Quer uma atmosfera mais acolhedora em sua casa? Sente que falta uma pitada de conforto ou um toque de personalidade? Se as respostas foram afirmativas, chegou a hora de aprender sobre ambiente aconchegante e suas principais características.
É claro que vamos orientar você nessa jornada decorativa. Por isso, preparamos várias dicas relacionadas a paletas de cores, luzes, materiais e outros recursos para transformar os espaços. O melhor de tudo é que as soluções podem ser adaptadas para diversos cômodos, viu?
Fique com a gente e conheça as 5 melhores dicas para começar!
1. Prefira cores neutras e terrosas
O primeiro passo é pensar nos tons de base das principais superfícies da sua casa, como pisos e paredes. Para essas áreas, prefira cores neutras como branco, cinza, bege e marrom. As paletas terrosas também são excelentes apostas porque remetem a materiais que promovem conforto visual (tipo a areia e a argila).
Também observe o aspecto dos recursos que você encontra na natureza. Diferentes tipos de madeira e até mesmo as rochas são bons guias para escolher as cores dos ambientes. Você vai ver que muitos desses elementos combinam tons suaves com nuances quentes (como laranja, amarelo e vermelho).
2. Tire proveito da iluminação indireta
Essa solução é perfeita para criar jogos de luz e sombra, compondo uma atmosfera intimista e agradável. Ela funciona muito bem nas áreas dedicadas ao descanso ou relaxamento, como as salas de estar e os dormitórios. A boa notícia é que existem vários tipos de luminárias para você usar.
Quem nunca deixou o quarto iluminado apenas com um bom e velho abajur em vez da luz centralizada no teto? Essa técnica de clarear somente parte do recinto torna o clima mais aconchegante, principalmente quando as lâmpadas emitem tons amarelados.
3. Inspire-se com a decoração sensorial
Uma forma simples de tornar um ambiente aconchegante é trabalhar com itens que despertem diferentes sentidos. Quando se trata de reforma decorativa, é normal que nosso foco fique na parte visual do projeto. Mas existem várias maneiras de explorar outras sensações.
Já pensou, por exemplo, em incluir uma fonte ou sino dos ventos em algum recinto? Os barulhos (da água e do vento) podem ser tranquilizadores e deixar seus dias mais agradáveis. O mesmo vale para as essências que podem ser aproveitadas a partir de incensos, velas aromáticas, difusores e sachês perfumados.
4. Utilize elementos naturais
Considere levar mais daquilo que é natural para dentro de casa. Você certamente já se sentiu melhor após passar um tempo perto do verde, ouvindo o barulho do vento ou contemplando belas paisagens, certo? Então, use essas referências como inspiração para compor ambientes aconchegantes.
Se você pensou em plantas, saiba que elas estão presentes em muitas propostas de design de interiores porque deixam qualquer cômodo atrativo e se adaptam a diferentes estilos. Para além das flores e folhagens, procure inserir mais peças de madeira, bambu, palha e cerâmica por toda a casa.
5. Varie as texturas e os volumes
Ainda brincando com a questão dos sentidos, é importante que você proporcione conforto em diversos aspectos. Os tecidos ganham destaque nesse sentido porque cobrem materiais frios e superfícies rígidas. Assim, na forma de almofadas, tapetes e cortinas, eles deixam tudo agradável ao toque.
Agregar texturas e volumes com peças macias também ajuda a preencher o espaço, tornando-o mais acolhedor para as pessoas. É a famosa sensação de querer se acomodar no sofá para ver um filme ou aproveitar o cantinho mais bonito da varanda para ler um livro.
E aí, gostou das sugestões para compor um ambiente aconchegante? Os móveis planejados podem ser seus aliados nessa mudança justamente por conta da personalização. Isso significa que você consegue definir desde o estilo até os ornamentos das peças.
Se este artigo ajudou de alguma forma, compartilhe-o nas suas redes sociais!