Boas confirmações de outras feiras europeias do início deste ano estiveram presentes nesta edição da iSaloni. A madeira natural foi um dos principais focos, ressaltando o viés de conexão com a natureza, proveniente de indústrias cada dia mais responsáveis em termos de ecologia. Esse é um belo exemplo que precisa ser repetido no Brasil.
Esse ano a Moroso, com seu mobiliário ultra descolado, podendo ser considerado um mix entre o que há de mais contemporâneo com toques retrô cheios de personalidade, demonstrou a sua identidade como forma de reivindicar a arte dos tecidos e dos trabalhos manuais dentro das residências. Possuir uma mobília deles é como atestar que o design da sua residência é autêntico sem perder o charme e a capacidade de inovar. É um luxo!
Dentre os estilos que apareceram com mais força, o retrô esteve bombando. Inúmeros expositores exploraram as tendências dos anos 50, trazendo cores e formas que lembram muito essa década fantástica.
A respeito das tendências mais fortes, é impossível não falar do design escandinavo, que trouxe as formas essenciais da cultura nórdica (madeira clara + tons ultra claros). Realmente, mais que uma moda passageira, dessa vez, a pegada escandinava veio para ficar. E é fácil de entender as razões disso: design limpo, aparência aconchegante e moderação nas formas geométricas. Tudo o que torna uma simples mobília em uma verdadeira peça de arte, hoje nem tão rara, mas tão importante quanto.
Seguindo o que os nórdicos nos ensinam constantemente, o conceito Hygge, proveniente dos cafés dinamarqueses, esteve presente como grande conceito geral: crie um design confortável e convidativo para momentos de lazer e esteja na crista dessa onda de conforto tão desejada pelos consumidores mundo afora.
O Hygge, diferente de muitas tendências que cuidam apenas da aparência, vem para desconstruir a forma como pensávamos na casa. Um estilo de vida que é refletido em conceitos estéticos, mas que busca acima de tudo o conforto e o aconchego.
Falando em acabamentos, os metais reinaram. De todas as formas, robustos ou elegantes, estiveram presentes em inúmeros exemplares do design contemporâneo. Com acabamentos nem tão rústicos quanto em outras edições da iSaloni, em 2017, o refinamento dessa tendência vem revestido com acabamentos mais elegantes e com toque agradável.
Essa edição também contou com a xLux-indústria dedicada ao luxo atemporal, apresentado de uma forma contemporânea, agradando aqueles que gostam do estilo mais clássico sem abrir mão do atual.
Com um novo formato, os pavilhões 2 e 4 apresentam o nome Clássico: Tradizione nel futuro. Com um layout mais homogêneo, levam o visitante a um ambiente baseado em valores como riqueza, conhecimento, habilidade e maestria na hora de fazer objetos clássicos.
E, para aqueles que queriam ver as novidades da iluminação, tivemos a Euroluce, que está em sua 29º edição, oferecendo o que há de melhor no mercado luminotécnico, tanto industrial quanto residencial. Apresentou também soluções de automação, mostrando uma atenção especial com a economia de energia, sustentabilidade e poluição luminosa.
O Workplace 3.0 está em sua 18º edição. Sua proposta principal é buscar inovação dedicada ao design e à tecnologia para espaços de trabalho. Com soluções focadas nas mudanças do mundo e na nova forma de trabalhar, apresenta soluções para escritórios de todos os tipos, promovendo uma reflexão sobre como trabalharemos no futuro, possibilitando a escolha entre home office e coworking.
Como sempre, muitas tendências puderam ser destacadas e, entre elas, está a forma como os animais de estimação têm se tornado integrantes da família. Assim, merecendo objetos com design exclusivo para eles, arquitetos e designers estão propondo móveis e soluções para as pessoas que dividem o lar com seus companheiros de quatropatas.
Outra discussão levantada durante a feira foi o surgimento de novos modelos de habitação, com base na partilha e cooperação, que inicialmente surgiram como uma forma de diminuir despesas, mas agora tomam forma com a necessidade de mudanças sociais e culturais, que estão redefinindo estilos de vida contemporâneos.
Essa necessidade está ligada à vontade que temos de fazer parte de um grupo e, podendo escolher este grupo, optamos por um onde possamos nos apoiar e crescer de acordo com nossas características particulares.
Fonte: Refresher