- 04.07.2022
- Arquitetura
- Curiosidade
- Decoração
- Dicas Finger
- Tendências
- Urbanismo
Descubra como criar uma cozinha estilo escandinavo com modernidade e sofisticação, unindo minimalismo, elegância e aconchego no seu espaço.
Se existe um ambiente dentro de casa que merece a nossa atenção, esse lugar é a cozinha. Há muito, o espaço deixou de ser apenas um local onde preparam-se refeições, para ser um espaço de convivência, onde realizam-se diversos tipos de confraternizações e eventos.
Assim, a procura por tornar esse ambiente mais sofisticado e acolhedor cresceu consideravelmente nos últimos anos. Isso as tem motivado a embarcarem em projetos de cozinhas escandinavas.
Projeto: Santua Arquitetura – Finger Goiás – Foto: Henrique Ishibe
Esse também é um desejo seu? Hoje, veremos como você pode criar uma cozinha escandinava moderna com o mais alto padrão de qualidade e estilo!
O design escandinavo é um estilo minimalista que coloca a funcionalidade e a simplicidade acima de tudo. Suas raízes estão concentradas no norte da Europa, mas, devido sua praticidade e estética clean, se espalhou para outros lugares do mundo até se tornar um padrão global de design de interiores.
Em uma cozinha com essa estética, priorizamos a luz natural ao invés da artificial, pois assim amplia-se a sensação de espaço e conforto. Além disso, valoriza-se a paleta de cores geralmente aplicada nesses projetos, que inclui tons suaves como branco, bege, cinza-claro e amadeirados.
A simplicidade é intencional nesse estilo de cozinha, mas a simplicidade aqui não significa monotonia. A combinação adicional de texturas, como madeira, pedra, cerâmica e metais escovados, adiciona um toque de profundidade e sofisticação ao ambiente. Tudo isso sem comprometer a leveza característica da decoração estilo escandinavo.
A cozinha escandinava é marcada por diversos elementos que a tornam única e atemporal. Vejamos alguns deles:
Se a sua intenção é também adotar esse estilo, existem alguns detalhes que precisam compor o seu projeto de cozinha escandinava. São eles:
O branco domina os projetos de cozinha com estilo escandinavo, mas a sofisticação em si não está na cor e sim na forma como os tons são trabalhados. Para evitar um visual frio ou muito previsível no seu projeto, misture diferentes tons neutros e brinque com texturas.
Projeto: Dani Bonatto – Execução: Atrativa Finger – Foto: Arquite Foto | Júlio Gomes Filho
Superfícies acetinadas, mármore e madeira clara são opções interessantes que podem ajudar a criar um jogo de contrastes sutil e elegante. Se quiser um ponto de destaque, aposte em detalhes pontuais como um armário em tom pastel ou elementos em preto fosco.
O segredo para que uma cozinha escandinava não pareça impessoal está na escolha dos materiais. Madeira clara, pedras naturais e tecidos como linho e algodão são aplicados para criar um ambiente mais confortável e caloroso. Já cerâmicas artesanais e vidro são responsáveis por adicionar um toque de requinte.
Execução: Finger Mari Perin – Foto: Renan Costantin
Confira também:
Como mencionamos acima, a luz natural é um dos principais elementos no design escandinavo, mas a iluminação artificial também deve ser pensada para criar uma atmosfera agradável ao anoitecer. Luminárias pendentes sobre a bancada, arandelas bem posicionadas e fitas de LED embutidas são boas opções.
Projeto: Dani Bonatto – Execução: Finger Concórdia – Foto: ArquiteFoto | Júlio Gomes Filho
Caso queira reforçar o aconchego do local, prefira lâmpadas de tom quente e luz suave. E, para aquele toque de requinte, escolha luminárias com design minimalista e acabamento em latão, preto fosco ou cobre escovado.
Além do aspecto visual, o charme das cozinhas com estilo escandinavo também está presente na organização que este tipo de decoração proporciona.
Showroom: Finger Colômbia
Para manter esse efeito por tempo integral, invista em armários planejados, divisórias internas bem distribuídas e nichos discretos para armazenamento de utensílios.
Showroom: Finger Colômbia
Vale evitar o excesso de objetos à vista e acumulação desnecessária. Prateleiras abertas também podem ser incorporadas, mas atenção aqui: selecione poucos itens para evitar um visual confuso.
Pequenos detalhes fazem diferença quando o objetivo é sofisticar um ambiente, e você também pode apostar nisso ao criar sua cozinha escandinava. Torneiras em preto fosco ou dourado, puxadores metálicos discretos e superfícies de acabamento refinado, por exemplo, são capazes de transformar a estética sem comprometer a leveza do design.
Gaveta Metálica Atira com Corrediça Quadro – Hettich
Eletrodomésticos embutidos, louças em tons neutros e utensílios bem selecionados também podem complementar o visual e reforçar a sensação de um espaço luxuoso, minimalista e exclusivo.
Se há um elemento que realmente define a sofisticação de uma cozinha escandinava, são os móveis planejados. Quando projetados por especialistas, eles garantem que cada centímetro do espaço seja aproveitado ao máximo, e tudo sem comprometer a fluidez e a estética minimalista.
Showroom: Finger Colômbia
Para construir sua cozinha em estilo escandinavo, conte com um especialista Finger Móveis Planejados!
A Finger possui mais de 150 pontos de vendas na América Latina e América do Norte. Encontre a loja mais próxima de você ou clique na imagem abaixo e solicite uma proposta online!