Tecnologia e design: conheça os benefícios dessa relação!

tecnologia e design

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico. Nele, tanto as empresas quanto os seus produtos sofreram mudanças radicais. Por isso, é fundamental se adaptar, não só para fazer parte do mercado, mas também para oferecer soluções mais valorizadas pelos clientes. Uma forma de fazer isso é por meio do uso de tecnologia e design.

Veja, no artigo a seguir, como essa tendência veio para ficar e quais são as suas vantagens. Saiba também como usá-la por meio do design thinking. Boa leitura!

A tecnologia e o design — uma tendência que veio para ficar

Em uma sociedade em que o tempo é cada vez mais precioso, a tecnologia traz inúmeros benefícios. Nesse sentido, ocorreu uma união entre tecnologia e design para automatizar ambientes e torná-los mais eficientes.

Essa tendência tem sido cada vez mais valorizada, inclusive como tecnologia para casa. Afinal, as pessoas estão acostumadas às soluções tecnológicas e esperam contar com elas em um projeto para o seu lar ou ambiente de trabalho.

As vantagens de combinar a tecnologia com o design

Se, para os clientes, algumas das vantagens da união de tecnologia e design são a praticidade e o tempo, para os arquitetos, também há benefícios.

Redução de recursos

Como a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais destaque, é importante repensar o uso de recursos em projetos e no ambiente de trabalho.

Com o uso de softwares, por exemplo, a equipe pode ficar integrada em um ambiente online que oferece praticidade e segurança de dados. Dessa forma, não só recursos físicos podem ser poupados, mas a resolução de problemas e a tomada de decisões podem ser mais rápidas; já que todas as informações necessárias estão à mão.

Acessibilidade a uma cultura digital

A cultura digital objetiva integrar todos os setores de uma empresa. Assim, cada pessoa — independentemente da área — pode realizar o seu trabalho e colaborar para o todo. Dessa forma, todos estarão na mesma sintonia e dispostos a encontrar soluções inovadoras para cada projeto.

Resolução de problemas antigos

Unir tecnologia e design é uma das melhores formas de ver diferente. Ou seja, problemas antigos — que costumavam ter pouca ou nenhuma solução —, agora, podem ser solucionados. Isso porque surge uma nova forma de pensar, que favorece a prática de novas ideias.

Um exemplo é a tendência do design afetivo, na qual os ambientes são criados com foco nas necessidades e nas sensações dos usuários.

Modernidade e personalização

Ao passo que caminhamos para a globalização e para a cultura do digital, também nos voltamos para uma experiência customizada. Ou seja, as pessoas procuram consumir o máximo de personalização possível. Isso se reflete desde a escolha das roupas até os móveis de casa.

Sendo assim, a combinação de tecnologia e design é o que possibilita que ideias personalizadas saiam do papel, de um jeito fácil para a empresa e acessível aos consumidores.

Acesso ao design thinking

Criado na década de 1970, o design thinking é um conceito que visa a encontrar soluções inovadoras. Aplicado por meio de diversos métodos, ele permite que uma equipe chegue à inovação com baixos custos.

A colaboração do design thinking para projetos exclusivos e tecnológicos

Usado em diversos segmentos, o design thinking propõe etapas e interdisciplinaridade para que os profissionais encontrem as melhores soluções.

Imersão

Nessa fase, a equipe busca entender qual é o problema e quais as suas causas. Um exemplo é quando se observa uma necessidade do consumidor que pode gerar a criação de um novo produto.

Análise e síntese

Aqui, todo o problema é analisado para ser resumido em uma ideia. A partir dela, é que se pode pensar em soluções.

Ideação e prototipação

Na ideação, tecnologia e criatividade são combinadas para criar soluções originais. Aqui, é incentivada a combinação de soluções para chegar a algo inovador. Já na prototipação, essa solução é testada e validada.

Nossa sociedade caminha para a cultura digital, na qual novas estruturas de trabalho são valorizadas. Uma das principais envolve a combinação de tecnologia e design. Nela, alguns fatores, como criatividade e interdisciplinaridade, além de conceitos, como o design thinking, são fundamentais para alcançar as melhores soluções.

Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais e mostre como é importante combinar tecnologia e design!

Your Privacy

You can manage, according to your preference, the cookies options, which are used in accordance with our privacy policy and commitment to protect your personal data. Learn more in our Privacy policy.