Está pensando em reformar um cômodo e deseja criar um local confortável? Escolher cores que acalmam o ambiente é um passo essencial nesse processo.
Você já se perguntou por que ao entrar em determinado espaço se sente inquieto, tranquilo, agitado ou sonolento?
Isso acontece devido à combinação de fatores como cores, móveis, texturas, iluminação e outros elementos decorativos que influenciam nossos estímulos nervosos por meio da visão.
A cor, tema do nosso conteúdo, é uma das principais responsáveis por esses sentimentos. Por isso, convidamos você a conhecer algumas cores que tem o poder de acalmar o ambiente.
1. Amarelo
O amarelo é referência de entendimento, recreação, diversão, iluminação, energia e personalidade.
Existem muitos tons disponíveis. Os mais suaves podem ser utilizados para acalmar e fornecer noites melhores, quando utilizados em quartos.
Outros tons, como os mais vibrantes, podem ser o toque de energia do local, para torná-lo aconchegante em meio a tonalidades mais neutras.
Dica extra: a iluminação com tonalidade amarela (quente) ajuda a deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Por isso, é muito utilizada em salas e quartos.
Por outro lado, a iluminação com tonalidade branca (fria) é utilizada em ambientes que precisam de clareza para realizar as tarefas, como a cozinha e o home office.
2. Verde
O verde traz a sensação de frescor, esperança, saúde e prosperidade. Ele é muito associado à natureza, o que nos remete à nossa origem e ao fato de que nela tudo cresce e prospera, independentemente das circunstâncias.
Por isso, o verde nos leva ao sentimento de evolução e transformação positiva, além da sensação de tranquilidade. Pode ser interessante aplicá-lo na sala, na cozinha ou em um ambiente mais reservado, como um quarto infantil.
3. Lavanda
A cor lavanda evoca feminismo, espiritualidade, leveza e paz. Dessa forma, é uma excelente opção para cômodos de descanso e uma ótima escolha para quem deseja um ambiente tranquilo.
4. Bege cru
O bege cru transmite tranquilidade e leveza. Se o compararmos com as outras cores citadas, nenhuma delas traz tanto o sentimento de delicadeza.
Você pode optar por essa cor em ambientes maiores, utilizando-a em designs minimalistas, ou em detalhes ao longo do ambiente.
5. Azul
Segundo uma pesquisa desenvolvida por Eva Heller — autora do livro A Psicologia das Cores — um percentual significativo dos entrevistados associam o azul às seguintes emoções e sentimentos:
- simpatia = 25%;
- harmonia = 27%;
- amizade = 25%;
- confiança = 35%;
- eternidade/infinito = 29%;
- fidelidade = 35%;
- inteligência = 25%;
- descontração = 28%.
O azul pode ser utilizado como uma cor que acalma o ambiente, em suas diversas tonalidades. Se você prefere tons mais claros, o azul trará concentração e serenidade.
Se deseja apostar em tons mais escuros, o azul trará conforto, luxo, confiança, sabedoria e harmonia.
Você pode optar por mesclar tons claros e escuros em diferentes móveis, pinturas e objetos, tornando o ambiente dinâmico e fornecendo os sentimentos desejados.
Como escolher as cores ideais?
Para escolher as cores ideais, observe os ambientes que você frequenta e note como os tons e suas combinações afetam suas emoções.
Utilizar as cores de forma adequada em um espaço é fundamental para criar a sensação desejada, como tranquilidade e calma.
Após essas dicas, esperamos que você tenha uma compreensão mais aprofundada sobre o impacto das cores e o modo como elas influenciam nossos estímulos visuais.
Gostou deste texto sobre as cores que acalmam o ambiente? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais orientações exclusivas.