- 15.05.2023
- Dicas Finger
Cuidar de uma casa nem sempre é fácil. Especialmente para quem trabalha fora, manter tudo em ordem não é tão simples. Mas existem algumas formas de facilitar a vida, e a mobília de casa é uma delas.
Escolher os móveis certos pode ajudar na rotina se você não tem tempo. Particularmente se você é mãe e não resiste a ajeitar a bagunça dos filhos, ter uma casa prática é o primeiro passo para deixar tudo organizado como você gosta. Quer saber como? Confira o artigo a seguir!
Não vamos nos enganar, cuidar de uma casa dá trabalho. Seja homem ou mulher, para quem gosta de tudo organizado sempre há uma dificuldade em manter a casa arrumada. Ainda mais se você trabalhar fora e chega sem forças.
Além disso, se você tem filhos o desafio é diferente. As crianças passam por fases e com elas vêm os descobrimentos e, quase sempre, a bagunça. Brinquedos jogados na sala e aquele rabisco em uma peça exclusiva são situações que podem ocorrer. Até que a criança aprenda a organizar as próprias coisas e a manter a casa bonita e em ordem leva algum tempo.
Para quem é mãe, essas fases podem ser difíceis. Mesmo com ajuda para ajeitar a casa, você pode se ver arrumando mais coisas do que gostaria e vendo tudo sair do lugar minutos depois. Você se identificou? É porque isso é comum de acontecer e é cansativo.
Então, para facilitar a sua vida, é interessante pensar em como a mobília pode ser importante. Ela não serve só para deixar o seu lar com o estilo que você gosta e a casa bonita. Pelo contrário, é nas horas em que muita gente vive junta que ela serve para auxiliar a rotina de todos.
Geralmente quando pensamos em mobília de casa lembramos do que fica no chão. Mas é importante ter em mente que os espaços verticais são grandes aliados. Especialmente para quem vive em apartamentos e não conta com todo o espaço que gostaria.
Em cozinhas e lavanderias, é comum optar por armários de parede, mas há outros espaços que você pode aproveitar. Por exemplo, na sala você pode colocar a TV em um painel e usar prateleiras da peça para objetos de decoração e fotos. Nos quartos e banheiros, o uso de nichos é uma ótima opção para quem precisa organizar objetos de uso frequente. Já no escritório, o espaço da parede em frente à escrivaninha é ótimo para armários, nichos e prateleiras. Na sacada ou quintal, você pode seguir a tendência sustentável e fazer uma horta ou jardim vertical.
Mesmo em uma casa ou apartamento grande os espaços precisam ser otimizados. Isso não só torna o seu lar bonito e organizado, mas funcional. Essa otimização começa com a mobília de casa. É preciso entender o espaço, quem o ocupa e suas necessidades para adequar os móveis a esse ambiente.
Por exemplo, se o quarto do seu filho é pequeno e precisa ter um espaço para estudos ou brincadeiras você pode escolher um armário embutido e sem puxador. A cama pode contar com baú e prateleiras. Além disso, a escrivaninha pode ser planejada para ser um móvel na altura correta e com espaços para material escolar. Sobrou um espacinho entre a escrivaninha e a parede? Você pode usá-lo para colocar um armário de livros compacto.
Organização não significa apenas tudo em seu lugar, mas envolve a harmonia de espaços. Isso significa usar o necessário e conseguir um ambiente funcional como resultado final.
Pense em uma sala com espaço bom, mas que contém um armário enorme cheio de papéis e jogos que as crianças não brincam mais. Agora, imagine que em frente há outro móvel com a TV e prateleiras cheias de enfeites. Some a isso dois grandes sofás e você verá uma sala bastante sufocante.
Esse é o efeito que um ambiente não organizado causa. Por isso, é interessante pensar em móveis inteligentes para compor o espaço. No exemplo acima, você precisaria desocupar um pouco a sala. Ou seja, manter apenas o necessário a ser guardado e rever a mobília de casa. Por exemplo, substituir o armário grande por um móvel menor no qual também vai a TV e trocar dois sofás grandes por um de bom tamanho ou poltronas. Assim, você terá uma sala iluminada e confortável.
Para quem gosta de uma casa bonita, o design dos ambientes é parte fundamental. Ele é responsável por dar o clima de cada espaço, visando não só a beleza, mas o bem-estar de quem o ocupa. Por isso, a mobília de casa é um ponto-chave para alcançar essa sofisticação e equilíbrio. Partindo dela, outros elementos também podem ser pensados. Alguns são as cores — que têm grande influência na luminosidade — e as peças decorativas.
Quem trabalha fora não passa muito tempo em casa e quando chega quer descansar em um espaço confortável e tranquilo, certo? Mas quando se tem crianças, o tempo em casa precisa ser muito mais otimizado. Dessa forma, você conseguirá momentos para você relaxar.
Para isso, a mobília também ajuda. Se você já se viu procurando a tesoura escolar em meio aos brinquedos do seu filho, sabe que pode perder minutos preciosos do dia. É para evitar isso que a escolha dos móveis certos funciona. Assim, você saberá exatamente onde está tudo e poderá ensinar às crianças uma referência de onde cada coisa deve ficar.
Para a mobília de casa ser ideal, a melhor forma de escolhê-la é a personalização. Com isso, você poderá tomar decisões baseadas no que precisa. Já ouviu falar da importância da decoração para a qualidade de vida? Pois é, ela faz toda a diferença. Isso porque vivendo em um espaço adequado e agradável, você se sentirá bem e terá mais tempo. Com esse bem-estar, consequentemente, você será mais feliz e terá qualidade de vida. Veja algumas vantagens da personalização para ter a casa que sempre quis:
Viu como a mobília de casa tem um grande peso em sua vida? Não é só a escolha de móveis bonitos que importa. Cada um deve servir para facilitar a sua vida e a de sua família. Combinando móveis com cores e objetos certos, você conseguirá espaços harmônicos, bonitos e funcionais que serão sob medida da sua rotina. Para isso, conte com os móveis personalizados.
Gostou da ideia? Conheça os ambientes da Finger e saiba mais sobre os móveis inteligentes.