Finger Móveis Planejados

Aproveitando os espaços: 8 dicas para decoração embaixo da escada

Decoração Embaixo da Escada

Já parou para pensar que uma característica comum aos melhores projetos é o bom aproveitamento dos espaços? Esse é um cuidado que valoriza os ambientes e gera propostas bastante inusitadas, como a decoração embaixo da escada.

Isso mesmo! Se você deixar a imaginação fluir, vai perceber que os vãos sob os degraus podem ser usados de inúmeras maneiras. Aliás, não faltam dicas e referências visuais sobre o assunto, tanto que preparamos um post exclusivo para inspirar os nossos leitores.

Cliente: Adriana Cattani – Execução e projeto: Finger Cascavel – Foto: Gabriela Dal Ponte e Guilherme Vieira

Que tal saber mais? Veja agora 8 ideias para preencher o espaço vazio das escadas!

1. Transformar em espaço de leitura

Essa é uma opção incrível se você precisa de um cantinho aconchegante para folhear livros, revistas e outros materiais. Considerando que a maioria das escadas fica nas salas de estar, você já aproveita o momento da leitura para ficar perto de outras pessoas que estiverem utilizando a área social da casa.

Não é preciso muito para compor um espaço assim, viu? Basta um pufe ou uma poltrona confortável, uma boa fonte de luz e um suporte para apoiar os seus livros favoritos. Nesse caso, a decoração embaixo da escada pode ficar por conta de um tapete e de quadros que remetam à literatura, como citações de personagens ou frases especiais.

2. Instalar móveis para compor um escritório

Outra forma de aproveitar o vão da escada é ocupar toda a área com uma estrutura de home office. Como se trata de um espaço que tem tamanho limitado e um formato bem diferente, com uma diagonal cortando o ambiente, vale a pena investir em móveis planejados para deixar tudo do jeito que você imagina.

Com uma mesa compacta, uma cadeira confortável e algumas prateleiras, já é possível organizar um pequeno escritório para a família desenvolver suas atividades de trabalho. Se há pessoas em fase escolar, na faculdade ou em rotina de preparação para concursos, o local também pode funcionar como espaço de estudos.

3. Usar plantas na decoração embaixo da escada

Quem curte flores e folhagens pode fazer o cultivo em vasos sob os degraus. Inclusive, dá até para acompanhar o desenho da escada enfileirando plantas de diferentes tamanhos, da menor para a maior, até preencher todo o espaço livre. Se você gosta de algo mais elaborado, pode até investir em um canteiro interno para fazer o plantio.

Com um jardim no vão da estrutura, sua casa certamente terá um visual diferenciado. Agora, para os verdadeiros apaixonados por plantas, a dica é fixar floreiras e cachepôs na parede da escada ou suspender esses recipientes na base dos degraus. Dessa forma, todo o espaço ficará preenchido com o colorido do reino vegetal.

4. Criar um cantinho exclusivo para os pets

Se você tem gatos, cachorros ou outro animal doméstico, que tal destinar o espaço vazio aos pertences dos bichanos? Recipientes de comida e de água, casinhas, tapetinhos e até caixas com brinquedos podem ficar organizados no local para fazer parte da decoração embaixo da escada.

Projeto: Arquiteto Luis Renato Machado – Execução: Edy Planejados

Caso não goste da mistura de cores com tantos elementos para pets, pegue algumas caixas organizadoras com tamanho suficiente para guardar os objetos menores quando não estiverem em uso. Depois, é só empilhar e deixar reservado sob os degraus, facilitando o acesso durante as brincadeiras dos animais.

Projeto: Finger Santa Cruz do Capibaribe
Fotos: Helga Vieira

5. Montar um bar, adega ou área de café

Mais uma ideia valiosa é tirar do papel aquele espaço diferenciado para servir alimentos e bebidas nos eventos em família ou com os amigos. Se você sempre desejou ter um lugar exclusivo para montar um bar, uma adega ou uma área de café.

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Production

Uma dica é dispor um balcão ou carrinho de chá sob a escada para armazenar garrafas, bandejas e louças usadas nas refeições ou preparo dos drinks. A mobília planejada também surge como grande aliada, já que possibilita a adequação de cada detalhe das peças ao layout disponível.

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Production

6. Instalar nichos, prateleiras ou armários

Essas peças são excelentes aliadas para aproveitar melhor o espaço vertical, seja para expor acessórios e ornamentos, seja para ganhar área de armazenagem. Portanto, se falta lugar para guardar algum pertence na sua casa, que tal considerar a ocupação do vão sob os degraus?

Projeto e execução: Finger Mari Perin – Foto: Renan Costantin

Os nichos, as prateleiras e os armários podem ser confeccionados em diversos tamanhos e formatos, o que amplia as possibilidades para personalizar o projeto. Não é à toa que todos estão entre os elementos favoritos para conceber ambientes multifuncionais, de modo a otimizar o uso das superfícies.

7. Criar um refúgio de memórias

A decoração embaixo da escada também pode trazer registros importantes do cotidiano familiar, desde festas e encontros especiais até viagens e conquistas realizadas ao longo dos anos. Para isso, a ideia é exibir fotos e objetos que representem boas memórias, na forma de imagens penduradas na parede ou apoiadas sobre um aparador.

Projeto: Giovana Lumertz – Execução: Finger Canoas

Quer mais sugestões de itens? Então, além de porta-retratos, aproveite para expor troféus, certificados, presentes recebidos de outras pessoas e lembrancinhas adquiridas em passeios. É uma forma de valorizar as experiências importantes e garantir que, vez ou outra, todos se lembrem das épocas agradáveis.

8. Iluminar pontos específicos

Para quem curte um espaço personalizado com luzes, a dica é apostar em diferentes luminárias para destacar partes dos degraus, a parede sob o vão da escada ou até mesmo o piso. Tem desde as lanternas que podem ser apoiadas diretamente no chão até as arandelas e os pendentes, que ficam presos a uma altura considerável.

Caso não queira trabalhar com grandes volumes, você pode investir nos cordões de luzes, nas mangueiras ou nas fitas de LED. São recursos compactos e facilmente dobráveis, por isso, conseguem cobrir e contornar diferentes superfícies. O resultado? Mais luz e brilho à composição.

E aí, será que despertamos o interesse em aplicar a sua ideia favorita nos próximos dias? Deu para ver que a decoração embaixo da escada permite bastante criatividade e também pode ser adaptada a outros tipos de ambientes, incluindo os projetos comerciais e corporativos.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para deixar a sua opinião ou inserir mais dicas nos comentários.

Sair da versão mobile