12jul

O que são os móveis adaptáveis e quando recorrer a eles, afinal?

escrito por Francieli Kern
O que são os móveis adaptáveis e quando recorrer a eles, afinal?

Criar ambientes funcionais tornou-se um grande desafio para arquitetos e designers, e os móveis adaptáveis estão cada vez mais inseridos nesses projetos.

Esse tipo de mobília ajuda a economizar espaço e a aproveitar ao máximo a funcionalidade de cada item. Assim, os móveis adaptáveis de qualidade fazem a diferença para espaços pequenos e que exigem projetos criativos.

Home office - móveis para estudo - móveis adaptáveis

Projeto: Dani Bonatto – Execução: Atrativa Finger – Foto: Arquite Foto e Júlio Gomes Filho

Mas você sabe o que são essas mobílias? Conheça um pouco mais sobre os itens que tornam o ambiente mais funcional e trazem diversos benefícios.

O QUE SÃO MÓVEIS ADAPTÁVEIS?

Os móveis adaptáveis são aqueles que foram planejados e projetados para cumprirem funções específicas e bem definidas. São mobílias ajustadas para que as tarefas do dia a dia tornem-se mais fáceis e simples.

Além disso, os adaptados, como também são chamados, são móveis que auxiliam pessoas com dificuldade de mobilidade e restrições. Eles podem tornar a rotina mais fácil, cumprindo suas funções de forma otimizada.

De maneira geral, um móvel adaptável é perfeito para ambientes pequenos e espaços nos quais há reduzida capacidade de movimentação. Ideal também para quem tem apartamentos pequenos com crianças, pois o espaço que sobra poderá servir como local de brincadeira.

Alguns exemplos de móveis adaptáveis são camas reversíveis que se tornam um sofá durante o dia. A cama-baú também pode ser considerada um móvel funcional, por economizar espaço e servir de local de descanso.

Exemplos de móveis adaptáveis

Ainda falando sobre a adaptação para pessoas com deficiência, os móveis planejados podem ser muito úteis. Uma cama mais baixa, de fácil acesso, para pessoas com baixa estatura, usuárias de cadeira de rodas e/ou com outra dificuldade de locomoção é ideal.

Projeto: Cacau Carneiro Araújo – Execução: Finger Casa Forte

Mas não é só o clichê que pode tornar um móvel adaptável, é preciso pensar além. Móveis com comandos automatizados podem ser responsáveis por tornar a rotina mais simples e fácil.

Cortinas que abrem e fecham com um comando, painéis de TV que também fazem essa função e outros itens, como lâmpadas inteligentes e geladeiras conectadas, são exemplos de itens mais sofisticados para o seu ambiente funcional.

Assim, pode-se dizer que o sinônimo de móveis adaptáveis é versatilidade. Uma casa planejada com móveis multifuncionais e versáteis é uma casa mais confortável e com uma rotina mais leve.

casa multi funcional

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE ADAPTÁVEL?

O valor de um ambiente adaptável reside na capacidade de atender às necessidades variáveis dos ocupantes ao longo do tempo, além de entregar funcionalidade, conforto e bem-estar. Nesse contexto, os móveis desempenham um papel fundamental, pois são componentes essenciais na criação de ambientes adaptáveis.

Na prática, os móveis modulares e multifuncionais oferecem flexibilidade, permitindo ajustes conforme as demandas do momento. Além disso, a adaptação do mobiliário pode ser vital em espaços reduzidos, otimizando o uso do espaço disponível.

Sendo assim, os móveis planejados e ajustáveis garantem que cada centímetro seja aproveitado de maneira eficiente, criando ambientes que se adequam tanto às necessidades práticas quanto estéticas.

QUAIS AS VANTAGENS DOS MÓVEIS ADAPTÁVEIS?

Os móveis adaptáveis trazem diversos benefícios e vantagens para quem decide apostar nesse tipo de projeto.

OTIMIZAÇÃO E ECONOMIA DE ESPAÇO

Os móveis adaptáveis são projetados para maximizar a utilização do espaço disponível. Dessa maneira, conseguimos soluções inteligentes de armazenamento e organização.

Isso é benéfico em ambientes compactos, contribuindo para a otimização do espaço. Como exemplo, podemos citar um sofá com armazenamento embutido para guardar cobertores, travesseiros ou objetos diversos.

dormitório infantil com textura ripado

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

VERSATILIDADE

Os móveis podem ser reconfigurados de diferentes maneiras para atender às necessidades específicas do momento. Seja para criar mais espaço livre, acomodar atividades diversas ou se adaptar a mudanças na disposição do ambiente.

Por exemplo, uma mesa extensível pode tanto acomodar pequenos jantares do dia a dia quanto ser expandida para ocasiões especiais.

PRATICIDADE

Os móveis permitem uma adaptação rápida a diferentes situações, facilitando a execução de tarefas cotidianas. Por exemplo, as estantes modulares que podem ser reorganizadas para se adequar a diferentes disposições de livros, decorações ou transformadas em uma mesa de trabalho temporária.

REDUÇÃO DE GASTOS

A durabilidade e a capacidade de reconfiguração dos móveis minimizam a necessidade de substituição frequente, resultando em economia financeira.

Ao investir, por exemplo, em uma cama que pode se transformar em um sofá durante o dia, se obtém funcionalidade dupla e elimina a necessidade de comprar um sofá adicional.

ADAPTABILIDADE

Seja para criar um ambiente de trabalho em casa, um espaço de lazer ou um local de descanso, a adaptabilidade dos móveis permite uma transição suave entre diferentes atividades.

Para exemplificar, um sistema de prateleiras móveis na cozinha pode ser ajustado em tempo real para acomodar diferentes utensílios, conforme as necessidades do cozinheiro.

Cores 2024 - móveis adaptáveis

Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Boa Viagem – Foto: Henrique Ph

MODERNIDADE

A estética contemporânea não apenas atende às demandas práticas, mas também contribui para a criação de ambientes atraentes. Para ilustrar, os móveis de escritório com design moderno incorporam elementos ergonômicos e tecnológicos, além de oferecerem flexibilidade na organização do espaço de trabalho.

INTEGRAÇÃO

Como dito, móveis adaptáveis são projetados para integrar diferentes áreas de um ambiente. Isso promove a coesão visual entre espaços, criando uma sensação de unidade e harmonia.

Uma estante vazada entre a sala de estar e a de jantar permite a visualização e a passagem de luz. Ao mesmo tempo, define e conecta ambos os ambientes de forma elegante.

O QUE LEVAR EM CONTA NO MOMENTO DE ESCOLHER OS MÓVEIS PLANEJADOS?

É fundamental ter um olhar atento e uma reflexão cuidadosa no momento da escolha dos móveis planejados. O que analisar? Entre os fatores, destacamos:

cozinha minimalista - móveis adaptáveis

Projeto: Jéssica Dalla Corte – Execução: Master Plus Home Decor – Foto: Lucas Valêncio

  • dimensões: escolha móveis com dimensões ajustáveis para se adequar a espaços variáveis, permitindo flexibilidade na disposição e otimização do ambiente;
  • materiais: priorize materiais resistentes e duráveis, garantindo a longevidade dos móveis mesmo diante de reconfigurações frequentes;
  • funcionalidade: opte por móveis que desempenhem funções diversas, como mesas extensíveis e camas com gavetas ou prateleiras móveis, maximizando a utilidade de cada peça;
  • personalização: opte por opções de personalização, como escolha de cores, texturas e detalhes, para que os móveis atendam às preferências individuais e se encaixem na estética desejada.

Apostar em um ambiente multifuncional, com mobília adaptada é uma ótima forma de ter uma rotina mais prática e um espaço mais otimizado.

Mas praticidade não significa perder a beleza do item. Os móveis adaptáveis podem trazer um design sofisticado, como o design industrial, que está em alta para ambientes de alto padrão.

Além disso, a qualidade dos itens devem ser prioridade na hora da escolha, afinal, para cumprir a sua função de forma perfeita, a qualidade deve estar em primeiro lugar.

Na Finger, você encontra as melhores soluções em design de interiores e poderá montar o seu ambiente multifuncional e adaptado às suas necessidades sem perder a elegância e a qualidade!

Solicite um orçamento

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que são móveis adaptáveis e como escolher os que se encaixam às suas necessidades? Fique por dentro das novidades publicadas pela Finger: curta nossa página no Facebook.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia