Decoração com mistura de estilos: conquiste projetos únicos e autênticos

Como fazer a decoração com mistura de estilos sem que isso prejudique a essência de alto padrão? O time Finger explica!

A decoração com mistura de estilos permite criar ambientes mais interessantes, menos óbvios e visualmente ricos. 

No entanto, as pessoas que desejam trazer esse conceito para dentro do seu lar de alto padrão, costumam apresentar a seguinte dúvida: como misturar estilos de decoração sem que os ambientes percam a essência sofisticada? 

É sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje. Acompanhe!

Por que investir na decoração com mistura de estilos 

A ideia de que ambientes sofisticados precisam ser necessariamente minimalistas é restritiva e, muitas vezes, empobrecedora. Dizemos isso, porque a adoção de um estilo único acaba limitando o potencial de um projeto, que fica muitas vezes focado em um único repertório visual ou em soluções excessivamente padronizadas.

Embora o minimalismo tenha sim o seu valor – e nós da Finger adoremos esse estilo – ele não é o único caminho quando pretendemos alcançar elegância. 

Escritório Moderno Corporativo com formas orgânicas, móveis planejados e ambientes personalizados de alto padrão, com mobiliário aquecido, tom de madeira - ante sala - madeira e azul escuro
Execução: Finger Haus Centro Sul – Projeto: Josi Barros Arq – Foto: Lucas Rangel

A combinação entre estilos diferentes, como peças contemporâneas e elementos clássicos e sustentáveis, pode muito bem ser aplicada para ampliar as possibilidades formais e materiais do projeto.

Como misturar estilos de decoração

Claro que existem alguns segredos para acertar na decoração com mistura de estilos. Os mais importantes são:

1- Definir quais estilos de decoração deseja-se misturar

Antes de qualquer decisão prática, é muito importante que o cliente defina quais estilos farão parte da composição. Ao fazer isso, conseguimos evitar quaisquer compras impulsivas, e assegurar que os elementos conversem entre si dentro de uma mesma lógica.

Nessa etapa, observe as características principais de cada estilo de decoração: 

  • Formas;
  • Paleta cromática;
  • Materiais predominantes;
  • Atmosfera geral. 

Ao escolher dois ou três estilos diferentes para combinar, busque pontos de convergência entre eles. Por exemplo, o estilo rústico e o moderno podem dialogar por meio do uso de materiais naturais aliados a linhas mais limpas. Já o industrial e o minimalista compartilham uma estética funcional e despojada.

2- Buscar referências inspiradoras

Pesquisar ideias e projetos bem resolvidos de decoração com mistura de estilos permite que nós entendamos melhor como a mistura se sustenta a partir das escolhas. 

Quando for analisar referências, é importante que o seu olhar esteja afastado do impacto imediato e se concentre mais na construção do espaço como um todo. 

  • O que cria unidade? 
  • Onde o contraste aparece? 
  • Quais elementos permanecem discretos para que outros ganhem protagonismo?

3- Avaliar o espaço com cuidado

Cada ambiente tem suas particularidades, como tamanho, iluminação, layout, entre outros. Ignorar essas condições pode comprometer seriamente qualquer tentativa de equilíbrio estético na decoração, afinal o espaço impõe limites.

Quando for planejar a composição, questione-se: qual estilo vai funcionar melhor aqui dentro? 

Ambientes compactos pedem escolhas mais contidas, enquanto espaços amplos permitem um maior grau de complexidade visual.

4- Escolher fornecedores especializados e competentes

Em projetos que trabalham com mais de uma linguagem estética, a execução precisa beirar a perfeição. Um acabamento inadequado ou uma proporção mal resolvida, por mais que pareçam meros detalhes, têm chances de romper o equilíbrio de todo o conjunto da obra. 

Por isso, ao escolher seus móveis planejados para agregar à decoração com mistura de estilos, atente-se aos fornecedores que vão materializar o conceito.

Fornecedores experientes em ambientes personalizados entendem o projeto como um ecossistema único. Eles contribuem com soluções técnicas, ajustam detalhes e garantem que materiais e peças dialoguem entre si. 

Você também pode gostar | Decoração de quarto de casal: tendências para um ambiente elegante e aconchegante

Cuidados que favorecem a decoração com mistura de estilos

Agora que já vimos como misturar estilos de decoração, vamos tratar dos cuidados que refinam o projeto? Alguns recursos facilitam a integração entre estilos e podem ajudar a elevar a qualidade do resultado final.

Contrastes pontuais e bem posicionados

O excesso de contrastes dilui o foco e fragmenta a leitura do ambiente. Quando tudo se destaca, nada se sustenta. Por isso, a hierarquia visual é muito importante nesse ponto.

Uma peça de design contemporâneo inserida em um ambiente de base mais clássica, por exemplo, cria tensão visual controlada sem parecer exagero. Da mesma forma, um móvel de linguagem tradicional pode funcionar como contraponto em ambientes de linhas mais limpas.

Definição de pontos focais

Pontos focais reduzem a sensação de dispersão e conferem intencionalidade ao lar. Obras de arte, luminárias esculturais, tapetes de presença ou até mesmo móveis de assinatura direcionam o olhar de quem circula pelo ambiente para áreas estratégicas.

Uso de texturas e materiais

É por meio das texturas e materiais que o ambiente ganha profundidade e complexidade visual. O cuidado nessa hora está em evitar excesso de informações táteis para que o projeto não acabe ficando sobrecarregado.

Madeira, metal, vidro, pedra e tecidos naturais… Quando for combinar esses elementos, preste atenção às proporções e aos acabamentos. 

Paleta de cores

Em projetos de decoração com mistura de estilos, como é o caso da decoração afetiva, a paleta de cores funciona quase como um elemento de amarração. É ela que mantém o ambiente legível, mesmo quando móveis, materiais e referências estéticas não pertencem à mesma linguagem. 

moodboard Mindfulness

Paredes em tons neutros, como off-white, cinza claro ou areia, por exemplo, devem ser acompanhadas por madeira natural e tecidos em variações próximas da mesma escala cromática. Já cores mais intensas devem aparecer de forma controlada, seja em um tapete, em uma poltrona ou em obras de arte.

Conte com a Finger para agregar à decoração com mistura de estilos

Projetos que trabalham com decoração com mistura de estilos exigem móveis planejados capazes de traduzir conceitos diversos sem perder a essência sofisticada. Se você busca soluções personalizadas para um projeto que valoriza identidade, autenticidade e principalmente elegância, solicite uma proposta online ou visite um de nossos showrooms mais próximos para conhecer todas as possibilidades!

A sua Privacidade

Você pode gerenciar de acordo com a sua preferência as opções de cookies, que são utilizados de acordo com a nossa política de privacidade e com o compromisso de proteção dos seus dados pessoais. Saiba mais em nossa Política de privacidade.