29out

Dicas de decoração para imóveis com concreto aparente

escrito por Francieli Kern
Dicas de decoração para imóveis com concreto aparente

Qualquer pessoa que já passou muito tempo andando pelas calçadas da cidade pode zombar da ideia de que o concreto é uma tendência tanto no design residencial quanto no comercial. Primeiro, há a cor – cinza e geralmente pouco inspiradora – depois há a percepção onipresente do material de construção como frio. Mas a verdade é que o concreto no décor pode ser uma adição surpreendentemente versátil e elegante em qualquer casa, se você souber como usá-lo.

Quando pensamos em mudar a decoração da nossa casa, uma das primeiras coisas que vem à mente é quais materiais vamos usar, mas o uso do concreto aparente passa despercebido. Por ser um estilo de decoração mais moderna e com uma pegada industrial, o concreto aparente pode ser uma opção muito elegante e versátil para diversos pontos da casa, desde paredes até balcões e estantes.

Pode ser aplicado em tudo, desde bancadas de cozinha e toalete, nas paredes dos quartos e no piso de cerâmica; assim, o concreto no décor transmite uma sensação inesperada de modernismo elegante e simplificado que funciona tanto em casas rústicas quanto minimalistas. Seu tom suave também serve como uma base neutra para infusões coloridas e utilizando texturas de todos os tipos.

É com base nessas possibilidade de se introduzir o concreto num projeto decorativo que, neste texto, tentaremos mostrar algumas ótimas opções para que você possa aderir a este material na reforma de seu apartamento ou de casas em condomínio em Porto Alegre, bem como quais são as dicas para que esteja sempre bem cuidado e com a beleza que esse material pode ter. Acompanhe a seguir!

 

Possibilidades de baixo custo

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, apesar do visual bastante sofisticado e de ser a escolha dos decoradores de alto padrão, o concreto é um dos materiais mais baratos de se usar. A razão para isso é muito simples: o concreto aparente não requer nenhum acabamento, como qualquer outra escolha. Não há necessidade de aplicar gesso e tinta, nem mesmo cuidados extras.

cozinha no estilo industrial móveis pretos

Por este motivo, tem sido a escolha da empresa de construção e renovação, tanto para utilização em novos empreendimentos como na realização de renovações, para dar um novo visual a um imóvel. A única atenção que importa ter é a aplicação de verniz ou outro revestimento indicado para manter o bom estado do material escolhido. Isso se torna especialmente importante quando se fala em uso externo, pois estará exposto ao mau tempo.

 

Estilo versátil e design elegante

O uso de cimento exposto também pode dar à propriedade uma aparência muito elegante, principalmente quando usada ao ar livre, em combinação com plantas e detalhes em madeira. Pode-se dizer, com certeza, que o aproveitamento dos valores materiais e pode aumentar o preço do imóvel em caso de avaliação de um imóvel residencial, pois é um material durável que dificilmente precisará ser trocado.

Além disso, outro benefício importante é que a instalação em pisos, por exemplo, é simples e limpa, ao contrário da maioria das modificações feitas em uma propriedade. Isso porque o concreto já vem pré-selado e pré-polido, reduzindo bastante a sujeira.

 

Há problemas com a temperatura do ambiente?

Em relação à temperatura, existe outro mito sobre o cimento aparente: sai dos ambientes mais frios. Na verdade, o cimento torna o conforto térmico mais adequado e a temperatura ambiente se mantém estável, não necessariamente mais fria. Por tudo isto, é hoje considerado um material indispensável para efetuar uma renovação ou construção, sobretudo pela sua versatilidade, que lhe permite integrar-se em qualquer estilo de decoração de aptos à venda.

 

Em que cômodos e onde se pode usar o concreto?

Se você está totalmente interessado nessa tendência – e mora em uma casa bastante moderna – considere adicionar uma parede de concreto. Em seguida, para adicionar calor, misture texturas quentes como madeiras claras e lençóis macios. Para um visual mais complexo, use uma espátula para fazer camadas em várias cores e texturas.

Com todas as vantagens, se a vontade de mudar o piso do seu quarto ficou cada vez maior e você não pode esperar para usar este material em sua casa, temos algumas dicas para que você possa fazer o melhor uso. Em primeiro lugar, entenda em qual cômodo ou área o material será mais bem utilizado. Pode ser que, se você gasta muito com limpeza de fachadas, fazer um investimento para transformar em concreto aparente pode ser uma boa ideia.

casa industrial

Refresher House – Projeto Studio Menin – Foto: Olhar de Arquiteto

O fato é que, para uso em fachadas, esse material já se consolidou como uma das melhores opções, sendo moderno, prático e durável, além de ser muito benéfico para o bolso e presente em diversas opções.

Quanto ao uso em fachadas, pode-se considerar, a médio e longo prazo, a melhor opção, já que apenas o verniz pode necessitar de manutenção para mantê-lo no estado em que foi colocado. Um dos maiores gastos dos proprietários é com a pintura de fachadas, que precisa ser feita periodicamente, com recorrência anual ou, no máximo, a cada três anos, dependendo da cor escolhida.

Para uso em banheiros, o material tem tudo para ser o substituto ideal para uma bancada de mármore, ou, ainda, uma parede inteira de concreto aparente, que já integra a bancada e o espaço que será a pia.

Além de ser muito agradável esteticamente, o concreto é um material durável e, com a aplicação correta do verniz, também durará em ambientes mais úmidos como o banheiro, sem causar danos à sua estrutura.

 

Outras soluções para seu imóvel

Se houver vontade, também é possível fazer mesas, bancos, estantes, guarda-roupas, todo tipo de elementos a serem agregados ao imóvel de acordo com a necessidade dos moradores, fazendo uso de concreto aparente para garantir um toque mais despojado. Uma opção muito interessante é aproveitar o uso para colunas e, até, para escadas, já que o material atende exatamente a esse tipo de finalidade e será muito estável, além de arrojado.

O uso de concreto aparente no teto, embora seja uma opção inusitada, pode trazer um resultado bastante moderno e inesperado, sendo o complemento ideal para uma cozinha com um estilo mais industrial, que valoriza ainda mais o material.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais! 

Inscreva-se em nosso instagram e fique de olho nas novidades!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia