- 27.01.2020
- Decoração
- Design
- Tendências
Ao planejar uma casa, é preciso ter muita atenção aos detalhes e as necessidades dos moradores, adaptando à realidade do espaço. A cozinha é um dos ambientes que mais precisam de atenção no projeto. Por isso, é fundamental que alguns itens estejam contemplados no projeto. Saiba como planejar a cozinha e ter um ambiente mais funcional e agradável.
Primeiramente, é preciso pensar no tipo de cozinha que será planejado. Isso deverá ser feito considerando o tamanho do espaço disponível e a realidade dos moradores. O dia a dia deve ser considerado para que a cozinha seja um lugar agradável e confortável, tornando-se funcional.
Os principais tipos de cozinha são:
Projeto e execução: Finger Caruaru – Fotos: Helga Vieira
Projeto; Dubeux Arquitetos – Execução: Finger Casa Forte – Foto: Paulo Higor
Inspiração: Finger Passo Fundo
Cada espaço deve ser avaliado de forma particular com o arquiteto ou designer, buscando entender as necessidades dele e encontrando soluções que melhorem o dia a dia das pessoas envolvidas.
A cozinha planejada traz diversas vantagens para o dia a dia dos moradores. Planejar a cozinha melhora a qualidade de vida da seguinte forma:
Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon
Planejar a cozinha não é só trazer beleza para o espaço, é trazer praticidade, comodidade e melhorar a rotina. Por isso, é importante sempre analisar bem como é a sua rotina e o que é importante para você nesse ambiente. Se você é uma pessoa que cozinha muito, a prioridade deve ser o acesso aos utensílios e ingredientes. Mas, se você usa pouco a cozinha, o espaço pode prezar mais pela beleza que a funcionalidade para um chef, por exemplo.
Mas, quais são os itens indispensáveis para uma cozinha planejada? O que não pode faltar para ter uma rotina mais funcional preparando refeições? São vários os pontos que devem ser considerados na montagem do projeto. Confira:
As bancadas são indispensáveis para uma cozinha planejada. Elas são úteis para preparar refeições e até mesmo consumi-las. Versáteis, elas podem tornar o dia a dia mais funcional. É possível ter bancadas que também sirvam para embutir outros utensílios, como eletrodomésticos.
Inspiração: Edy Planejados
Não podemos esquecer dos itens embutidos na cozinha. Os itens embutidos, como cooktop, -fogão embutido na bancada-, lixeira embutida e forno, são ideais para quem quer economizar espaço e deixar o ambiente mais organizado, trazendo uma estética mais agradável aos olhos.
Arquiteta: Isadora Lupatini – Engenheiro: Gustavo Pimentel Granja – Escritório: Grantini – Fotógrafo: Maikel Orlando Execução:
Móveis: Tendenzza Home e Deccor
As barras para pendurar utensílios como talheres, panelas e outros, são ideais para quem não quer utilizar muitas gavetas e quer deixar à disposição os itens mais utilizados no dia a dia. Elas ajudam a aproveitar o espaço disponível da parede, tirando itens que, geralmente, ficam sobre a pia, ocupando espaço útil. Além disso, essa tendência está em alta.
Os armários, nichos e prateleiras são os melhores amigos de quem planeja cozinha. É uma forma de manter ingredientes e materiais bem armazenados e guardados. A organização é uma das vantagens dos armários planejados.
Projeto: Finger Bento – Foto: Rodrigo de Toni
Algumas pias vão além da função de lavar louças e alimentos, elas são projetadas para oferecer mais funcionalidade para o dia a dia, com itens como escorredor (calha úmida) e trituradores. Vale a pena apostar nesse investimento.
Projeto: Finger Brasília
As divisórias são importantes para alguns casos, como se sua cozinha dividir espaço com a área de serviço. Apostar em divisórias de vidro, madeira ou PVC podem ser a alternativa para melhorar a funcionalidade.
Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados
É preciso pensar também no projeto de iluminação da cozinha. Luminárias e luzes de foco podem fazer a diferença na hora de cozinhar.
Projeto: Giovana Souza Designer de Interiores – Execução: Studio Living
Não esqueça da circulação de ar e dos odores que a cozinha pode gerar. A coifa é indispensável para quem quer se livrar do cheiro de gordura e uma janela também é indicada para deixar o ambiente com melhor circulação.
Projeto: Arquiteta Camila Vasconcellos – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias
Não podemos esquecer das tomadas! Afinal, muitos eletrodomésticos precisarão ser ligados no dia a dia e não há nada mais desorganizado que muitos fios misturados. Pensar em uma bancada com diversas tomadas e espaços que possam ser aproveitados é uma forma de facilitar a rotina e aumentar a funcionalidade.
Os conjuntos de facas, além de funcionais, estão em alta. Ter uma bancada com um conjunto de facas exposto tem ganhado espaço nas tendências de decoração de cozinha. É possível planejar a cozinha pensando nesse detalhe e facilitando a vida para o chef.
Não esqueça dos organizadores. Esses itens são o diferencial para quem gosta de praticidade e quer se livrar das bagunças deixadas por sacos e embalagens. A despensa é um espaço que precisa ser contemplado também e os organizadores não podem faltar.
Dessa maneira, fica mais fácil entender o que é necessário para planejar a cozinha e ter uma rotina mais funcional e organizada. Afinal, organização é fundamental para uma vida mais leve e confortável e, com um ambiente como a cozinha não pode ser diferente. Além disso, é preciso pensar ergonomicamente no espaço, para garantir mais saúde e qualidade de vida.
Os móveis planejados são os principais itens que vão fazer a diferença em uma cozinha. Por isso, optar por alta qualidade e segurança é ainda mais importante. A Finger é o lugar certo para encontrar as melhores soluções para o seu ambiente, com qualidade, comodidade, segurança e excelência.
Conheça mais sobre a Finger e o que ela pode oferecer para o seu projeto e entre em contato com um de nossos consultores.