Você já conhece o urbanismo tático?

urbanismo tático

Você já ouviu falar em urbanismo tático? Esse conceito vem ganhando força nas cidades para gerar espaços melhores e resolver problemas urbanos. Com muita criatividade e sem gastar quase nada, tal modelo traz intervenções de curto prazo que levam a soluções definitivas.

Quer saber como ele funciona? Confira no post a seguir!

O que é urbanismo tático?

A palavra tático está relacionada a algo feito com tática. Ou seja, no planejamento se usa uma habilidade, ferramenta ou recurso — uma tática — para alcançar o objetivo. Isso é exatamente o que acontece com o urbanismo tático.

Criado por volta de 2010, esse termo se refere a um movimento no qual os espaços públicos são repensados. Neles, ocorrem intervenções com a finalidade de aproximar as pessoas do espaço e resolver problemas locais. Assim, é possível determinar que tipo de alteração esses lugares necessitam para que se tornem úteis e melhores. Além disso, as pessoas são incentivadas a viverem mais em comunidade, em um ambiente para todos.

Proposta

A intenção do movimento é melhorar a vida das pessoas e a ocupação dos espaços públicos. Dessa forma, algumas de suas características são:

  • participação da comunidade para sugerir e fazer intervenções, além de avaliá-las;
  • uso de materiais reaproveitáveis e ideias fáceis e baratas de aplicar;
  • rapidez para criar e instalar soluções;
  • busca pela sustentabilidade.

Como aplicar esse tipo de urbanismo?

Não é à toa que o urbanismo tático também é conhecido como acupuntura urbana. Afinal, são medidas temporárias, mas precisas. Diante disso, existe uma infinidade de maneiras de aplicá-lo.

Arte de Rua

O urbanismo tático oferece grandes oportunidades para a arte de rua. Ela tanto pode aparecer como decoração, em painéis ou no chão, como também ajudar na segurança. Nesse caso, são vários os exemplos onde a arte de rua serve para destacar pontos de travessia de pedestres ou aumentar as calçadas, tornando-as mais seguras.

Espaços

É a partir dos espaços que as intervenções são pensadas. Ou seja, o urbanismo tático traz a personalização e permite que ela seja editável. Desse modo, se uma solução é aplicada e não dá certo, pode ser facilmente readaptada.

Por exemplo, é possível ampliar calçadas e criar ciclovias usando recursos como tintas ou cones divisores. Caso a solução prejudique o fluxo de trânsito ou não seja a mais apropriada, basta removê-la e repensar o espaço a partir do que não funcionou.

Móveis inteligentes

Outra boa forma de aplicar o urbanismo tático é com os móveis inteligentes. Além de bonitos e diferentes, são personalizados conforme a necessidade do local e usam recursos sustentáveis. Por exemplo, em um cruzamento perigoso, é possível construir uma pequena praça com bancos de pallets. Ou, ainda, empregar estruturas metálicas recicláveis como suportes para plantas ou luzes, deixando o local mais fresco e seguro.

Por que usar o urbanismo tático?

O urbanismo tático é um meio simples, mas que proporciona ótimas soluções, certo? Afinal, os espaços públicos são de todos e devem servir para que as pessoas transitem por eles com segurança e encontrem neles um jeito de vivenciar a cidade. Sendo assim, existem diversas razões para aplicar esse conceito nas cidades:

  • segurança: quando um espaço é bem ocupado e planejado, não oferece riscos à população;
  • áreas agradáveis: com esse tipo de urbanismo, a ideia é que as pessoas possam aproveitar a cidade em comunidade;
  • sustentabilidade: alcançada não só pela reutilização de materiais, mas também por meio da integração do urbano com a natureza, deixando as cidades mais agradáveis de viver nelas.

O conceito de urbanismo tático surgiu há apenas alguns anos, no entanto, ele já tem muito a oferecer. Com ele, as cidades podem propiciar excelentes espaços de convívio para as comunidades. Assim, eles não só se tornam úteis, mas colaboram para criar centros urbanos com mais segurança e qualidade de vida para a população.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que tornam a sua casa e a sua cidade um lugar melhor!

Your Privacy

You can manage, according to your preference, the cookies options, which are used in accordance with our privacy policy and commitment to protect your personal data. Learn more in our Privacy policy.