18maio

SPÄTLZE. É MACARRÃO. É DA ALEMANHA

SPÄTLZE. É MACARRÃO. É DA ALEMANHA

Spätlze é a delícia de macarrão caseiro típico do sul da Alemanha. Com uma história controversa em relação à origem do seu nome – uma com o espírito alemão e outra “importada” – continua sendo uma opção saborosa para reunir amigos e familiares ao redor da boa mesa.

Em relação ao nome, uma vertente afirma que é derivada da palavra Spezzato, que significa em italiano cortado em pedaços.

A corrente mais nacionalista afirma que o nome se dá em remota época, muito antes de existir na Alemanha o utensílio apropriado para cortar a  massa (Spätzle Brett).  A dona de casa formava pequenos pedaços de massa com a mão e colocava-os na água fervente. O formato desta massa feita com a mão era associado ao pássaro pardal, “Spatz”, por isso “Spätzle”, pardalzinho.

Essa massa também é encontrada na Áustria, Hungria e Norte da Itália. A receita é basicamente feita com farinha de trigo, ovos e água. Uma delícia acompanhada com molho de manteiga e cebolinha picada. Confira essa receita e aventure-se pela boa culinária alemã.

Guten Appetit

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de farinha de trigo

3 ovos médios

pimenta e sal à gosto

1 colher de sopa de azeite

1 pitada de noz-moscada (opcional) ou 1/2 colher de chá de açafrão (opcional)

3/4 xícara de água em temperatura ambiente

MODO DE PREPARO DO SPÄTLZE

Em um recipiente grande peneire a farinha, no centro adicione os ovos, a pimenta, o sal, a noz-moscada/açafrão e o azeite. Vá adicionando a água aos poucos e batendo manualmente com a ajuda de um batedor de claras até a massa ficar homogênea e lisa. O spaetzle deve ficar com uma consistência mole mesmo, de forma que escorra (pingue) sobre os furos da escumadeira/peneira/spaetzlehobel – como é chamado o modelador em Alemão.

Sobre uma panela grande com água fervendo e um fio de óleo apoie a ferramenta que irá utilizar para modelar os spaetzles. Faça com que a massa passe por esses furos e caia na água fervendo, formando gotas.

Quando começarem a boiar, tire-os da água com uma escumadeira, coloque-os sobre um escorredor, despeje água fria em abundância para interromper o cozimento e acomode-os em uma forma refratária. Repita esse procedimento até cozinhar toda a massa.

Tradicionalmente é servido com um molho de manteiga aquecida e cebolinha picada, mas o molho pode variar tanto quanto qualquer tipo de massa… pode também saltear com manteiga depois de escorrido, levar ao forno para gratinar, etc.

  DICAS:

O açafrão dá uma coloração amarelada, tirando o visual desbotado do prato.

No preparo da massa é possível substituir a água por cerveja (do jeitinho alemão), ou por leite, embora esta opção faça o spaetzle desmanchar mais que o normal.

Uma outra vertente da receita é elaborada somente com ovos e farinha, na proporção de 1 ovo por pessoa.

Sem um modelador apropriado, chamado de spätzler maker (ou spaetzlehobel) outras opções – improvisadas – seriam um ralador plano, com ralo grosso, um espremedor de batatas, ou mesmo uma escumadeira grande, empurrando a massa sobre os furos com as costas de uma colher. Esta última foi a minha ferramenta e funciona bem.

  Receita de karen.cordova
SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia