29jul

Qual o papel dos móveis na criação de ambientes multifuncionais?

escrito por Francieli Kern
Qual o papel dos móveis na criação de ambientes multifuncionais?

Maximizar o uso do espaço e ainda atender a diversas necessidades em um único lugar é um dos diferenciais de ambientes multifuncionais. A ideia é transformar um local de forma versátil e funcional, algo possível com planejamento, design e até tecnologia integrada.

A ideia de fundir várias áreas e usar móveis inovadores para aproveitar ao máximo os espaços torna esse tipo de ambiente muito popular atualmente. Com isso, escolhas cuidadosas e criativas podem gerar grandes possibilidades de adaptação e dinâmica em um imóvel.

sala multifuncional

Projeto: Daiana Ortolan
Fotos: Vivianne Rubin

Quer saber mais sobre ambientes multifuncionais e o papel dos móveis nesses tipos de espaços? Confira os detalhes que trouxemos a respeito do assunto aqui!

Quais ambientes funcionais podem ser criados?

Além da integração de móveis com o ambiente e a chance de unir dois ou mais espaços com propostas diferentes, o ambiente multifuncional se caracteriza por prezar pela estética e pelo conforto.

churrasqueira gourmet

Projeto: Luis Renato Machado – Execução: Edy Planejados – Fotografia: Henrique Ribeiro

Por isso, a criatividade e o design inteligente são excelentes aliados, permitindo a união de ideias que, à primeira vista, podem parecer impossíveis, mas que, quando bem planejadas e executadas, tornam-se viáveis.

A seguir, mostraremos algumas possibilidades para você se inspirar e começar a transformar sua residência!

Quarto e home office

A possibilidade de descansar e trabalhar em um mesmo ambiente, com certeza, melhora o desempenho e a qualidade de vida. Assim, você pode definir zonas em um espaço e delimitá-las com móveis ou divisórias. Usar itens, como escrivaninha de parede e sofá-cama ou cama embutida, também deixam o local com um estilo mais profissional e, ao mesmo tempo, confortável e descontraído.

dormitório com home office - ambientes multifuncionais

Loft 20m² – Projeto: Catherine Moro Arquitetura | Execução: Finger | Fotos: Rodrigo de Toni

Área de jantar com varanda

Uma bancada integrada à varanda é uma boa ideia para aproveitar a vista, enquanto você desfruta de refeições ou até recebe os amigos — assim como uma mesa dobrável ou extensível também pode ser uma boa ideia para usar nesse ambiente.

Área Gourmet

Projeto: Márcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Outra possibilidade é investir em móveis com estilos similares, pois garantem a integração visual. Por exemplo, há cadeiras que podem ser usadas tanto na área de jantar quanto na varanda.

Sala de estar e jantar

Unir esses dois ambientes cria uma sensação de amplitude, afinal, são áreas de convívio social e frequentemente usadas. Por conta disso, você pode optar por uma estante que funcione como divisória ou bancos que sirvam tanto para a sala de estar quanto para a de jantar.

sala integrada com móveis planejados

Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

A mesa do jantar ainda pode ser posicionada de forma estratégica, unindo os dois espaços, mas também há como investir em um balcão ou ilha. Outra ideia é posicionar o sofá de forma que ele funcione como divisória natural dos ambientes.

Qual a importância de planejar ambientes funcionais?

Planejar os ambientes multifuncionais faz a diferença para ter áreas mais organizadas e práticas. Aliás, é preciso evidenciar o papel dos móveis planejados nesse contexto, já que maximizam o espaço, são flexíveis e versáteis, criam zonas distintas, personalizam a estética, conversam com revestimentos, entre outros pontos.

ambientes multifuncionais - quarto com home office

Execução: Edy Planejados | Foto: Arq Leo

Essa tendência de integrar ambientes vai além do fato de que é esteticamente agradável. O conforto, a praticidade e a eficiência tornam essa ideia de planejamento muito atrativa, e você pode ter vários benefícios. Além disso, os móveis planejados são excelentes aliados na integração de ambientes, deixando qualquer residência mais criativa e autêntica.

Os móveis planejados são feitos de forma detalhada, sendo que você participa de todo o processo de escolha de materiais, cores, até o acabamento das peças. Além do mais, quando bem escolhidos, os planejados oferecem alta durabilidade e tornam a rotina das pessoas mais eficiente.

São flexíveis e versáteis

Um ambiente funcional permite flexibilidade e versatilidade no cotidiano. Planejar cada local com móveis integrados evita que espaços sejam mal aproveitados e que cada proposta seja atendida. Um design bem pensado facilita a organização e otimiza o uso de cada centímetro disponível, proporcionando conforto e praticidade para quem frequenta o ambiente.

tendencia decoração 2022 quarto casal com home office - ambientes multifuncionais

Projeto: Larissa Cardoso Arquiteta – Execução: Finger Tirol

Criam zonas distintas

Apesar da integração dos ambientes planejados, é preciso que haja delimitação das áreas em questão. Isso significa que mesmo que você deseje unir o quarto com uma biblioteca, é necessário que limites sejam estabelecidos para que o espaço fique harmônico, sem a sensação de que um cômodo invade o outro.

ambientes integrados de luxo com móveis planejados - valorização do imóvel - ambientes multifuncionais

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Personalizam a estética

O estilo pessoal é bem refletido na criação de um ambiente multifuncional e o torna mais atrativo e aconchegante. Além do mais, um projeto de integração de ambientes fornece a liberdade para a criatividade.

Cozinha com ilha integrada ao living - porta palha - Coleção Soul - Linha Kurve - Móveis Orgânicos - porta pivotante mimetizada

Dessa forma, os móveis planejados podem contribuir com a personalização do espaço, de modo que as necessidades específicas dos moradores sejam atendidas.

Por onde começar o planejamento de ambientes funcionais?

Um bom planejamento é necessário para explorar toda a funcionalidade de um espaço. Por isso, caso você ainda tenha dúvidas sobre como proceder na idealização de ambientes multifuncionais, nós iremos lhe mostrar alguns detalhes que não podem ficar de fora:

  • defina suas prioridades: visualize como sua rotina pode ser melhorada com a integração dos ambientes;
  • busque bons profissionais e esteja ciente do quanto pode investir: entenda que esse investimento deve ser feito de forma cautelosa e realista, assim como você deve buscar pessoas de confiança para evitar frustrações;
Cozinha elegante

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados Oficial – Decor: Decorando meu apê

  • inspire e a acompanhe todas as etapas: use sua criatividade e ouça o profissional para que suas ideias sejam atendidas da forma correta;
  • considere a ergonomia e a circulação: certifique-se de que o layout permite um fluxo de movimento natural e confortável, isso evita a presença de obstáculos e maximiza a usabilidade dos espaços.

O que considerar ao escolher uma empresa de móveis planejados?

No momento de escolher uma empresa responsável pelo projeto dos seus móveis planejados, é fundamental optar por uma negócio reconhecido no mercado e que ofereça qualidade, aliada ao custo-benefício. A Finger Móveis Planejados é uma indústria de móveis planejados com mais de 46 anos de história que preza por atender a expectativa dos seus clientes desde o primeiro contato até a entrega do produto. Além do mais, oferece 5 anos de garantia e está em constante busca por inovação.

Como é possível perceber, os ambientes funcionais estão em alta e oferecem inúmeros benefícios quando feitos com os móveis certos. Por esse motivo, não deixe de procurar uma empresa séria para personalizar os espaços do seu lar e unir função, estética e praticidade.

E aí, gostou deste post? Que tal iniciar o seu projeto para ter ambientes multifuncionais em casa? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!

Solicite um orçamento

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia