Verão 2018: calçados ganham personalidade e DNA próprio

17O conforto e a praticidade são duas qualidades indispensáveis hoje no momento de projetar um novo sapato. Considerado uma das peças mais queridas entre as mulheres, o calçado é um item dos tempos das cavernas, literalmente. Seguindo aos contos de fadas, uma das histórias mais clássicas já traduzia o protagonismo desse acessório, a Cinderela. Os sapatos têm um propósito que vai além de uma paixão pela estética. Como diria Oscar de la Renta, a moda não é só apenas na passarela, a moda completa o que foi designado quando alcança as ruas.

Eles podem traduzir a personalidade de quem está vestindo, dando sinais não verbais e construindo uma primeira impressão a metros de distância de alguém. Essa conclusão refere-se ao estudo “Shoes as a source of first impression” (Sapatos como uma fonte de primeira impressão) feito pela Universidade do Kansas. Além disso, outro resultado chamou atenção dos pesquisadores: 90% das características pessoais podem ser identificadas por meio de uma análise do estilo, do preço, da cor e da condição do sapato.

Scarpin, rasteirinha, peep toe, tênis, sandália, são diversos modelos que criam uma mensagem de individualidade do usuário. Devido a isso, a escolha depende de diferentes fatores, incluindo padrões, cores e texturas. Por essa razão também, as tendências são uma forte inspiração dos amantes da moda. E, para o verão de 2018, o brilho vai continuar iluminando as ruas, a riqueza dos detalhes em pedrarias ganhará ainda mais destaque.

Intensidade e originalidade são as palavras-chaves para a estação mais quente do ano. A sandália será aquela peça que não poderá faltar no guarda-roupa, acompanhada por solados tecnológicos, plataformas e enfeites. O minimalismo está em baixa, dando lugar às estampas marcantes e cores vivas do tropicalismo brasileiro desde o tênis colorido até o chinelo babuche ou mule. E a Pantone ainda não revelou o tom de 2018, mas considerou algumas previsões de paletas. Seguem:

Verdure – tem inspiração na natureza, simbolizando bem-estar e saúde.

Discretion – a leveza é a tradução para essa paleta, sendo o rosa uma das apostas para 2018.

Playful –  só diversão e alegria. Essa paleta tem tons em amarelo, verde e azul.

Resourceful – contrastes, são cores quentes e frias juntas.

Intricacy – com tons em marrom, cinza e preto, ganha um toque metálico.

Far-fetched – essa paleta abraça culturas diferentes com cores terrosas e quentes.

Tech-nique – são tons perolizados como azul, turquesa e roxo.

Intensity – são tons mais fechados, dando um sensação de drama como vinho, dourado e laranja.


Use a criatividade e ouse nas cores, sem medo!

Juliane Guez

Your Privacy

You can manage, according to your preference, the cookies options, which are used in accordance with our privacy policy and commitment to protect your personal data. Learn more in our Privacy policy.