14ago

Como escolher o home theater ideal para a sua casa?

Como escolher o home theater ideal para a sua casa?

Nos momentos de folga, um dos passatempos favoritos de muita gente é relaxar no sofá, fazer uma pipoca e assistir a uma maratona de filmes. Mas para a experiência ser completa, um som de cinema é muito bem-vindo, certo? Se você não quer depender apenas das caixas embutidas na televisão, precisa saber como escolher o home theater perfeito para a sua casa.

Home theater é o nome que se dá a um conjunto de equipamentos que funcionam de forma integrada para melhorar a qualidade do áudio. Devido ao seu posicionamento no ambiente, ele cria um som envolvente — o famoso efeito surround. Dessa forma, é possível reproduzir em casa a sensação de movimento que sentimos no cinema.

O home theater é composto por três tipos dispositivos:

  • Caixas acústicas: emitem o som pelo ambiente. Quanto mais caixas, mais canais são reproduzidos.
  • Receiver: distribui o áudio para as caixas acústicas e conecta o home theater a outros aparelhos, como DVD e blu-ray player, videogame e computador.
  • Subwoofer: reproduz sons graves.

O interessante é que, além de transformar a sua experiência de lazer, esse sistema pode atuar em conjunto com outros itens de automação para deixar a sua casa inteligente. Para saber como escolher o home theater, continue a leitura, conheça os diferentes modelos e confira nossas dicas para acertar na compra.

Tipos de home theater existentes no mercado

Os equipamentos podem ser comprados em conjunto ou de forma separada. Além disso, há uma opção alternativa: a soundbar. A seguir, explicamos as principais diferenças entre os modelos.

Kit fechado

O modelo mais conhecido é chamado de Home Theater in-a-box (HTIB). Como os equipamentos são vendidos conjugados, essa é uma alternativa mais fácil para quem não é especialista no assunto.

Há opções de kit variados, com 5 a 7 caixas acústicas e até mais de um subwoofer. Os números que acompanham cada modelo indicam a combinação: por exemplo, o home theater 5.1 tem cinco caixas acústicas e um subwoofer. As duas caixas frontais reproduzem os vocais, a caixa central é para a trilha sonora, e as duas traseiras fazem o efeito surround. Os modelos de sete caixas contam com mais duas traseiras.

As caixas acústicas podem ser do tipo satélite, que são facilmente posicionadas sobre móveis ou presas na parede, ou torre, que são mais compridas e ficam direto no chão.

Módulos individuais

Os três equipamentos também podem ser comprados separadamente, o que dá flexibilidade para combinar diferentes fabricantes e personalizar mais o home theater. No entanto, o efeito estético pode ficar comprometido caso as marcas tenham propostas de design muito diferentes.

Soundbar

A terceira possibilidade é uma barra de som chamada soundbar, que é instalada em um ponto único, abaixo do televisor. Embora ela tenha alto-falantes embutidos, o efeito surround é mais limitado que o do home theater.

Como escolher o home theater ideal

Para definir qual modelo é o mais adequado para a sua casa, há uma série de fatores que você deve levar em conta. Veja quais!

Tamanho do ambiente

O primeiro passo é definir onde será a sala de TV e, então, medir a área. Isso é importante para escolher a potência média dos aparelhos, indicada em Watts e acompanhada da sigla Root Mean Square (RMS). Quanto maior a potência, mais alto será o som. Por isso, o resultado em uma sala pequena pode ser barulhento demais e desagradável.

Para cômodos com área menor que 15 m², as soundbars de até 500 W RMS de potência são mais indicadas. Se a área for entre 15 m² e 25 m², vale a pena apostar no modelo completo de home theater, de preferência com cinco caixas e com até 1000 W RMS de potência. Já as versões com sete caixas e mais de 1000 W RMS são recomendadas apenas para áreas maiores que 25 m².

Além da área, é importante considerar se há cortinas pesadas, pé-direito alto, revestimento de parede, entre outros elementos que podem acabar abafando o som. Nesse caso, é preciso comprar equipamentos com maior potência para usufruir da qualidade do áudio.

Posição do sofá

O sofá é o elemento-chave na instalação de um home theater porque as caixas precisam ser posicionadas considerando a posição de quem vai assistir à televisão. De frente para o sofá, junto à TV, ficam o receiver e a caixa central. As caixas frontais devem ficar uma de cada lado da televisão, de preferência na mesma altura do aparelho. Já as caixas traseiras devem ficar fora do campo de visão, atrás do sofá ou no teto, preferencialmente viradas para o ouvinte.

Por fim, o subwoofer pode ser posicionado a qualquer distância de quem está assistindo à televisão. Porém, recomenda-se deixá-lo próximo às caixas frontais e virado para o centro da sala para evitar que o som reverbere nas paredes.

Design

Um fator relevante na hora de escolher o home theater para a sua casa é o estilo de decoração do ambiente. Afinal, o equipamento se torna parte da decoração e precisa estar em harmonia com os demais objetos. Se a sua sala de TV segue uma linha minimalista, por exemplo, dê preferência a modelos com design mais clean e de cores claras, como prata.

Não esqueça também de levar em consideração a aparência dos fios que conectam os módulos. Se você não pretende embuti-los, dê prioridade para fabricantes que oferecem modelos wireless. Além de prejudicar a estética, os fios soltos podem causar acidentes.

Outra solução é personalizar os móveis para que a televisão e o sistema de áudio fiquem totalmente integrados à mobília e à decoração do cômodo — a exemplo da porta TV Sound.

Marca

A escolha da marca do home theater depende muito do seu objetivo com o equipamento. Se você quer garantir um alto padrão e está disposto a pagar mais caro, invista em marcas que são referências em audiovisual, como Sony e Yamaha.

Outras fabricantes de eletrônicos, como Samsung e LG, também são boas opções para quem busca home theater de qualidade. Já as soundbars de marcas como JBL e Multilaser podem ser encontradas com preços mais acessíveis.

Avaliação de usuários

Pesquisar sobre os modelos disponíveis no mercado e ler as avaliações dos usuários são dicas de ouro que valem para a compra de qualquer eletrônico. Então, antes de bater o martelo em relação ao seu home theater, visite o site de lojas, fóruns e demais canais de interação com outros consumidores para ter certeza da sua escolha.

Para levar a experiência de cinema para a sua casa não basta investir em uma tela grande e de altíssima resolução: o som também precisa ser profissional. Agora que você já sabe como escolher o home theater ideal para seu lazer ser completo, que tal deixar seu espaço ainda mais convidativo?

Então, confira 6 dicas de decoração perfeitas para a sua sala de TV e construa um ambiente incrível no seu lar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia