24abr

O que são recursos renováveis e qual a importância na loja de móveis?

O que são recursos renováveis e qual a importância na loja de móveis?

Recursos renováveis são aqueles que podem se regenerar em um curto período de tempo, depois de explorados, permitindo sua utilização contínua. A madeira é um exemplo de recurso renovável, usado na fabricação de móveis.

uso de madeiras provenientes de reflorestamento

No entanto, é preciso ter cuidado com a exploração excessiva, pois pode causar alterações no ecossistema e na biodiversidade. Dessa forma, uma loja de móveis precisa considerar os impactos de tais recursos em suas atividades.

Empresas de credibilidade, a exemplo da Finger, utilizam somente madeiras de reflorestamento. Com isso, adota-se uma postura de respeito ambiental também ajuda a reduzir os custos de produção e contribui para o desenvolvimento social e econômico da região onde atua.

finger - fabrica sustentavel - energias limpas2

Quer aprender mais sobre a relação entre o uso desses recursos e o papel de uma loja de móveis de credibilidade, como a Finger? Continue acompanhando a seguir!

Quais são os recursos renováveis e suas classificações?

Conforme explicamos inicialmente, os recursos renováveis são aqueles que podem se regenerar naturalmente ou com a intervenção humana, após serem utilizados nas atividades industriais. Eles são considerados fontes de energia limpas, pois não deixam resíduos poluentes na natureza, sendo a água, o sol, o vento, as florestas, os animais e a biomassa. Esses recursos podem ser classificados em 4 grupos:

1. Recursos biológicos: são os recursos vegetais e animais presentes no globo terrestre, por exemplo as florestas. São utilizados na alimentação, vestuário, medicina, construção e outros fins;

reflorestamento - sustentabilidade - recursos renováveis

2. Recursos hídricos: são os recursos provenientes da água dos rios, lagos, oceanos e lençóis freáticos. São utilizados na geração de energia hidrelétrica, na irrigação da agricultura e no abastecimento humano e animal;

Recursos renováveis

3. Recursos solares: são os recursos derivados da luz e do calor do sol. São utilizados na geração de energia solar fotovoltaica e térmica, na secagem de alimentos e roupas e no aquecimento de água;

 

recursos renováveis

Foto: Pexels

4. Recursos eólicos: são os recursos originados da força dos ventos. São utilizados na geração de energia eólica e na navegação marítima.

Recursos renováveis

Foto: Pexels

O uso dos recursos renováveis deve ser feito de forma consciente e sustentável para evitar o seu esgotamento ou a sua degradação. Além disso, sua utilização contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa que causam o aquecimento global.

Qual a importância dos recursos renováveis no contexto da loja de móveis?

Inseridos na realidade de uma loja de móveis, os recursos renováveis assumem um grande papel, pois ajudam na contribuição da sustentabilidade ambiental, econômica e social dos empreendimentos.

Conforme citamos mais acima, a madeira é um recurso renovável usado na construção civil, na fabricação de móveis e na decoração de ambientes. Desse modo, ela pode ser obtida de forma responsável, respeitando o ciclo de crescimento das árvores e evitando o desmatamento.

sustentabilidade

Outro recurso renovável que pode ser aproveitado na loja de móveis é a energia solar, captada por painéis fotovoltaicos e usada para iluminar e aquecer os ambientes. A energia solar é uma fonte limpa, inesgotável e econômica. Além disso, a água é um recurso renovável essencial para a vida e para as atividades humanas, que pode ser reutilizada e tratada para reduzir o consumo e o desperdício.

Portanto, tais medidas beneficiam tanto a empresa, quanto os consumidores e a comunidade ao seu redor, pois implicam no aumento da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, reduz os custos operacionais e contribui para a preservação do meio ambiente — ponto central de um negócio sustentável.

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Arquite Foto Julinho GF

Como a Finger utiliza os recursos renováveis para manter a sustentabilidade do negócio?

Um dos compromissos da Finger é com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente. Por isso, utilizamos, há mais de 6 anos, energia elétrica proveniente apenas de fontes renováveis, limpas e que não prejudicam a natureza, comprovado pelo Certificado de Energia Renovável, recebido em 2022.

finger - fabrica sustentavel - energias limpas2

Além disso, utilizamos madeiras de reflorestamento na fabricação de nossos móveis, como iniciativa para combater o desmatamento.

Descarte correto de resíduos

Outro fator indispensável da Finger, como fábrica de móveis sustentável, é a destinação correta dos resíduos gerados nas etapas de produção. Cada setor da indústria é equipado com um sistema de exaustão, que encaminham os resíduos para containers externos, a fim de serem reaproveitados e descartados corretamente.

fábrica finger sustentável

Contudo, quando falamos de sustentabilidade, isso não se restringe à natureza, mas engloba toda a comunidade local na qual atuamos. Alimentamos o comércio local, garantindo que as pessoas envolvidas em nossa rotina possam crescer financeiramente. Isso demonstra nossa preocupação social.

Bem-estar coletivo

Todas essas questões estão alinhadas com o conceito de bem-estar coletivo. Ao adotar essas medidas, a Finger promove mais saúde, segurança e qualidade de vida para seus funcionários e, especialmente, seus clientes. Quando ocorrem fenômenos climáticos, a exemplo de enchentes, afeta a sociedade no geral, não é mesmo?

Então, se cada empreendimento agir de modo sustentável, visando a redução dos impactos ambientais, contribuem para o bem-estar coletivo. Dessa forma, também trabalhamos para incentivar outras empresas do ramo para atuar dentro dos parâmetros de sustentabilidade.

Assim, se você busca peças fabricadas em respeito ao meio ambiente, somos o parceiro ideal para concretizar o seu projeto. Nossa produção de móveis verdes entregam máxima qualidade, além de design diferenciado para surpreender cada cliente.

projeto de móveis planejados

Projeto: Arquiteta Fatina Rahall – Execução: Finger Foz – Cliente: Tarabain Sanaa

Neste artigo, vimos que os recursos renováveis são aqueles que podem se regenerar em um curto período de tempo após serem utilizados, como a madeira. Em uma loja de móveis como a Finger, que se preocupa com o meio ambiente e a qualidade dos seus produtos, utilizar recursos do tipo é uma forma de contribuir para a preservação dos ecossistemas e reduzir o impacto ambiental da atividade.

Além disso, usar tais recursos gera benefícios econômicos e sociais para a fábrica, como economia de energia, valorização da marca e fidelização dos clientes. Portanto, assumir uma postura sustentável é fundamental para qualquer loja de móveis que busca aliar alta performance e liderança no mercado.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou deste conteúdo? Então, nos acompanhe nas redes sociais, descubra mais sobre nosso trabalho e veja tudo o que podemos oferecer para você!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia