Ter uma varanda é ter um espaço ao ar livre na casa e na correria do dia a dia de um centro urbano. Receber os amigos, descansar ou montar um jardim, tudo isso é possível para deixar a varanda mais charmosa e agradável. Mas é possível que os ruídos e poluição atrapalhem um pouco a paz do ambiente. Para isso e para outros fins, a cortina de vidro para a varanda pode ser uma opção de fechamento ideal.
Conheça mais sobre os tipos de cortina de vidro e qual é a melhor opção para o seu ambiente, entendendo as vantagens e desvantagens de cada um deles.
A importância da cortina de vidro para varanda
A cortina de vidro para varanda é importante por diversos motivos. Primeiramente, ela ajuda a proteger o ambiente do clima e manter a temperatura controlada. Em locais mais frios, ela ajuda a manter o ambiente mais aquecido e em locais mais quentes, ela retém o ar frio da central de ar, por exemplo.
Outro benefício de ter uma cortina de vidro na varanda é a proteção para com a poluição. Fumaça, gases tóxicos e muito mais ficam impedidos de entrar no ambiente ou reduzem a chance de entrar no local. Além disso, a cortina de vidro para varanda ajuda a controlar os ruídos externos, mantando o espaço mais silencioso. A privacidade também é um ponto importante na escolha desse material.
Tipos de cortina de vidro para varanda
No mercado, você encontrará algumas opções de cortina de vidro para instalar na varanda. Cada tipo se adapta a necessidades específicas fazendo com que a escolha precise ser analisada de forma consciente. Conheça os principais tipos de cortina de vidro para esse espaço:
Sistema europeu
A cortina de vidro para varanda no sistema europeu é aquela que permite a abertura total devido ao alinhamento das folhas de vidro sobre o trilho. O pivô central faz com que ela se recolha em 90º.
Stanley
Esse tipo de cortina de vidro não tem abertura completa, apenas parcial por trás de um painel fixo. A vantagem é que esse tipo de sistema traz mais segurança em relação a ventos, por isso, é indicada para apartamentos em andares mais altos.
Versatik
É o modelo de menor abertura, deixando pouco espaço ao ar livre. É bem similar a uma janela. Com duas partes laterais fixas, apenas as folhas do meio de movem.
Esses são os principais tipos de cortina de vidro para varanda que você encontra no mercado. O importante é avaliar qual o mais se adequa a sua necessidade e ao seu bolso. Além disso, para maior segurança, é fundamental escolher empresas com as certificações necessárias para tal serviço. A instalação de vidraças nas varandas e sacadas devem seguir rigorosamente as normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Então, antes de contratar os serviços, procure o certificado.
Quer saber mais sobre esse tipo de conteúdo e receber dicas em primeira mão? Curta nossa página no Facebook e saiba de tudo sobre decoração, móveis e muito mais.