- 01.08.2019
- Ambientes
- Decoração
- Design
- Dicas Finger
- Sala
- Tendências
O que faz uma sala com lareira ser aconchegante e sofisticada? Na visão de algumas pessoas, o simples fato do fogo estar presente já é suficiente para trazer esses elementos à tona.
No entanto, quando mergulhamos na essência do design de interiores, percebemos que o que faz esse ambiente ser realmente acolhedor é uma composição de elementos sutis e intencionais que transmitem sensações únicas.
Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA
Hoje vamos entender quais são esses elementos e quais cuidados são necessários para criar um ambiente verdadeiramente encantador.
O encanto de uma sala de estar com lareira é composto por uma série de elementos que, à primeira vista, parecem não dialogar entre si, mas que, quando harmonizados com intenção, têm potencial para transformar qualquer espaço em um local especial, perfeito para criar memórias afetivas.
É responsável por criar a atmosfera visual do ambiente. Sua definição é decisiva para se conquistar um ambiente calmo, intimista ou então dramático e imponente.
Geralmente, uma sala com lareira moderna prefere tons mais neutros e terrosos, que prolongam a sensação de aconchego. Contudo, se a proposta do projeto é mais clássica ou romântica, pode-se usar tons mais quentes ou profundos, que trazem personalidade e peso visual.
Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA
O importante, ao definir essa gama cromática, é considerar o que os moradores esperam sentir quando estiverem na sala.
Os itens decorativos são os objetos que vão compor o nosso ambiente, deixando-o com personalidade, estilo e sofisticação. Aqui entram quadros, luminárias, vasos esculturais, tapetes felpudos, entre outros, que farão com que os moradores se sintam à vontade e tenham prazer em estar no espaço.
Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA
A escolha da decoração da sala com lareira é tão importante quanto à definição da paleta de cores, porque qualquer excesso ou ausência de coerência pode resultar em um visual sobrecarregado e desalinhado com o projeto.
Todo ambiente residencial precisa de móveis para organizar o espaço e orientar a circulação, e no caso da sala de estar com lareira não é diferente.
Nesse local, trazemos calor visual e funcionalidade através de mobiliários como sofás profundos, poltronas com textura, mesas auxiliares e painéis personalizados, que vão acolher e garantir que o espaço atenda às necessidades do dia a dia.
Nessa etapa, muitos podem recorrer a móveis prontos e padronizados, porém, se o objetivo é alcançar um resultado de alto padrão, a recomendação é investir em móveis sob medida para personalizar as peças e fazer o aproveitamento total da sala.
Existem diferentes tipos de iluminação que podem compor a nossa sala com lareira: a luz geral, pontual e decorativa.
Embora a iluminação geral — que ilumina o ambiente de forma uniforme — seja aplicada em muitos projetos, a recomendação é que, no caso de uma sala com lareira moderna, os moradores ou o design de interiores recorram à iluminação indireta e suave, pois ela trará mais aconchego, profundidade e conforto visual aos olhos.
Projeto: Marcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis
Spots de luz, abajures de mesa, arandelas com design artístico. Essas são algumas opções interessantes que trazem aquele toque cenográfico e realçam os momentos em que a lareira estiver acesa.
As texturas também são importantes para reforçar a sensação de aconchego e elevar o grau de sofisticação. Afinal, elas criam camadas sensoriais que convidam ao toque, despertam emoções e, claro, tornam o espaço mais vivo.
Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA
Tecidos como linho, veludo, couro natural ou lã se destacam por suas qualidades táteis e visuais. Além disso, funcionam bem tanto em ambientes modernos quanto clássicos. Já superfícies como pedras rústicas, cerâmicas artesanais e amadeirados contribuem para criar uma atmosfera que envolve e encanta.
Você também pode gostar deste artigo: Como planejar uma adega na sala da sua casa?
Como tudo que envolve o universo do design de interiores, a criação de uma sala de estar com lareira requer alguns cuidados:
A decoração deve dialogar com a arquitetura da sala, com a lareira e com os demais elementos presentes. Por isso, selecione apenas os objetos que tenham propósito e evite aqueles itens que destoam do conjunto.
Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production
Itens em excesso podem roubar a atenção da lareira, que deve permanecer como o ponto focal do ambiente. O ideal é que cada peça decorativa complemente a outra, criando uma narrativa visual coesa.
A sofisticação começa pela qualidade da matéria-prima, que será responsável por conferir durabilidade e nobreza estética.
Projeto: Arquiteta Caroline Scarton | Execução: Casa Fuhr | Foto: Otávio Assumpção
Por outro lado, móveis de baixa qualidade tendem a se deteriorar rapidamente, comprometendo o visual do ambiente e transmitindo uma sensação de descuido e inconsistência. Portanto, prefira estruturas robustas, acabamentos nobres e estofados duráveis, que resistem ao tempo e ao uso sem perder sua beleza.
Quando falamos de uma sala com lareira, a lareira sempre deve ser pensada como o coração do espaço.
Projeto e Execução: Mari Perin e Finger | Fotos: Renan Costantin
Por isso, a disposição dos móveis precisa dialogar diretamente com ela, e não o contrário. Sofás, armários, painéis, poltronas… tudo deve estar posicionado de forma a valorizar sua presença.
A lareira precisa estar em um local bem ventilado, principalmente se for à lenha, para evitar o acúmulo de fumaça e garantir conforto respiratório e térmico aos moradores.
Mesmo as versões a gás ou ecológicas exigem um nível cuidadoso de atenção quanto à dissipação de calor, especialmente quando posicionadas próximas a tecidos ou móveis sensíveis.
Acabamentos sofisticados exigem manutenção. Por isso, esse serviço precisa ser adequado a cada tipo de material. Por exemplo, pisos de madeira demandam cuidados como hidratação regular e limpeza com produtos específicos. Já os mobiliários com tecidos claros ou pedras naturais requerem manutenção preventiva, a fim de evitar manchas e preservar o brilho original.
Projeto: Alessandra Bottega | Execução: Casa Fuhr | Foto: Pixel FotoArq
Escolher materiais que sejam duráveis e de fácil manutenção para evita desgastes e preocupações ao longo do tempo.
Cada sala com lareira exige um projeto exclusivo para honrar a arquitetura do lar e os hábitos de vida de seus moradores.
Ainda assim, o time Finger selecionou algumas referências dentro do seu próprio portfólio para você se inspirar e dar os primeiros passos na criação do seu espaço perfeito.
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production
Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production
Projeto e execução: Finger Passo Fundo
Projeto: Patrícia Signor Arquiteta – Execução: Palazzo Ambientes – Fotos: Otávio Assumpção
Projeto e Execução: Mari Perin e Finger | Fotos: Renan Costantin
Projeto e execução: Finger Passo Fundo
Quer trazer um conceito refinado, acolhedor e exclusivo para sua sala de estar com lareira? Solicite uma proposta online ou visite um showroom Finger próximo de você.