estilo único é bem característico, tornando suas obras facilmente reconhecíveis, sendo uma das grandes referências na área.

oscar niemeyer

Palácio da Alvorada. Fonte: Fundação Oscar Niemeyer – Fotos: Michel Moch

Seu trabalho foi tão marcante que ele foi convidado por Juscelino Kubitschek para ser o responsável por projetar Brasília para ser a nova capital do Brasil. Outras obras famosas dele foram:

  • sede da ONU;
  • Pampulha (Belo Horizonte);
  • Museu de Arte Contemporânea de Niterói;
  • Edifício Copan (São Paulo).

3. Frank Lloyd Wright

Considerado um dos grandes nomes da arquitetura moderna, o estadunidense trazia em seus projetos a ideia de que o projeto deve ser sempre pensado de forma individual, de acordo com a sua localização e finalidade. Foi extremamente produtivo, sendo responsáveis por mais de mil projetos, tendo mais de 500 construídos.

Falling Water House. Foto: Divulgação.

Via a arquitetura como “orgânica” e deveria estar em harmonia com ela mesma e com o ambiente em que estivesse localizada. Sua obra era mais focada em projetos residenciais, que o tornou conhecido na área, principalmente pelo seu estilo integrado. Alguns de seus principais projetos são:

  • Praiere Houses (conhecidas por se complementarem a paisagem ao redor);
  • Westcott House (Estados Unidos);
  • Failing Water House (considerada sua obra-prima, por ter sido edificada e integrada ao curso d’água que passava pela propriedade);
  • Museu Guggeneheim (Nova York).

4. Zaha Hadid

A Zaha Hadid foi uma grande arquiteta iraquiana-britânica, vencedora do Prêmio Pritzker, sendo a primeira mulher a receber o prêmio. Seu trabalho é marcado pelo uso de formas contínuas e singulares, com o objetivo de formar contrastes espaciais. Também foi conhecida por seus esboços-pinturas de obras que, infelizmente, não foram construídas.

edificio projetado pela arquiteta famosa Zaha Hadid

Opus de Zaha Hadid Architects – Fotos: Laurian Ghinitoiu

Isso porque se pensava que as suas ideias arrojadas e revolucionárias não poderiam ser colocadas em prática e essa incerteza fez com que seus projetos fossem rejeitados. Suas principais obras foram:

  • Museu MAXXI;
  • Casa de Ópera Guangzhou;
  • Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres;
  • Museu Riverside;
  • Galaxy Soho.

5. Buckminster Fuller

Considerado um visionário, Buckminster Fuller está junto de Frank Lloyd Wright como um dos maiores arquitetos dos Estados Unidos. Sua carreira começa a despontar com o desenvolvimento das cápsulas geodésicas (estruturas em formato esférico que auxilia a compor uma estrutura).

Buckminster Fuller ©POET ARCHITECTURE via Flickr Licença Public Domain Mark 1.0

Ficou conhecido por ser um homem à frente do seu tempo, dialogando com “comunidades alternativas” em busca de antecipar problemas que seriam enfrentados pela humanidade no futuro e que a arquitetura poderia auxiliar a solucionar naquele momento. Sempre priorizou o aumento na qualidade de vida para todos, com menos uso de recursos naturais. Suas principais obras foram:

  • Casa Dymaxion;
  • Domo geométrico (apresentado na Expo 67, em Montreal);
  • Science World (centro de ciências presente em Vancouver);
  • Domos geométricos presentes em diversas obras.

6. Rosa Kliass

Essa brasileira é considerada uma das arquitetas paisagistas mais importantes do Brasil. Formada pela FAU-USP, foi responsável por uma série de projetos de extrema relevância no Brasil, tais como:

  • Parque Zoobotânico Mangal das Garças (Pará);
  • Vale do Anhangabaú (São Paulo);
  • Projeto paisagístico da Avenida Paulista (São Paulo).
parque mangal das garças

Foto: Everaldo Nascimento

Além disso, atualmente, é a responsável pela criação da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, além de escrever livros sobre a área e ser consultora em sua área de atuação.

7. Norman Foster

Considerado um dos grandes nomes ainda vivos da arquitetura, o inglês é reconhecido mundialmente por ter um estilo mais ousado e, também, estar alinhado com as causas ambientais. Foi influenciado por grandes nomes, como Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies e Le Corbusier. Algumas de suas obras mais conhecidas são:

normam foster

Foto Divulgação.

  • Estádio de Wembley (Londres);
  • Prefeitura de Londres;
  • Torre HSBC (Hong Kong);
  • 30 St Mary Axe (sede da Swiss Re, em Londres).

8. Lina Bo Bardi

A arquiteta ítalo-brasileira é um dos grandes nomes da arquitetura brasileira e foi responsável por um dos projetos mais importantes brasileiros: o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Ao chegar no Brasil, no pós-guerra, vislumbra a possibilidade de poder exercer suas ideias para uma arquitetura moderna, com um país com uma formação recente nessa área, com uma formação diferente do pensamento europeu. Também foi responsável pelo projeto do SESC Pompéia, também uma grande referência para a história da arquitetura nacional.

Lina, inclusive, ganhou recentemente, como homenagem póstuma, o Leão de Ouro. Oferecido pela Bienal de Veneza, ele é um dos mais importantes prêmios da arquitetura e é simbólico por ter sido comunicado no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, considerada a raridade do reconhecimento dado a uma mulher arquiteta.

masp museu - arquiteto famoso

MASP – Museu de Arte de São Paulo. Foto Divulgação.

Suas obras mais conhecidas e importantes são:

  • Casa de Vidro (atualmente Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, em São Paulo);
  • Museu de Arte de São Paulo (MASP);
  • SESC Pompeia (São Paulo);
  • Projeto de reforma da Casa do Benin (Bahia).

Diversos arquitetos famosos fizeram história e influenciaram diversas obras que encontramos em nossas cidades atualmente. Conhecer suas histórias é compreender, também, porque vemos alguns visuais em nossos centros urbanos.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que amigos e colegas interessados saibam mais sobre o tema.

 

solicite orcamento moveis planejados personalizados

O SEU LAR É O MELHOR LUGAR DO MUNDO!

SOLICITE O ORÇAMENTO DOS MÓVEIS PLANEJADOS E TRANSFORME O SEU LAR!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia