- 18.10.2021
- Ambientes
- Arquitetura
- Cozinha
- Decoração
- Dicas Finger
Por que a decoração para sala de jogos se tornou um desejo contemporâneo? Aqui vai a resposta: segundo a 12ª edição da Pesquisa Game Brasil 2025, 82,8% dos brasileiros afirmam jogar games digitais, o que tem feito muitas pessoas começarem a arrumar um cantinho especial dentro de casa ou do próprio quarto para se dedicar à imersão e performance dos jogos.
Hoje vamos ver os estilos de decoração para sala de jogos residencial que podem inspirar o seu projeto, e ainda mostrar como você pode descobrir o seu próprio estilo.
Mais do que um espaço físico, a sala gamer representa um ambiente pensado para proporcionar imersão no universo dos jogos eletrônicos. Integrada à sala de estar ou adaptada a partir de um dormitório, ela reúne móveis, decoração, paleta de cores e tecnologia para traduzir a essência do entretenimento digital.
Sempre que falamos em decoração para sala de jogos, é importante reconhecer que o conceito vai variar muito de pessoa, a depender do estilo de vida e da atmosfera que o jogador espera viver nesse espaço.
Projeto e Execução: @sardauxmoveisoficial | Foto: @nicolasarkoza
Jogadores com perfil mais discreto e pragmático, podem se identificar no estilo minimalista com linhas retas e cores neutras. Já os mais ousados e criativos podem preferir um estilo mais temático e vibrante, que explore universos fantásticos e cores intensas.
Além desses, existem outros estilos para decorar uma casa com sala de jogos, que podem ser adaptados para refletir diferentes personalidades. No caso do estilo industrial, por exemplo, o uso de materiais brutos e iluminação pontual é valorizado por jogadores mais urbanos e noturnos.
Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production
O estilo futurista, por sua vez, é escolhido por jogadores apaixonados por alta tecnologia e que buscam inspiração em ficção científica. O estilo retrô, por sua vez, é uma preferência para jogadores que gostam de resgatar elementos clássicos do universo gamer e que trazem memórias afetivas.
Ao embarcar em um projeto envolvendo uma sala gamer, é importante que os arquitetos, designers, pais ou até mesmo os próprios jogadores se atentem a preferências estéticas e necessidades funcionais do ambiente.
Se esse equilíbrio for negligenciado na concepção do projeto, há grandes chances de o resultado final perder autenticidade. Nesse caso, será necessário reformular a proposta para que ela traduza com precisão a experiência que o usuário deseja viver no ambiente.
Nesse caso, como descobrir qual o estilo que melhor se encaixa na proposta do gamer? Veja algumas dicas:
Cada pessoa carrega referências únicas. Estas podem vir de filmes, séries, universos de jogos, estilos musicais ou até mesmo memórias afetivas.
Identificar se o jogador tem uma inclinação para ambientes futuristas (como das franquias Star Trek ou Star Wars, por exemplo), minimalistas ou cheios de cores e elementos decorativos. Com essas informações, é possível decorar a sala gamer de forma que realmente dialogue com a sua essência.
Se o jogador deseja um ambiente futurista, pode ser interessante que o design da sala gamer venha a valorizar a iluminação de LED, mobiliário com linhas geométricas e acabamentos metálicos. Porém, se o perfil seja adepto do estilo retrô, o foco deve estar em acabamentos amadeirados, objetos decorativos vintage e quadros temáticos.
Alguns jogadores priorizam a imersão total e desejam uma atmosfera quase cinematográfica. Entretanto, outros podem preferir um ambiente mais versátil, que permita também trabalhar, estudar ou receber amigos para sessões de jogos coletivos.
Ter esse propósito claro desde o começo permite que o projeto se desenvolva com base em uma experiência autêntica: aquela que o jogador realmente quer vivenciar.
Se o usuário desejar uma imersão total, pense que a iluminação deve ser controlada para aumentar o conforto. Para espaços de uso misto, a melhor escolha é um mobiliário modular e funcional. Esse tipo de mobília oferece flexibilidade sem comprometer a estética ou o desempenho.
O modo como o gamer utiliza o ambiente também influencia diretamente no layout e no estilo.
Em espaços voltados ao uso individual, soluções intimistas fazem toda a diferença — como uma cadeira gamer ergonômica, painéis acústicos e iluminação suave — sempre com foco no conforto e na concentração.
Por outro lado, se a sala de jogos também servirá para reunir amigos em torneios ou maratonas, um projeto que favorece interação e flexibilidade é interessante. Utilize sofás modulares, várias estações de jogo e móveis planejados que garantem ergonomia e acessibilidade.
Um cômodo amplo oferece mais liberdade para ousar em mobiliário, iluminação e divisórias criativas. Enquanto isso, áreas compactas irão exigir soluções inteligentes que otimizam cada metro quadrado.
Projeto: LAM Arquitetura de Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos: Henry.Fot.Br
Observar a planta, o posicionamento das janelas, a incidência de luz natural e os pontos de energia também é importante para que você possa definir o que é possível executar sem comprometer o conforto do jogador.
A Finger tem como essência a criação de ambientes exclusivos, onde funcionalidade, estética e personalidade se encontram em perfeita harmonia. E quando o assunto são salas gamer, esse compromisso ganha uma nova dimensão.
Execução Atrativa – Finger Concórdia – Foto Júlio Gomes Filho
Nossos projetos sob medida valorizam cada elemento do espaço, combinando design inteligente e atenção minuciosa aos detalhes para oferecer aos jogadores uma experiência verdadeiramente imersiva, confortável e personalizada.
Visite um showroom Finger em sua região ou solicite sua proposta online. O primeiro passo para sua sala gamer perfeita começa aqui.