Os ambientes integrados estão cada vez mais sendo utilizados nas residências. Essa é uma tendência que surgiu nos anos 1970, mas que, com a necessidade de tornar os ambientes ainda mais confortáveis, volta com tudo nos últimos anos!
Isso permite trazer um ar mais despojado, moderno e acolhedor para as residências e, inclusive, pode ser uma forma de potencializar espaços para quem mora em apartamentos pequenos, por exemplo. Mas não se limita apenas a essa condição: todos podem ter uma série de benefícios com o uso dos ambientes integrados!
Conheça os ambientes integrados
Novos tempos. Novos padrões de construções. O espaço agora virou sinônimo de luxo. Aproveitar cada centímetro do ambiente é um desafio instigante e envolvente. Pois uni-los passa ser uma opção inteligente, pois amplia espaços e aproxima as pessoas. Aqui surge a ideia de ambiente integrado.
No campo da arquitetura, unir ambientes é uma especialidade dos bons arquitetos. Hoje não há mais necessidade de esconder a cozinha da sala de jantar ou estar. Juntas, cozinha, sala de jantar ou estar dão uma dimensão maior acolhendo e dando forma a uma área social aconchegante e confortável.
Outro ponto importante a ser observado e que tornando esse ambiente mais amplo, se obtém também um ganho na iluminação, pois além da luz natural permear melhor por toda a área, se obtém economia na hora de instalar as lâmpadas, afinal o projeto poderá unificar a instalação criando uma linha única, pensando em cada parte do ambiente integrado. Lembre-se: um bom projeto de iluminação faz toda a diferença.
Outro ponto a ser observado vai além das questões estéticas, os ambientes integrados são super modernos e funcionais.
Para dar certo o segredo é harmonizar cores e estilos, para que se promova um diálogo entre os ambientes. Cores bem escolhidas trazem o equilíbrio necessário a esta proposta. Por exemplo, cores claras nas paredes e nos móveis aumentam ainda mais a sensação de amplitude aos ambientes conjugados; usar espelhos e móveis planejados também são formas inteligentes de promover essa união.
Conheça 14 dicas para ambientes integrados
Vamos trazer 14 dicas para ter ambientes integrados em casa e tornar seus ambientes ainda mais sofisticados e bonitos! Boa leitura.
Dicas para integração de sala de estar e varanda
Vamos começar com algumas dicas interessantes de integração entre sala de estar e varanda. Vejamos a seguir.
1. Invista em vasos de plantas para fazer a transição. Como muitas delas dependem da iluminação direta presente na varanda, pode tornar essa separação um charme a mais;
2. Luminárias de chão também são uma opção.
Dicas para integração de cozinha e sala de jantar
Em muitas residências temos a separação entre cozinha e sala de jantar. Algumas dicas para criar um ambiente integrado neste caso são:
3. Realizar pinturas diferentes entre os ambientes pode demarcar a separação;
4. Se você fica com receio de que a produção na cozinha possa causar problemas, utilize uma coifa.
Dicas de integração para quarto e escritório
Com a adesão do home office, principalmente durante a pandemia, tem sido utilizado muito a integração entre quarto e escritório. Veja algumas dicas a seguir.
5. Utilize uma estante com prateleiras para simbolizar a divisão. Você pode trazer elementos de conforto para o lado que estiver próximo ao quarto e armazenar livros e itens de escritório para o outro lado. Fica bastante sofisticado;
6. Tapetes também são bastante utilizados na transição entre os cômodos.
Dicas de integração para sala de estar e cozinha
A integração entre sala de estar e cozinha é ótima para quem vai receber visitas para um jantar e deseja aproveitar para continuar interagindo com os presentes. Algumas dicas são:
7. Uma bancada de cozinha americana pode realizar a transição entre os ambientes;
8. Sofás e poltronas podem ser utilizados;
9. Um aparador também deixa um efeito bem bacana nessa divisão.
Dicas de integração para sala de estar e de jantar
Outro ambiente que também fica bem bacana de realizar a integração é entre sala de estar e jantar. Algumas dicas para isso são:
10. Utilize as cores a seu favor para delimitar espaços;
11. Um aparador poderá fazer um trabalho bem bacana para a separação dos ambientes integrados;
12. Ainda dentro da linha anterior, você pode transformar esse espaço em um “cantinho do café”, dando um charme bem legal aos ambientes;
13. Utilize elementos de decoração, como vasos e luminárias;
14. Uma estante também pode funcionar bem como divisória entre os ambientes.
E uma das formas de conseguir trazer a integração de ambientes para sua casa é por meio do uso de estantes como divisória de ambientes. Com isso, você consegue demarcar os espaços sem perder a fluidez, além de ficar esteticamente bonito!
Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre o tema e veja como utilizá-la em seus ambientes integrados!