12jul

O que são os móveis adaptáveis e quando recorrer a eles, afinal?

O que são os móveis adaptáveis e quando recorrer a eles, afinal?

Criar ambientes funcionais tornou-se um grande desafio para arquitetos e designers, e os móveis adaptáveis estão cada vez mais inseridos nesses projetos. Esse tipo de mobília ajuda a economizar espaço e aproveitar ao máximo a funcionalidade de cada item.

Assim, os móveis adaptáveis de qualidade fazem a diferença para espaços pequenos e que exigem projetos criativos. Mas você sabe o que são essas mobílias? Conheça um pouco mais sobre os itens que tornam o ambiente mais funcional e trazem diversos benefícios.

O que são móveis adaptáveis?

Os móveis adaptáveis são aqueles que foram planejados e projetados para cumprirem funções específicas e bem definidas. São mobílias ajustadas para que as tarefas do dia a dia tornem-se mais fáceis e simples.

Além disso, os adaptados, como também são chamados, são móveis que auxiliam pessoas com dificuldade de mobilidade e restrições. Eles podem tornar a rotina mais fácil, cumprindo suas funções de forma otimizada.

De maneira geral, um móvel adaptável é perfeito para ambientes pequenos, espaços nos quais há reduzida capacidade de movimentação. Ideal também para quem tem apartamentos pequenos com crianças, pois o espaço que sobra poderá servir como local de brincadeira.

dormitorio infantil

Projeto: Muda Arquitetos – Execução: Finger Casa Forte

Alguns exemplos de móveis adaptáveis são camas reversíveis que se tornam um sofá durante o dia. A cama baú também pode ser considerada um móvel funcional, por economizar espaço e servir de local de descanso.

Ainda falando sobre a adaptação para pessoas com deficiência, os móveis planejados podem ser muito úteis. Uma cama mais baixa, de fácil acesso, para pessoas com baixa estatura ou dificuldade de locomoção é ideal.

Projeto: Cacau Carneiro Araújo – Execução: Finger Casa Forte

 

Mas não é só o clichê que pode tornar um móvel adaptável, é preciso pensar além. Móveis com comandos automatizados podem ser responsáveis por tornar a rotina mais simples e fácil.

Cortinas que abrem e fecham com um comando, painéis de TV que também fazem essa função e outros itens, como lâmpadas inteligentes e geladeiras conectadas, são exemplos de itens mais sofisticados para o seu ambiente funcional.

casa multi funcional

Assim, pode-se dizer que o sinônimo de móveis adaptáveis é versatilidade. Uma casa planejada com móveis multifuncionais e versáteis é uma casa mais confortável e com uma rotina mais leve.

Vantagens dos móveis adaptáveis

Dessa maneira, os móveis adaptáveis trazem diversos benefícios e vantagens para quem decide apostar nesse tipo de projeto. Confira algumas dessas vantagens:

  • otimização e economia de espaço;
  • versatilidade;
  • praticidade;
  • redução de gastos;
  • adaptabilidade a diversos tipos de rotina;
  • design moderno;
  • integração de ambientes.

Apostar em um ambiente multifuncional, com mobília adaptada é uma ótima forma de ter uma rotina mais prática e um espaço mais otimizado.

Mas praticidade não significa perder a beleza do item. Os móveis adaptáveis podem trazer um design sofisticado, como o design industrial, que está em alta para ambientes de alto padrão.

dormitório infantil com textura ripado

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

Além disso, a qualidade dos itens devem ser prioridade na hora da escolha, afinal, para cumprir a sua função de forma perfeita, a qualidade deve estar em primeiro lugar.

Para isso, na Finger, você encontra as melhores soluções em design de interiores e poderá montar o seu ambiente multifuncional e adaptado às suas necessidades sem perder a elegância e a qualidade!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.