02maio

Fique por dentro das características de uma cozinha estilo europeu

escrito por Francieli Kern
Fique por dentro das características de uma cozinha estilo europeu

Que a arquitetura europeia é uma inspiração, isso nós já sabemos. A decoração estilo europeu pode ser mais provençal, como inspirada nas casas francesas, ou mais inspirada na Escandinávia. Mas você sabia que o estilo escandinavo está cada vez mais em alta na decoração? Contemplando todos os ambientes, é possível também fazer uma decoração para cozinha estilo europeu, baseando-se na decoração nórdica. Isso mesmo! Ter uma cozinha estilo europeu é possível. Confira as dicas que preparamos para você montar uma cozinha estilo europeu e acertar em cheio nesse modelo de decoração.

cozinha estilo europeu escandinavo

Quando surgiu o estilo europeu na decoração

O estilo europeu na decoração nasceu no século XX, mais especificamente na região nórdica, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Nasceu em referência ao artesanato da região que é muito forte, além do clima que tende a ser mais sombrio, aproveitando toda a iluminação possível.

O que caracteriza uma cozinha estilo europeu

Como falado acima, o estilo europeu pode ser provençal, lembrando Paris e um clima mais romântico, com flores, arabescos e outros itens.

cozinha cinza soul collection

Cozinha Provençal Soul Collection

Mas o foco do artigo é em uma tendência que tem ganhado destaque, a decoração estilo europeu dos países nórdicos, que traz um tom bem diferente do provençal para a decoração.

Para entender como montar a sua cozinha estilo europeu escandinavo, é preciso conhecer um pouco mais sobre as características que demonstram esse estilo. São alguns detalhes que fazem a diferença e que podem transformar a sua cozinha. Se liga nas orientações que preparamos para você conhecer um pouco mais desse estilo.

O estilo europeu tem suas particulares, como a base mais neutra das cores, como branco, bege e cinza. Mantendo um clima mais clean e minimalista no ambiente. Dessa maneira, uma cozinha estilo europeu não traz excessos e exageros, ela tem foco na funcionalidade. Outro elemento importante em um estilo europeu é a presença dos elementos rústicos e envelhecidos, bem estilo nórdico.

6 erros evitar na reforma cozinha

Além disso, a decoração no estilo europeu traz muita iluminação natural, o que pode ser bem aproveitado nas decorações em casas brasileiras, já que aqui temos bastante incidência da luz do sol. A presença de madeira também é fundamental para um estilo europeu. Também é comum a presença de tecidos mais específicos, tecidos pesados como lã, já que na Europa, o clima é mais frio.

Essas são algumas das características que fazem parte de uma cozinha estilo europeu e que você pode começar a montar o seu espaço pensando sempre nesses direcionamentos.

cozinha gourmet com madeira, pastilha e espelho cozinha luxo cozinha na praia

Projeto e Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Como montar uma cozinha estilo europeu

Mas como montar uma cozinha estilo europeu morando no Brasil? É simples. Separamos algumas dicas que vão ajudar a reformar sua cozinha do jeito que você sempre sonhou. Confira as dicas:

Escolha móveis de base neutra

A primeira dica é apostar em móveis de cores neutras, claras. Isso porque essas cores deixam o ambiente mais iluminado. Para os escandinavos, essa é uma forma de aliviar a escuridão causada pelo clima gelado. Mas sabemos que no Brasil, o sol é bem forte e ter móveis claros demais pode trazer um incômodo para os olhos. Então, adapte à realidade da região e da localização da cozinha, apostando em cores como cinza claro e bege.

Saiba escolher os tipos de móveis

Na cozinha estilo europeu, aposte em móveis certos. Armários com gavetas e puxadores rústicos são ideais. Móveis com porta de vidro é uma ótima ideia. Além disso, as bancadas são indispensáveis para esse tipo de decoração. A bancada da pia pode ser bem extensa para se tornar bem funcional.

A dica aqui é apostar em móveis planejados para suprir as expectativas. Com móvel planejado, você pode escolher cada detalhe, desde a corrediça até o puxador de gaveta, o que vai fazer com a cozinha fique mais personalizada com o estilo europeu, do jeito que você sempre sonhou. Além disso, os móveis planejados contribuem para uma maior funcionalidade do ambiente, o que é um objetivo desse tipo de decoração.

Ilumine

Deixe o ambiente com um conceito mais aberto. Se possível, priorize a iluminação natural, mas se não tiver essa possibilidade, opte por iluminação branca e potente, evitando a criação de sombras. Luminárias são ótimas para essa decoração, mas é preciso estar atento ao tamanho, para que não atrapalhe o dia a dia.

Aposte em plantas

As plantas têm sido aliadas nas decorações de diversos estilos. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas ajudam a melhorar a qualidade de vida. Isso porque melhoram a circulação do ar, ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade, além de trazer boas energias para o espaço.

cozinha estilo europeu escandinavo nórdico

Cozinha Estilo Nórdico

Combine matéria-prima

Uma boa ideia para adotar a cozinha estilo europeu é apostar na combinação entre aço, vidro e madeira. Assim, você terá um resultado mais similar às cozinhas da Escandinávia, por exemplo, focando no material que é utilizado e na sua funcionalidade.

Deixe espaço para circulação

As cozinhas estilo europeu trazem uma característica muito particular que é o espaço. Então, se possível, aproveite o espaço e deixe livre para circulação. Na Europa, a cozinha é um local onde as famílias costumam tomar café-da-manhã e interagir mais. Essa é uma boa dica para melhorar a qualidade de vida em casa.

cozinha nordica escandinava

Cozinha Estilo Nórdico

Aposte em revestimento em pedras e madeira

Na Europa, o clima é bem frio e para amenizar a temperatura, o revestimento em pedra é bem indicado. Então, você pode aproveitar para revestir piso e paredes com esse material, já que eles trazem um conforto térmico e estético.

Onde encontrar móveis estilo europeu

Encontrar móveis no estilo europeu não é fácil em lojas de móveis comuns. É preciso procurar lojas especializadas em atender às necessidades específicas para o ambiente. Por isso, o melhor lugar para montar sua cozinha estilo europeu é uma loja de móveis planejados. A Finger pode fazer parte do seu projeto com móveis de qualidade e alta durabilidade, trazendo para o seu ambiente o conforto e a funcionalidade que você sempre quis.

Então, você já conhecia o estilo europeu? Comenta com a gente o que você acha desse estilo decoração e se você tem preferência pelo estilo provençal ou o nórdico, que trouxemos aqui!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia