01ago

Estante com estilo industrial: como usar essa tendência na sua casa?

Estante com estilo industrial: como usar essa tendência na sua casa?

Um móvel que tem aparecido bastante nas decorações é a estante estilo industrial. Versátil, ela pode ser aproveitada não apenas para guardar livros e organizar objetos, mas também tem várias outras funções dentro de um ambiente. E ele está alinhado, justamente, com a tendência de trazer o estilo industrial para as residências.

Projeto: Jully Ribeiro / Execução: Finger Maceió / Fotos: Sarah Medeiros

Esse móvel pode deixar sua casa com um ar ainda mais sofisticado e ser uma ótima opção para quem busca por elegância e um móvel que pode estar bem alinhado com outras decorações que você possa pensar para o ambiente.

Neste post, o arquiteto e designer, André Menin, explica um pouco mais sobre este belo modelo de estante e quais são os cuidados que você deve tomar ao colocá-la na sua casa ou escritório. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quais as características de uma decoração estilo industrial?

Há alguns anos, o design industrial tem sido uma inspiração para quem quer um toque mais urbano nos mais variados ambientes. Composto por muitas estruturas metálicas, fios à mostra, muitos detalhes rústicos e cores sóbrias, este estilo conquista pela facilidade para encontrar objetos decorativos e, é claro, pela beleza das composições.

Outras características deste estilo são:

  • ter ambientes amplos;
  • promover espaços integrados, por exemplo, unindo sala de jantar e sala de estar;
  • valorização das texturas;
  • uso de elementos como concreto, madeira, ferro, aço, couro;
  • iluminação artificial evidenciada, principalmente, com o uso de arandelas retrô.

O que é a estante estilo industrial?

Um tipo de móvel muito utilizado e que faz parte dessa tendência é a estante com estilo industrial. É um objeto que fica bem nos diferentes ambientes e pode ser uma ótima opção para você que está em busca de uma peça coringa para seu cômodo com essa decoração.

As principais características de uma estante estilo industrial são:

  • formada por vários nichos vazados, que formam as prateleiras;
  • é feita com material bem resistente, ou seja, com madeiras que suportam um bom peso em cada prateleira e estrutura de aço;
  • possui um ar minimalista;
  • pode ter presença ou não de gavetas ou espaços fechados em alguns dos nichos;
  • normalmente o aço é de cores escuras (como preto), gerando um contraste com o tom claro da madeira.

Um dos grandes diferenciais da estante estilo industrial é a sua versatilidade em seu uso. A peça pode ser aproveitada não apenas para guardar livros e organizar objetos, mas também tem várias outras funções dentro de um ambiente.

A estrutura metálica tem aparecido em grandes salões de design e arquitetura como um elemento que dá um charme a mais em qualquer projeto e que permite diversas combinações de cores.

Como usar a estante com estilo industrial?

Por ser muito básica e leve, é muito prático colocar uma estante estilo industrial em qualquer ambiente. Um dos principais diferenciais, principalmente quando comparada às chapas de madeira maciça, é que ela deixa o visual menos carregado e conta com diversas funcionalidades.

“A arquitetura também está acompanhando os movimentos econômicos e sociais de evitar exageros, de pensar bem quando vai fazer alguma coisa e fazer bem-feito. Vivemos um momento de refutar o descartável e a estrutura metálica vem com essa proposta de usar menos matéria-prima e resolver as coisas da mesma maneira como se fazia até pouco tempo”, completa André Menin.

SALA

Projeto: Plano B Arquitetura / Conceito Engenharia RJ / Bruno Mendonça – Execução: Sardaux Móveis Oficial / Rafael Sardaux – Fotos : Carol Gomes

Conheça agora algumas possibilidades de uso em diferentes ambientes!

Em diversos estilos

Segundo o arquiteto e designer da Finger, as estantes em cores escuras, como o preto, são as mais fáceis de utilizar em qualquer tipo de projeto por serem mais neutras. É um elemento que, ao longo do tempo, deixou de ser apenas voltado para o estilo mais urbano e se tornou muito mais do que apenas uma moda passageira.

“Essas estruturas começaram com o estilo industrial, mas hoje fazem parte de vários outros. Você pode aplicá-las em um espaço moderno, no minimalismo ou criar possibilidades”, destaca Menin.

Como divisória de espaços

Caso você tenha um cômodo muito grande e gostaria de transformá-lo em dois espaços diferentes, uma ótima opção é usar uma estante com estrutura metálica como divisória. Além disso, espaços integrados são uma das fortes tendências no momento.

“Assim, você acaba permitindo uma certa visibilidade e, ao mesmo tempo, não permite o fluxo direto para o outro lado”, explica o arquiteto e designer da Finger. Para dar um pouco mais de privacidade, coloque alguns nichos de madeira, plantas e acessórios que preencham bem os espaços vazados.

Como despensa de alimentos

Você pode colocar a estante estilo industrial na sua cozinha para armazenar potes e embalagens com alimentos. Eles ficarão mais acessíveis do que em armários fechados ou em um cômodo reservado apenas para isso.

Aposte em recipientes bonitos e com cores variadas para dar um destaque, alterne com alguns livros de culinária e lembre-se de manter tudo sempre bem-organizado! E capriche em plantas que se dão bem na cozinha. Por exemplo, que tal fazer uma mini-hortinha no ambiente?

Substituindo o rack

Uma boa opção é utilizar as estantes metálicas na sua sala para organizar os seus objetos decorativos, telefone fixo, porta-retratos e outros elementos que gostaria de acrescentar. Também é possível colocar a sua televisão para aproveitar ainda mais a versatilidade da estante neste espaço.

industrial - Moodboard by Refresher Trends

Moodboard by Refresher Trends

Como closet nos quartos

As estantes com estilo industrial estão, até mesmo, substituindo os tradicionais guarda-roupas de madeira. A estrutura traz mais modernidade para o quarto e, ainda, faz com que as suas roupas e sapatos fiquem mais visíveis na hora de usar — o que é bem mais prático, não é?

Nas prateleiras mais baixas, você pode utilizar para colocar seus sapatos e, nas superiores, colocar suas roupas dobradas. Fica uma estética bem bonita para o ambiente.

Como decoração de ambiente

Que tal utilizar a estante com estilo industrial para decorar um ambiente? Por exemplo, você pode utilizá-la para minimizar o excesso de espaço sobressalente na sua sala e decore-a com objetos afetivos.

Para quem gosta de viajar, pode ser uma opção para criar o cantinho das lembranças de viagem. Nela, podem ser colocadas fotos, souvenires das viagens, entre outras possibilidades que remetam a essa experiência.

Criar um espaço Urban Jungle

Como as estantes estilo industrial são feitas com material resistente, que tal utilizá-la para criar um ambiente Urban Jungle em uma varanda com menos espaço disponível? Desta forma, você consegue verticalizar e otimizar o espaço e ter um ambiente para deixar suas plantas.

Nas prateleiras mais altas, por exemplo, pode ser interessante colocar plantas pendentes, que gerarão um efeito cascata na estante. Fica bem bonito.

estilo industrial

Mesmo que você não tenha uma varanda, isso pode ser utilizado no ambiente interno da sua casa ou apartamento. Em conjunto com prateleiras e nichos, dá um ar bem bonito e combina bastante com o conceito de Urban Jungle, ajudando a trazer um ar mais rústico para o ambiente.

Como estante

Por ser multifuncional, sempre pensamos no uso da estante de estrutura metálica para diversas finalidades. Pode parecer um pouco óbvio, mas vale lembrar que ela pode simplesmente cumprir o papel a que foi designada inicialmente: ser um belo organizador para seu escritório ou para qualquer outro cômodo que queira utilizá-la.

Conheça a coleção da Finger

Sempre atenta às principais novidades e tendências do mercado, a Finger Móveis Planejados lançou uma coleção de estantes com estilo industrial. São dez modelos diferentes que permitem que você os utilize individualmente ou, até mesmo, em combinações de diferentes peças, personalizado.

São disponibilizados os requadros em estrutura metálica, de quatro lados simples e diferentes alturas e profundidades. “Oferecemos desde estantes com medidas baixas, que servem como pé de um rack de TV, até chegar a uma lateral de uma estante de mais de dois metros”, explica Menin.

Assim como em toda a linha de produtos em madeira, a nossa empresa garante a qualidade da nova linha de estantes em estrutura metálica. Afinal, são mais de 45 anos de experiência e compromisso em oferecer os melhores produtos para a sua casa, escritório ou outros ambientes que deseje transformar.

Trazer para os cômodos um pouco de detalhes mais modernos, com uma estante com estilo industrial, é uma excelente ideia. Além de muito funcionais, essas estruturas ainda são fáceis de encaixar em qualquer decoração. Basta manter os cuidados básicos e escolher os produtos da Finger para ter um belo móvel por muito tempo!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse tipo de mobília? Entre em contato conosco e saiba como adquirir a sua estante da Finger!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia