14dez

5 dicas para acertar na decoração P&B

5 dicas para acertar na decoração P&B

As cores preto e branco são neutras e ideais para diferentes estilos. Por isso, são muito usadas na moda e na decoração, especialmente por quem segue ou quer aplicar as características do minimalismo. Aliás, existem muitos caminhos para explorar na decoração P&B.

No artigo, vamos mostrar que se trata de um estilo coringa para todos os ambientes de sua casa. Você também vai conferir 5 dicas para aplicar e verá como os móveis planejados fazem a diferença. Boa leitura!

Decoração P&B: um coringa para a sua casa

Segundo a física, preto e branco não são exatamente cores porque resultam da reflexão de luz. No caso do preto, ele é a ausência completa de luz e absorve todas as frequências. Já o branco é a mistura de todas as cores do espectro e reflete todos os tons.

decoração preto e branco minimalista

Contudo, como percebemos as duas tonalidades, elas são consideradas cores acromáticas. Aliás, ambas são estudadas pela psicologia, pois, como as outras nuances, têm o poder de sugerir sensações e significados para as pessoas.

No caso do preto, dependendo da cultura, costuma estar associado ao luto. Porém, na moda e na decoração, essa cor tem significado positivo, remetendo às ideias de elegância e modernidade. Sendo um tom sofisticado, também se relaciona ao luxo.

Já o branco costuma ser associado à pureza, limpeza e paz. Também é ligado ao senso de elegância, de uma maneira mais suave que o preto. Além disso, é bastante usado para transmitir a ideia de harmonia e higiene.

Exatamente por esses significados, ambas são cores coringa em qualquer ambiente e têm um estilo próprio: a decoração P&B. O melhor dessa dupla é que dialoga com qualquer outro tema. Do clássico ao minimalista, você pode usar esses tons de forma pura ou combinada, para criar diferentes ambientes.

decoração P&B Black and white

Aliás, eles ficam bem em qualquer cômodo:

  • no banheiro ou lavabo, para um ar moderno;
  • na sala ou no quarto, para ambientes luxuosos;
  • na cozinha ou varanda gourmet, para um espaço minimalista ou contemporâneo.
banheiro branco all white

Projeto: Larissa Franco – Execução: Finger Dautore Aracaju – Fotos Filippe Araújo

5 dicas para usar a decoração P&B com estilo

A decoração P&B é versátil. Isso significa que você pode usá-la em grandes ou pequenos elementos, para criar ambientes surpreendentes. Aliás, a combinação dessas cores é muito utilizada para dar equilíbrio. Assim, o cômodo não fica muito carregado de tom escuro ou claro.

A seguir, veja 5 dicas para aproveitar esse estilo em sua casa!

1. Use quadros

Essas peças emolduradas compõem a decoração há séculos. Antigamente, refletiam retratos de pessoas, como as fotos. Porém, atualmente, outros estilos são mais usados, a exemplo dos quadros minimalistas.

quadros minimalistas P&B

Eles são capazes de decorar paredes com elementos-chave, para dar mais vida ao cômodo sem, necessariamente, sobrecarregar o espaço. Por isso, são peças ideais para você usar os tons preto e branco.

2. Escolha almofadas

Muitas pessoas fogem do preto e branco por medo de criarem espaços monótonos ou muito equilibrados. Porém, é completamente possível combinar esses tons com outras cores. Aliás, elas representam a escolha ideal porque combinam com tudo.

almofadas P&B

Assim, se você quer apostar em uma peça colorida, como um sofá, pode usar almofadas pretas, brancas ou as duas, para variar os tons. Por exemplo, se o seu sofá for azul-marinho e as almofadas pretas, a sala ficará bem elegante. Já um sofá verde-claro, com almofadas brancas e bordadas, sugere um ambiente mais leve.

3. Aposte em roupas de cama e cortinas

Outros detalhes em preto e branco, que você pode usar, são os tecidos. Se você quer combinar muitas cores ou criar um ambiente minimalista destacado, saiba que as cortinas e roupas de cama fazem toda a diferença.

Elas são peças úteis no dia a dia, mas, visualmente, ocupam um espaço importante. Na cama, dão destaque ao móvel e em grande parte do quarto. Na sala, as cortinas podem interferir na luminosidade e no clima, tornando o ambiente mais pessoal ou impessoal.

4. Crie móveis planejados

Quem quer apostar na decoração P&B como um todo tem nos móveis planejados a melhor forma de aplicar a dupla de cores. Como peças principais de um ambiente, eles podem destacar esses tons, funcionando como base para o resto.

preto e branco no décor

Nesse caso, você pode usar o preto e branco puros ou combinados nas peças, com total liberdade de criação. Já as outras cores ficam melhores quando presentes nos detalhes, para tornar o ambiente mais ou menos variado. Vale até trabalhar com uma paleta de cores fechada ou variar os tons de uma mesma cor.

5. Decore com objetos

Objetos de decoração são muito utilizados por refletirem o estilo das pessoas. Como existe uma infinidade, você também terá uma gama enorme de opções para aplicar o preto e branco. Por exemplo:

  • esculturas pretas e modernas;
  • porta-retratos com moldura branca;
  • claquetes de cinema preto e branco;
  • vasos de plantas em preto e branco;
  • relógios e adesivos de parede.

Como os móveis planejados podem criar uma decoração P&B

A decoração P&B permite ampla variedade de combinações. Todas devem ser feitas com cuidado, pois, apesar de neutras, essas cores têm grande destaque e podem tornar o cômodo carregado. Sendo assim, é preciso escolher as peças certas.

No caso dos móveis, é muito interessante trabalhar com a ideia da personalização. Dessa forma, além das vantagens de otimizar o espaço, você consegue fazer escolhas na medida para refletir o seu estilo, tornando o espaço exclusivo.

Além disso, é possível explorar diferentes formatos e ideias para atender às necessidades da casa em relação ao uso e espaço. Dessa forma, você pode pensar em cada ambiente separadamente para adequar os objetos que quer usar, refletindo um tipo de ambiente em cada cômodo.

decoração p&b industrial

A decoração P&B é coringa para aplicar o minimalismo com elegância ou valorizar qualquer outro estilo. Utilizando somente preto e branco, ou combinando-os com outras cores, é possível chegar a uma gama de opções. Se deseja personalização e exclusividade, escolha móveis planejados para cada cômodo e faça com que todos tenham a sua identidade.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a outras pessoas como o P&B é um ótimo caminho para a decoração da casa!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia