Finger Móveis Planejados

5 inspirações para ter uma cozinha preta planejada

cozinha preta planejada

Se você é uma pessoa que gosta de projetos diferenciados ou com um toque extra de ousadia, certamente já quis ter uma cozinha preta planejada. Caso esse ainda seja um de seus interesses, saiba que existem várias formas de trabalhar com tonalidades escuras.

O preto funciona em diversos tipos de ambientes, muitas vezes servindo como complemento para gerar contraste com outras cores ou para deixar a composição mais sóbria. Seja qual for a solução escolhida, é muito importante buscar referências antes de investir na ideia.

E é para isso que preparamos este post. Continue a leitura e inspire-se com as nossas dicas!

O que significa ter uma cozinha preta planejada?

Cada cor transmite sensações específicas que devem ser consideradas no planejamento da decoração. O preto. por exemplo, tende a estar associado à elegância, ao mistério e ao luxo, o que o torna uma excelente opção para criar espaços mais sofisticados.

Esse tom também pode passar uma imagem de autoridade e de poder, principalmente quando usado em grandes proporções. Vale lembrar que, por conta das particularidades de alguns ambientes, os efeitos da coloração podem não ser tão desejados.

Finger Passo Fundo

Em excesso, o preto tem grandes chances de deixar a estética pesada ou mais séria do que o esperado. Se você não quer que isso aconteça, precisa encontrar formas de equilibrar a cor com outras tonalidades, para buscar a harmonia entre os elementos do recinto.

Cozinha de luxo

Outro cuidado essencial é saber que lugares trabalhados com paletas muito escuras podem parecer visualmente menores. Ou seja, se boa parte das superfícies trouxerem cores fortes, como o preto, a tendência é que você sinta uma sensação de “encolhimento” da área.

Em quais elementos da cozinha posso usar essa coloração?

Há inúmeras possibilidades para compor uma cozinha preta planejada. Isso porque os mercados de construção, arquitetura e design estão sempre passando por atualizações em questão de técnicas e produtos. Então, recursos não vão faltar para você criar o seu projeto.

Veja exemplos de itens que podem englobar acabamentos pretos:

Quais são as principais soluções de uma cozinha preta planejada?

Agora que você já sabe sobre tantas possibilidades de métodos e materiais, que tal descobrir as principais maneiras de aplicar o preto na composição? Separamos 5 ideias que certamente vão servir de inspiração na hora de tirar os seus projetos do papel. Acompanhe!

1. Contraste com branco

Essa primeira dica é valiosa para quem deseja um ambiente sofisticado e atemporal, já que combina tonalidades neutras nas principais superfícies. Não é à toa que a dupla preto e branco está presente em tantos projetos modernos e minimalistas.

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

Com o uso de ambas as cores, você gera contrastes interessantes que valorizam a cozinha. Um bom exemplo é uma fileira de armários pretos sobre uma parede branca ou a disposição de toalhas escuras sobre mesa ou bancada clara.

2. Destaque com tons vibrantes

A cozinha preta planejada não precisa, necessariamente, ter um visual tão sério. Se você deseja um toque mais alegre, por que não adicionar tons vibrantes em pequenos pontos do ambiente? Verde, vermelho, amarelo e outras nuances são perfeitas para trazer personalidade.

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos Sidney Doll

Há várias maneiras de criar pontos focais que chamam a atenção, desde que os seus elementos tenham cores chamativas. Pode ser um trio de luminárias pendentes, um conjunto de utensílios, um jardim vertical, um arranjo de mesa, entre outras opções.

3. Mistura de texturas e volumes

Uma alternativa para incrementar a sua cozinha é trabalhar com o preto em diferentes tipos de acabamentos. Por exemplo, em vez de escolher apenas superfícies lisas, priorize a mistura de texturas e de volumes que gerem um novo efeito visual.

Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

Pode ser um revestimento 3D, um ripado ou uma cristaleira que intercala a pintura fosca com o brilho do vidro. A intenção da mistura é evitar o aspecto chapado deixado pelos tons escuros. Inclusive, uma grande vantagem dos móveis planejados é que você consegue brincar com o sentido tátil e escolher diferentes acabamentos para quebrar a monotonia.

4. Iluminação estratégica

Sua cozinha preta planejada vai ficar incrível com luzes que valorizem seus pontos fortes. Lembra que falamos que tons escuros podem pesar o ambiente quando usados em excesso e, muitas vezes, trazer a sensação de encolhimento? Pois bem, uma boa iluminação pode evitar isso.

Projeto: Ocah Arquitetura – Execução: Finger Cascavel

Além da lâmpada principal, procure instalar luminárias em locais que exigem maior atenção. É o caso da bancada, da pia, do fogão e da mesa onde a família faz as refeições. Também experimente incluir spots ou fitas de LED com finalidade decorativa em algumas partes dos móveis, a fim de destacar suas texturas ou até mesmo seu interior.

5. Estilo monocromático

Essa solução faz sucesso em projetos que pedem uma estética minimalista, já que torna os ambientes mais discretos e atemporais. Como o próprio nome entrega, ela consiste na escolha de um tom para ser protagonista e aproveitá-lo em diferentes intensidades.

Pense que o preto será diferente em cada material que você escolher. Em algumas superfícies, ele parecerá mais intenso e até brilhante, em outros, mais opaco, ou até pode puxar para um tom chumbo ou acinzentado. Essas diferenças são positivas porque trazem variação e novos estímulos ao olhar.

E aí, deu mais vontade ainda de investir na sua cozinha preta planejada? Lembre-se de que, embora disfarce muitas das imperfeições, os elementos escuros também exigem cuidados frequentes de manutenção. O objetivo é manter seu cantinho impecável e atrativo por muito mais tempo.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais para ajudar outras pessoas!

Sair da versão mobile