Finger Móveis Planejados

Como adotar um estilo eclético na decoração? Confira 7 dicas!

estilo eclético

Você já ouviu falar no estilo eclético na decoração? Esse estilo tem um significado distinto para cada pessoa. Porém, na prática, significa preencher o lar com elementos visuais cheios de personalidade. É único, divertido e incrivelmente cativante.

Projetos: Porto Neves Arquitetura – Execução: Finger Haus Centro Sul – Foto: Walter Dias

Por conta da sua essência “aleatória”, existem aqueles que entendem mal a decoração eclética. Apesar de se tratar de um estilo em que vale tudo, cada item adicionado ao ambiente é cuidadosamente planejado. Isso porque o intuito não é reunir objetos diferentes sem o menor critério, mas unificá-los de modo harmonioso.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue acompanhando nosso post a seguir e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Estilo eclético na decoração: Conheça as características

O estilo eclético é uma forma de combinar elementos de diferentes tendências, épocas e culturas, criando um ambiente personalizado e cheio de charme. Não há regras fixas para esse estilo, mas algumas dicas podem ajudar a criar uma harmonia visual. Por exemplo: misturar texturas, cores e estampas, combinar itens novos e antigos, usar detalhes dourados, criar uma galeria de quadros e equilibrar o luxo e a simplicidade.

Esse tipo de decoração surgiu entre o final do século 19 e o início do século 20. O termo eclético foi utilizado pela primeira vez pelo arquiteto inglês Owen Jones, em 1851, no seu livro The Grammar of Ornament. Seus pioneiros combinavam elementos de diversos estilos arquitetônicos numa mesma construção e se orgulhavam do fato de não aderirem a nenhum estilo específico.

Projeto: Andressa Verdi – Execução: Finger Goiânia – Foto: Play Motion

Por não seguir qualquer regra ou estrutura, a decoração eclética nasce a partir de combinações distintas de outros estilos decorativos, seguindo uma coesão de temas. Para isso, existem algumas características gerais que servem como guia:

Estilo eclético: Veja 7 dicas para adotar em sua decoração

Depois de entender o conceito por trás da decoração eclética, saiba como implementar esse estilo em sua casa e transformar completamente seu visual!

1. Coloque seus objetos favoritos

Tenha em mente que o visual eclético está diretamente ligado à personalidade e à autenticidade. Essa é uma grande oportunidade para decorar seu lar com itens que capturam sua essência e que são importantes para você. Já considerou pendurar capas dos seus discos de vinil favoritos nas paredes? Isso elevará a aparência do cômodo.

2. Para um estilo eclético faça uma mistura de artes

Por falar em decorar paredes, aproveite o estilo eclético na decoração para preenchê-las com quadros e outras peças artísticas distintas e criar sua galeria pessoal. A mistura de molduras e imagens representa perfeitamente esse tipo de decoração. Mergulhe no processo criativo; brinque com cores, dimensões e estéticas diferentes. Crie um ambiente personalizado e único.

3. Aposte em texturas

As dicas que te mostramos acima também valem para as texturas. Misture peças diferentes, aposte no contraste e priorize visuais que atraiam a atenção, mas sem negligenciar a harmonia.

Uma tática que sempre funciona é incorporar texturas distintas em pequenas doses: coloque as suaves ao lado das ásperas — madeira e mármore — e as delicadas com as duras. Combinar sofás de luxo com uma mesa de café em estilo industrial é uma boa sugestão.

4. No estilo eclético não se prenda aos padrões

Outra forma de incorporar o estilo eclético na decoração de sua casa é fugindo dos padrões. Depois de aprender como misturar texturas e objetos, você já pode começar a soltar a imaginação e combinar padrões que não necessariamente se complementam. Mantenha tons e cores semelhantes como foco principal, mas brinque com a disruptividade dos elementos.

5. Escolha uma paleta principal para ter um estilo eclético

Vemos com certa frequência a combinação de cores neutras com tons dourados e prateados em destaque nas decorações. Na decoração eclética, isso ainda se repete, mas com algumas ressalvas. Mantenha as cores claras nas paredes, por exemplo, mas aposte em objetos chamativos para dar mais evidência ao ambiente.

6. No estilo eclético deixe espaços vazios

Um contraponto importante no estilo eclético na decoração é a criação de espaços vazios. Com tantos elementos chamativos, seus olhos precisarão de um local para descansar. Então, reserve espaços negativos em algumas paredes, mesas e prateleiras.

Esse tipo de decoração também é sobre o que você deixa de incluir no ambiente. Por isso, não há necessidade de exibir sua coleção de arte de uma só vez. Selecione algumas peças e faça uma rotação periódica para surpreender os visitantes.

7. Disponha os objetos de forma planejada e organizada

Um erro comum de quem está começando no estilo eclético é se deixar levar pelas cores, texturas e padrões diferentes, sem planejar a disposição desses itens. A organização dos objetivos é fundamental aqui, já que será ela a responsável por deixar o espaço aconchegante e confortável.

Dessa forma, antes de ir às compras, pense onde cada elemento será posicionado na sua casa. Ao fazer esse planejamento antecipado, você conseguirá identificar quais itens caberão nos cômodos ou quais terão que ser desconsiderados.

Viu como adotar o estilo eclético na decoração não é nenhum bicho de sete cabeças? Abuse da criatividade, misture padrões, cores e texturas. Utilize plantas e trabalhe a iluminação dos cômodos.

Não tenha medo de inovar, mas sempre mantenha a harmonia e a coesão na hora de adicionar os elementos. Busque referências internacionais e use a internet para encontrar inspirações. O estilo eclético deve representar sua personalidade e autenticidade, mas sem abrir mão da organização.

Gostou deste conteúdo? Então, descubra como utilizar móveis coloridos na sua casa e dê uma cara nova ao seu espaço!

Sair da versão mobile