17out

Infiltração em casa: quais as causas e como resolver esse problema?

escrito por Francieli Kern
Infiltração em casa: quais as causas e como resolver esse problema?

A infiltração em casa é um problema que costuma causar muita dor de cabeça e, inclusive, pode trazer até problemas de saúde (por exemplo, o mofo no ambiente pode ser uma consequência de infiltração). Mas, além disso, ela prejudica a parte estética do seu imóvel, podendo gerar desgaste da pintura, além de desvalorizar sua residência.

E não para por aí. Como a infiltração deixa o cômodo úmido, também pode prejudicar a qualidade dos seus móveis, fazendo com que eles estraguem mais rápido – até mesmo aqueles com alta qualidade, como os móveis planejados.

Mas quais são as principais causas de infiltração? Confira a seguir e veja como resolvê-las.

Quais são as principais causas de infiltração?

Para conseguir resolver o problema, é fundamental que você saiba o que está causando, de fato, a infiltração no espaço. Em alguns casos, quanto mais cedo você identifica a situação, melhor, ou a situação pode piorar e, até mesmo, prejudicar a estrutura do seu imóvel.

Veja a seguir algumas das principais causas que levam ao processo de infiltração em casa.

Laje sem impermeabilização

Se a sua laje não tiver passado pelo processo de impermeabilização adequado, em momentos como chuvas mais intensas, pode acontecer a entrada de água no teto, o que pode comprometer uma parede ou todo o espaço. Isso pode afetar, também, apartamentos, principalmente aqueles que estejam nos últimos andares.

Chuva na parte externa

A entrada de água pode acontecer quando há falta de impermeabilização nas paredes externas, bem como danos estruturais que promovam rachaduras, que funciona como entrada de água no espaço.

mofo infiltração em casa

Problemas no imóvel superior

Outra causa recorrente está ligada com problemas no imóvel superior. Isso é muito comum, por exemplo, em apartamentos ou quando há uma casa acima da sua.

Um vazamento no banheiro do seu vizinho, por exemplo, pode causar infiltração no seu imóvel. Por isso, é importante que você avalie a causa pois, neste caso, a obra passará pelos dois imóveis para solucionar a questão.

Vazamento no encanamento interno

Outro ponto que é uma causa de infiltração em casa são vazamentos em tubulações internas. A partir das manchas de infiltração, é possível encontrar quais são os prováveis pontos de começo e saber em qual ponto intervir para resolver o vazamento. Vale lembrar que, além da infiltração, o vazamento também causa aumento nas suas contas de água.

infiltração

O que fazer para resolver o problema?

Ter proatividade e agilidade para resolver o problema da infiltração em casa é fundamental para preservar não só a estrutura da sua residência, mas também para proteção dos itens internos da sua casa, como móveis.

Mas como resolver a questão? Veja algumas dicas importantes a seguir.

Identifique a origem

Identificar a origem será fundamental para definir a estratégia de reparação. Muitas vezes, atacar o problema errado pode gerar muita despesa e pouca possibilidade de amenizar o problema.

Por exemplo, se o problema da infiltração for na parede externa, será fundamental passar os impermeabilizantes e realizar os reparos necessários para evitar que continue acontecendo. Sem isso, você não conseguirá atacar, de fato, a fonte da questão.

identifique a infiltração

E caso suspeite-se que o problema venha de um vizinho, chame-o para conversar para que possam resolver a questão de forma conjunta. Se você mora em condomínio, chame o zelador para analisar a situação e fazer parte da conversa. Isso porque, dependendo do tipo de obra a ser realizada, é preciso ter aprovação do síndico para isso.

Utilize impermeabilizantes

Os impermeabilizantes serão os seus maiores aliados em boa parte das questões. Por exemplo, se o problema for infiltração pela laje, o uso do produto fará com que a água pare de passar pelo espaço e, assim, proporcionar uma maior vedação.

Essa é uma solução que pode, em alguns casos, não ser o suficiente sozinha. Por exemplo, se a questão for o vazamento de um cano, a água continuará passando e o impermeabilizante poderá não dar vazão a quantidade de líquido passando pelo espaço – além, é claro, de danificar a estrutura do imóvel.

Conte com bons profissionais para a reforma

Seja para realizar a aplicação do impermeabilizante ou para obras mais estruturais (como a manutenção do encanamento que possa estar vazando), é fundamental que você tenha sempre bons profissionais ao seu lado. Eles ajudarão a identificar as causas do problema e realizar os reparos de forma adequada.

Isso vale desde a aplicação do produto a, até mesmo, fazer a pintura após a reforma. E que tal aproveitar para dar aquela mudada no ambiente e renovar a pintura? Como você já fará a reforma, juntar os momentos pode, inclusive, gerar condições especiais para realizar todo o processo ao mesmo tempo.

Quais são os prejuízos que a infiltração pode trazer para sua casa?

Nos primeiros sinais de infiltração, você precisa começar a agir. Ser proativo aqui será o diferencial para evitar a extensão dos danos e, em alguns casos, precisar fazer reformas estruturais mais intensas (e, consequentemente, mais custosas).

Por isso, é importante que você tenha dimensão do estrago que pode ser causado. Alguns dos problemas que você pode ter em sua casa com a infiltração são:

  • problemas na pintura (manchas, bolhas, tinta descascando);
  • soltura do revestimento;
  • prejudicar móveis planejados, prateleiras, estantes (e itens que estejam nesses locais), devido à umidade no local);
  • problemas estruturais que podem colocar a segurança da parede ou do teto em xeque (em alguns casos mais graves, pode até mesmo cair);
  • danos elétricos, caso a água da infiltração atingir a parte elétrica (em alguns casos, pode causar, até mesmo, curto-circuito e óbito, caso atinja alguém);
  • surgimento de bolor e mofo, que pode afetar a saúde dos moradores da casa, entre outros.

A infiltração em casa pode trazer uma série de danos e prejuízos para a estrutura do imóvel e, também, para a saúde e qualidade de vida da sua família. Portanto, cuide dessas questões o quanto antes, para evitar prejuízos, ok?

Caso encontre manchas nas paredes e tetos, sinta umidade nas paredes, veja poças no chão próximo ao local em que há as manchas ou comece a identificar manchas de bolor e mofo, busque auxílio profissional!

Para mais dicas como essa, siga nosso perfil no Facebook e Instagram e acompanhe nossas dicas em seu feed.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia