O design europeu conta com um charme e elegância únicos, se tornando uma ótima fonte de inspiração para diferentes tipos de projetos arquitetônicos. É um estilo caracterizado pela funcionalidade, minimalismo e simplicidade, proporcionando ambientes organizados e esteticamente atrativos.
Além disso, o design europeu tem como marca o reflexo de diferentes épocas e culturas. Isso porque a arquitetura do velho mundo geralmente incorpora elementos históricos em seus projetos, criando espaços cheios de personalidade e sofisticação.
A seguir, você vai conhecer mais características do design europeu e como incluí-lo em seu imóvel. Confira!
O que é design europeu?
A Europa é um continente bastante conhecido por sua arquitetura histórica e extremamente marcante. As principais influências do design europeu têm origem nos antigos castelos medievais e nos palácios renascentistas, que misturam o clássico com o ousado.
O design europeu foi o responsável por influenciar as construções brasileiras e de outros países que sofreram o processo de colonização. Por isso mesmo, é comum ver a arquitetura moderna mesclando elementos antigos e contemporâneos no mesmo projeto.
Atualmente, o design europeu praticado em todo o mundo tem como características principais simplicidade, funcionalidade, integração de ambientes, valorização dos espaços abertos, uso de matérias-primas naturais, entre outras. Em geral, são edificações que agregam bom gosto e refinamento.
Quais são as características do design europeu?
As construções europeias são marcadas por elementos inspiradores, que ajudam a criar ambientes versáteis, aconchegantes, modernos e atemporais. Por isso, é um estilo bastante reconhecido por transmitir exclusividade e personalidade.
Em projetos de design de interiores, é comum utilizar materiais naturais, como madeira, porcelanato, cerâmica e pedra, principalmente por conta da sua alta durabilidade e resistência. Para dar espaço à iluminação natural, também são adotadas janelas amplas.
Outra marca do design europeu é o conceito aberto, que fornece amplitude, luminosidade e circulação de ar. Casas e apartamentos projetados em conceito aberto contam com cômodos integrados, como cozinha, sala de jantar e área externa.
O minimalismo é outro símbolo que marca o design europeu, garantindo resultados esteticamente agradáveis e funcionais aos imóveis. Cores neutras e claras também são amplamente empregadas nesse tipo de construção, permitindo a valorização de espaços com poucos objetos e elementos decorativos.
Como aplicar o design europeu no imóvel?
Até aqui, vimos que o design europeu apresenta características que possibilitam a criação de projetos arquitetônicos confortáveis, sofisticados e altamente personalizados. Mas você sabe como trazer as particularidades desse estilo para dentro do seu imóvel? Confira a seguir!
Elementos clássicos
O design do velho mundo é marcado por influências neoclássicas e barrocas nas edificações. Até hoje, é comum encontrar peças e objetos decorativos que remetem às épocas mais antigas do continente.
Por isso, as construções europeias da atualidade são recheadas de elementos clássicos e atemporais, que se integram facilmente à arquitetura moderna.
Simetria
Em design de interiores, a simetria busca uma unidade de tamanhos, formas e posições. Na decoração europeia, os ambientes simétricos transmitem relaxamento e harmonia, possibilitando maior organização e funcionalidade e, consequentemente, aumentando o bem-estar dos moradores.
Materiais com alta qualidade
Como vimos, o design europeu é marcado pelo uso de materiais naturais nas edificações. Além de ajudar a criar um equilíbrio estético nas construções, esses recursos oferecem alta qualidade e durabilidade, com uma variedade de texturas e cores.
Cores neutras e sofisticadas
A ideia do design europeu é facilitar a combinação de tons e destacar cada elemento presente no imóvel. Por isso, são utilizadas diversas cores neutras e naturais, como marrom e verde. Em alguns casos, ainda é possível utilizar cores vibrantes para conferir vitalidade e sofisticação aos ambientes.
Influências culturais
Por trás do design europeu, existe uma rica história artística e cultural que influenciou as principais construções do continente. Então é comum encontrar vestígios de elementos que já foram muito presentes nos projetos arquitetônicos europeus do passado, como abóbadas, vitrais e peças com temas religiosos.
Minimalismo
O minimalismo é, atualmente, uma das grandes marcas do design europeu, caracterizado pelos seus espaços abertos e linhas limpas, sem excessos.
O estilo minimalista possibilita criar ambientes mais leves e harmônicos, sendo uma verdadeira tendência na arquitetura mundial.
Funcionalidade
Diversos projetos de design europeu apostam na integração e funcionalidade dos cômodos da casa, gerando espaços fluidos e multifuncionais.
A ideia do conceito aberto pode ser identificada nas construções de lofts, por exemplo, que contam com uma quantidade reduzida de paredes, divisórias e separações verticais.
Vale a pena incluir o design europeu nos ambientes da casa?
Se o seu objetivo é ter um imóvel de alta qualidade e sofisticação, o design europeu é uma ótima escolha e tendência de decoração. Além de trazer mais praticidade e organização ao dia a dia, as matérias-primas adotadas agregam valorização e personalidade.
Pensando nisso, a Finger Móveis Planejados criou uma nova coleção que harmoniza o melhor do design europeu com a precisão alemã: a Soul Collection. As peças seguem as principais tendências de design, integrando aspectos ergonômicos e sustentabilidade.
Na Soul Collection, você encontra móveis em inúmeras possibilidades de cores e texturas, de forma a proporcionar bem-estar, beleza e aconchego ao seu lar. São móveis planejados para diferentes ambientes, como cozinha, quartos, closet, escritório, banheiro, lavanderia e sala de estar.
A vantagem de contar com móveis planejados em seu projeto é garantir que o design das peças seja adaptado às necessidades e conforto dos moradores. As mobílias feitas sob encomenda são a chave para criar uma aparência exclusiva, bastante próxima das particularidades do design europeu.
Além disso, os móveis planejados se encaixam perfeitamente no espaço disponível, apresentando alta qualidade, durabilidade e ergonomia em todos os detalhes. Dessa forma, você consegue fazer com que cada elemento, desde os móveis até os objetos decorativos, reflita a sua personalidade e a dos demais moradores.
O design europeu é marcado por influências clássicas e modernas que, quando mescladas, oferecem um resultado arquitetônico único e sofisticado. Mesmo sendo de origem antiga, o estilo construtivo do velho mundo está em evidência e continua oferecendo importantes tendências para o design de interiores em todo o mundo.
Aproveite a visita e conheça em detalhes a Soul Collection da Finger!