06fev

Suíte master: o que é e como decorar com alto padrão?

escrito por Francieli Kern
Suíte master: o que é e como decorar com alto padrão?

A suíte master é um cômodo presente em muitos imóveis de alto padrão e é o sonho de muitas pessoas ter um ambiente deste caso para proporcionar bem-estar e sensação de satisfação nos seus momentos de descanso. Mas qual a diferença dela para outros tipos de suíte?

decoracao-de-quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

E, além disso, como é possível decorar uma suíte master para proporcionar a elegância que esse cômodo oferece? Veja mais a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é a suíte?

Um cômodo pode ser chamado de suíte quando ele funciona como um cômodo integrado entre quarto e banheiro, proporcionando maior comodidade para o morador.

suite master planejada com closet e camarim

Projeto: Arquiteta Mércia Marinho – Execução: Finger Maceió – Foto: Rogério Maranhão

Esse banheiro é de acesso exclusivo apenas pelo quarto, o que garante uma maior privacidade, não sendo acessada, normalmente, por outros moradores ou por visitantes.

Como a suíte master se diferencia de outros tipos de suíte?

Você ainda poderá encontrar outros tipos de suíte: a padrão ou a demi-suíte. Elas são o mesmo que a suíte master? Não.

decoração de quarto de casal com closet cabeceira tipos cama de casal

Projeto: Finger Brasília
Fotos: Eliezer Souza

Se você tem dúvidas se o seu cômodo se enquadra como master ou se é um dos outros tipos, veja a seguir as principais características de cada uma delas para saber como diferenciá-las.

Suíte master

A suíte master é encontrada principalmente em imóveis de alto padrão. Nesse caso, muitas vezes, há até mesmo mais de uma suíte por imóvel, mas uma delas é considerada a mais privilegiada: a suíte master.

Ela tende a ter um espaço maior em comparação com os demais tipos, tanto no ambiente destinado. Mas não para por aí. Ela costuma ter ainda uma infraestrutura diferenciada em comparação os demais cômodos do local.

Suíte de luxo com Closet e home office

Projeto: Arquiteto Matheus Sohne

Algumas das principais que são encontradas na suíte master são:

  • chuveiros e cubas duplas;
  • banheira;
  • área para closet;
closet de luxo walk in closet móveis planejados

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

  • lareira;
  • varanda privativa, entre outras possibilidades.

Suíte padrão

A suíte padrão é a integração entre quarto e banheiro, o que garante maior privacidade e conforto para o morador. Afinal, por ter um banheiro privativo, há menos chances, por exemplo, de ter aquele estresse de manhã, quando mais pessoas precisam utilizar o mesmo espaço.

suite master

Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

As suítes comuns tendem a ser espaçosas sim, mas com um tamanho menor do que a Master, por exemplo. O tamanho poderá variar de acordo com o projeto estabelecido.

Demi-suíte

A demi-suíte é, também, o conjunto integrado entre banheiro e quarto mas, neste caso, o banheiro costuma atender a dois quartos diferentes. Ele separa os dois cômodos e só pode ser acessado por meio dos quartos, garantindo ainda assim a sua privacidade.

decoracao-de-quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Na demi-suíte ainda é possível ter alguns benefícios a mais do que as suítes comuns, como cubas e toalheiros duplos e armários maiores, já que eles precisarão atender as demandas de pessoas de dois quartos.

Como decorar sua suíte master com luxo e sofisticação?

Identificou que você possui uma suíte master? Então você tem um cômodo de alto padrão em sua casa ou apartamento! E por isso, é muito importante contar com uma decoração impecável, que deixará seu espaço com maior luxo e sofisticação.

quarto casal neutro ripado cinza

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo

Confira algumas dicas a seguir que ajudarão você nesse momento.

Defina o estilo

Em primeiro lugar, é muito importante escolher o melhor estilo para o seu cômodo. Essa escolha ajudará a definir a decoração tanto do quarto quanto do banheiro.

Por exemplo, você pode escolher um estilo escandinavo, que remete a um visual elegante e fica bonito tanto para o quarto quanto para o banheiro. Neste caso, você vai contar com peças com design em linhas retas, simples e que priorizem mais a funcionalidade (o que vale para ambos os cômodos), além de ter cores mais sóbrias e uma iluminação mais natural.

quarto casal com porta correr - suite master

Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Escolha estilos que remetam à alta sofisticação de um cômodo tão importante para sua casa. Você encontra ótimas opções neste artigo com 11 estilos de decoração. Veja e escolha o que combina mais com seu espaço.

Aposte em itens de alto padrão

Se estamos falando de um cômodo elegante e sofisticado, a decoração precisa estar alinhada com essa perspectiva. Por isso, conte com itens de decoração de alto padrão e que tenham o design alinhado com a sua escolha, como peças assinadas por designers ou arquitetos de renome.

organizar melhor o closet

Escolha uma boa cama

E, claro, não pode faltar uma cama compatível com a sofisticação do seu quarto, não é mesmo? Principalmente por ser um cômodo maior, é preciso ter uma cama compatível, para não dar um ar de vazio para o ambiente.

cor-de-parede-para-quarto-de-casal - suíte master com camarim e closet

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Uma cama menor, além de prejudicar o conforto do casal, pode prejudicar a percepção do espaço. Uma das melhores opções, portanto, é contar com uma cama king size.

Atualmente é o maior modelo disponível no mercado, com dimensões de 193 x 203cm. Ou seja, será muito confortável para seu quarto, além de aumentar a sensação de sofisticação do seu ambiente.

decoracao-de-quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Capriche no projeto de iluminação

A iluminação é coringa para proporcionar sensação de conforto e, também, destacar os pontos importantes que reflitam a decoração alto padrão do seu cômodo. Uma das fortes tendências são os painéis de LED, que podem ser aplicados em forros de gesso rebaixado e dar destaque a pontos estratégicos do seu quarto (por exemplo, iluminando o local em que a cama está).

decoracao-de-quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Outro ponto interessante é conciliar o projeto de iluminação com a decoração do quarto. Por exemplo, você pode trazer luminárias no estilo escolhido anteriormente, deixando o local mais charmoso e com uma iluminação direta estrategicamente posicionada.

Quarto com closet monocromático

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

Outra tendência é a possibilidade de uso das lâmpadas inteligentes. Com elas, você tem um maior controle tanto da intensidade quanto da temperatura e proporcionar maior conforto. Por exemplo, é possível gerar uma meia luz com temperatura mais quente, dando um ar mais intimista.

Priorize o conforto

A suíte master não pode ser só sofisticada, mas também deve ser confortável. Afinal, esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas contam com este tipo de cômodo: para além do luxo, é possível também ter um maior espaço, que tornará o dia a dia mais confortável.

Por exemplo, uma suíte master permite criar um closet, que poderá ser um grande aliado para a organização do dia a dia. Ou, ainda, o banheiro pode permitir a instalação de uma jacuzzi, proporcionando banhos relaxantes após dias difíceis.

closet organizado - suíte master com closet

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Por isso, para além de deixar o espaço bonito, é importante cuidar para que ele seja confortável. Alguns pontos a serem considerados são:

  • priorize o equilíbrio na hora de decorar, para não sobrecarregar o ambiente (mesmo que escolha estilos que possuem tendência mais over);
  • conte com móveis de qualidade, que vão ajudar no seu dia a dia;
  • crie um planejamento de iluminação que considere potencializar a luz natural durante o dia.

Conte com os móveis planejados

Os móveis planejados poderão ser grandes aliados para explorar todo o potencial da sua suíte master. Por exemplo, é possível criar um closet feito especialmente para atender suas necessidades, dentro do estilo escolhido e, também, contando com todo o potencial do ambiente.

banheiro de luxo suite master com camarim

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Isso vale, também, para o espaço do banheiro, com armários personalizados para o projeto escolhido e com materiais de qualidade para um ambiente que precisa deste tipo de atenção, para que durem diante da umidade da região.

Com isso, é possível criar um espaço que seja, realmente, a cara dos moradores que ficarão na suíte master e trazer toda a elegância e sofisticação que um cômodo de alto padrão merece.

decoracao-de-quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

A suíte master é um dos cômodos mais importantes da residência. Deixá-lo com a sua cara com um projeto especial é fundamental para proporcionar maior conforto e bem-estar no local. Para isso, conte com a Finger!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

E aproveite e conheça as 5 vantagens de contar com móveis planejados para o quarto e saiba mais sobre o assunto.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia