WABI SABI. SIMPLICIDADE E BELEZA

Wabi Sabi, conceito criado a partir de uma milenar lenda japonesa, na qual um jovem queria aprender os rituais da cerimônia do chá. Algo extremamente cultuado na cultura oriental. O mestre, para testá-lo solicitou que varresse o quintal do templo. Após a tarefa concluída, o jovem contemplou que estava tudo limpo, tudo organizado. Entretanto, antes de chamar o mestre, o jovem sacudiu uma árvore fazendo que as folhas caíssem despretensiosamente pelo jardim. O mestre ao ver o resultado da tarefa admitiu o jovem em seu mosteiro, pois a atitude de espalhar suavemente as folhas pelo jardim demonstrava seu entendimento que também existe beleza na imperfeição.  Essa é a premissa da tendência wabi sabi. A beleza na imperfeição. “Wabi” significa simplicidade, rústico, enquanto “Sabi” se refere à beleza da idade, desgaste do tempo.

A perfeita imperfeição

É um conceito baseado na aceitação, transitoriedade e imperfeição. Aceitar que o belo é imperfeito e incompleto. Um exemplo são os tapetes persas, que sempre possuem um pequeno defeito que garante sua autenticidade. Perfeição só existe na ficção. A vida real é imperfeita.

Nada formal

Algumas características dessa tendência são a assimetria, aspereza, irregularidade, simplicidade, rusticidade, austeridade e modéstia. Uma forma de pensar muito ligada ao slow living, uma vez que busca a conexão com o autêntico e com a natureza, reconhecendo três realidades essenciais: nada dura, nada é completo, nada é perfeito.

Contradição imperfeita

Quando queremos inserir o wabi sabi na decoração, devemos optar por ambientes mais aconchegantes e naturais, minimalistas, porém rústicos, fazendo um contraponto de objetos modernos com objetos recheados de história.

Formas irregulares e imperfeições também caem muito bem. Não esconda aquela rachadura, nem o cantinho quebrado de algum objeto. Faça móveis diferentes com troncos de árvores, por exemplo, ou então reaproveitando algo que iria para o lixo. Enfim, valorize peças que trazem lembranças e que cultivem histórias.

A TENDÊNCIA APLICADA NOS PROJETOS FINGER

Cozinha

A tendência foi aplicada no projeto da cozinha, principalmente através dos revestimentos. Nas paredes, o concreto com suas fissuras e rachaduras ressalta a ideia da “perfeita imperfeição”, também traduzida através do piso mais antigo que se destaca no ambiente. Nos móveis, o padrão escolhido foi o Basalt, com seu tom acinzentado e veios irregulares, contrastando com a modernidade dos eletrodomésticos em inox.

Office

Para o projeto do office, os padrões escolhidos foram o Corten e o Diamant, com o toque especial do Puxador Scandinavian Madeira. O rústico é muito utilizado nessa tendência, e os móveis contribuíram para criar esse clima, buscando também uma conectividade com a natureza através do amplo janelão localizado atrás do posto de trabalho. O papel de parede texturizado imita paredes com com reboco imperfeito, que são um complemento para ambiente.

 

Your Privacy

You can manage, according to your preference, the cookies options, which are used in accordance with our privacy policy and commitment to protect your personal data. Learn more in our Privacy policy.