15jun

Mindfulness: conecta a sua produtividade ao propósito da sua empresa

Mindfulness: conecta a sua produtividade ao propósito da sua empresa

Você deseja ter mais produtividade no trabalho? E ainda diminuir o estresse do dia a dia? Uma técnica de meditação chamada mindfulness vem sendo uma aliada dos empreendedores nesse sentido, pois pode proporcionar mais concentração, bem-estar, intuição, tranquilidade e equilíbrio emocional e físico para viver as pressões da rotina. Mas, afinal, você sabe o que é mindfulness? É sobre esse conceito que vamos falar agora!

E o melhor de tudo: qualquer um pode praticar e, desmistificando a meditação, não exige que você esteja em posição de lótus, ou seja, permite que seja exercida em qualquer lugar.

Ficou interessado e quer saber mais sobre esse conceito e conhecer os seus principais benefícios? Então continue acompanhando e confira! Boa leitura!

O que é mindfulness?

De forma bem resumida, podemos dizer que trata-se de um conjunto de técnicas que trabalham a mente, ajudando na concentração no momento presente. Com uma finalidade bem simples, mas nem sempre muito fácil, tal prática tem como objetivo despertar a consciência do momento presente, incluindo emoções e sentimentos, de forma que o passado e o futuro deixem de ser o centro.

Então, traduzindo o conceito de mindfulness, pode-se dizer que conecta você no presente, ou seja, desenvolvendo atenção plena. Pensando na vida de um empresário, onde cada detalhe é fundamental para o negócio, então, quanto mais presente e disposto, mais eficaz e eficiente tende a ser o resultado.

Logo, é o modo de viver intensamente todos os fatos que ocorrem no dia de hoje. Isso pode acontecer sentindo as roupas do corpo, pela percepção da própria respiração, do ambiente à sua volta ou até notando a presença do outro. A técnica é muito relevante porque as distrações do dia a dia acabam privando as pessoas da consciência do presente.

Para enfrentar isso, propõe exercícios nos quais se possa aprender a concentrar a atenção no agora, em ações como se alimentar, trabalhar, viajar ou estar com entes queridos. Com as técnicas e os exercícios de concentração, a atenção plena possibilita que as pessoas estejam mais focadas na rotina diária.

São diferentes técnicas que têm como propósito aumentar o foco e acalmar a mente. É o momento de fechar os olhos, ficar numa posição confortável e buscar na respiração uma âncora para atenção plena.

Ou, ainda, outro exercício é prestar atenção nos pensamentos. São 15, 20 minutos ou o tempo que estiver disponível que garante um dia de trabalho mais prolífero, além de melhorar o relacionamento com as pessoas à sua volta. Se até mesmo Steve Jobs meditava, eis o momento de repensar a importância disso. Apenas três palavras: foco, foco e foco.

Por que você precisa dessa técnica?

mindfulness

Os desafios do dia a dia, com uma rotina agitada e diversas responsabilidades, podem comprometer a memória, o foco e até mesmo a sua saúde mental. Com essa prática, você vai saber se desconectar de temas que não estão relacionados com o que está fazendo. Sem contar que, ao se desligar de outros assuntos que não são importantes para o momento, você vai manter a sua mente livre e, claro, vai aumentar a sua criatividade.

Essa técnica é considerada uma atividade que pode fazer parte do dia a dia dos profissionais de qualquer área, a fim de combater o estresse e de auxiliar na tomada de decisões. Em especial, é muito relevante para os profissionais que ocupam cargos de liderança.

Além disso, a capacidade de relaxar a mente e o corpo pode ser fundamental no momento de conciliar os conflitos internos. Então, é importante saber que quanto mais desenvolvida for a capacidade de ter o controle sobre as atitudes e de pensar de forma consciente, melhor vai ser a performance enquanto profissional.

Dessa forma, não importa o seu estilo de vida ou a sua profissão: o mindfulness pode ser um grande aliado para garantir um estado bem maior de consciência.

Quais são os benefícios do mindfulness?

Entre os diversos benefícios do mindfulness, podemos destacar alguns:

  • possibilidade de lidar melhor com situações de estresse no dia a dia e principalmente no trabalho;
  • tratamento para alívio da dor;
  • melhorar a memória e o desempenho nas funções diárias;
  • mais energia no dia a dia;
  • tratamento eficaz para a insônia;
  • corpo e mente relaxados;
  • desenvolvimento de mudanças cerebrais positivas;
  • melhor gerenciamento das emoções e vivência plena;
  • desenvolvimento da autoaceitação e da autoestima;
  • alcance do bem-estar pleno.

Ainda é recente a chegada do mindfulness no Brasil, mas já está construindo muitos adeptos no mundo corporativo por ter muitos benefícios à saúde. Estar atento aos pensamentos, ao corpo e às emoções traz autoconhecimento e percepção de quem somos. E o fato de sabermos mais sobre as próprias habilidades, pode libertar o potencial que, muitas vezes, está no modo silencioso. É como se agora você pudesse dizer que está consciente e no volante da sua vida e de quem você é.

Agora que você já sabe o que é mindfulness, já deve ter percebido que ele vem para agregar mais autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida à vida das pessoas, contribuindo significativamente para afastar importantes males, tanto mentais quanto físicos.

E aí, gostou do texto? Então aproveite e assine a nossa newsletter para que você possa acompanhar as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.