23nov

Conheça 6 diferenças entre ladrilho hidráulico e cerâmica!

Conheça 6 diferenças entre ladrilho hidráulico e cerâmica!

Se você está querendo dar vida nova à decoração da sua casa por meio de revestimentos, saiba que existem duas boas possibilidades no mercado: o ladrilho hidráulico e a chamada cerâmica ou azulejo.

Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre eles, suas aplicações, vantagens e desvantagens em cada proposta de decoração. Assim, antes de começar qualquer obra ou reforma, você vai poder decidir qual é a melhor opção para o seu espaço e a que vai ao encontro do seu estilo. Continue lendo, aprenda mais agora mesmo e tenha uma casa linda já!

Conheça as principais características do ladrilho hidráulico e da cerâmica e saiba como usá-los

Durabilidade, resistência, brilho e preço. Escolher o revestimento ideal passa por uma questão de gosto pessoal, mas também por uma série de pontos que podem combinar ou não com o seu espaço, necessidades e possibilidades decorativas.

Para ajudar na escolha certa, listamos os principais aspectos dos dois tipos de revestimento. Confira abaixo!

1. Visual

Visualmente, ambas as peças podem ser confeccionadas em diferentes cores e modelos. Mas a principal distinção entre elas é que as cerâmicas ou azulejos têm acabamento brilhante, com uma camada vítrea, o que torna sua superfície impermeável. Outra possibilidade visual é o uso de rejunte colorido para dar um charme extra na sua aplicação.

Já o ladrilho hidráulico é uma peça rústica e porosa, sem brilho, mas de alta resistência. Conta com uma vasta possibilidade de cores e desenhos, o que permite inúmeras combinações decorativas.

2. Fabricação

O tipo de fabricação das duas peças também difere bastante. O ladrilho hidráulico é feito de cimento e corantes, comprimido em prensas, de maneira artesanal, sem brilho. Apresenta alta resistência e durabilidade e uma estrutura mais porosa, exigindo proteção de um impermeabilizante após sua instalação para evitar manchas. Diferentemente da cerâmica comum, seu processo de cura utiliza apenas água, sem ser queimado, o que confere um ar mais rústico.

No caso da cerâmica, ela tem fabricação mais mecanizada, leva argila vermelha ou branca, é cozida, resistente e impermeável, pois recebe aplicação de camada vítrea, o que também lhe confere brilho. Oferece lista ampla de cores, modelos e técnicas de envelhecimento que podem até simular um ladrilho hidráulico. A cerâmica é bastante popular no Brasil e usada por aqui desde a época da colonização.

3. Manutenção

Outro fator importante na hora de decidir sobre o melhor revestimento para o seu espaço é o da manutenção. Afinal, todo mundo procura peças práticas, que gerem pouco trabalho e baixo custo. Nesse sentido, a manutenção da cerâmica é quase zero, já que sua camada vítrea protege o revestimento e possibilita que seja lavado, sem perda de brilho ou possibilidade de riscos.

Já o ladrilho hidráulico exige a aplicação de uma resina acrílica para evitar manchas e fazer com que ele não absorva água, devido à sua porosidade. E, para que fique sempre bonito, é preciso fazer uma manutenção com cera incolor a cada 15 dias.

4. Onde usar

Com sua característica impermeável, as cerâmicas são bastante requisitadas para cômodos mais úmidos, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros — pois ajudam a proteger as paredes da umidade.

Os ladrilhos, por sua resistência, podem ser usados para revestir pisos, paredes e áreas externas — molhadas ou secas. No entanto, vale lembrar que, para a decoração de paredes, a versão deve ter espessura de 1,5 cm, enquanto que os empregados em pisos precisam ter 2 cm. Além disso, ladrilhos também podem ser aplicados para formar painéis decorativos e mosaicos, em uma outra possibilidade decorativa.

5. Como usar

Além de seu uso mais comum como revestimento de pisos e paredes, as cerâmicas, principalmente as coloridas, podem ganhar função extra ao revestir bancadas e mesas e ainda serem montadas em formato de mosaicos, dando charme adicional à sua decoração.

O ladrilho hidráulico também tem uso em paredes e pisos, em áreas molhadas ou secas, como jardins, salas, cozinhas e banheiros. Porém, por ser mais espesso que a cerâmica, esse aspecto deve ser considerado na hora de sua aplicação. Você pode empregá-lo em determinada área do chão e fazer uma espécie de tapete, em cantos para dar um efeito rodapé. Ainda vai bem em paredes, onde pode virar um mosaico ou mural em cozinhas, lavabos ou locais de lazer.

6. Instalação

A instalação da cerâmica é mais simples, mas requer uso de rejunte, pois ela sofre dilatação e necessita desse “espaço”. No entanto, dependendo do uso decorativo dela, o rejunte pode ganhar cor e ser um elemento extra na sua composição.

Já a colocação de ladrilhos deve ser feita por pessoas habilitadas, porque eles, por serem artesanais, contêm diferenças na espessura, necessitando de um bom nivelamento com argamassa colante. Além de se atentar à espessura dos ladrilhos para a sua instalação, relembrando — 1,5 cm para paredes, 2 cm para pisos, o contrapiso precisa ser impermeabilizado a fim de evitar manchas, devido à umidade do solo.

Escolha a peça que mais combina com o seu estilo

São vários os aspectos que podem influenciar a escolha entre cerâmica e ladrilho hidráulico na hora de revestir uma estrutura ou criar uma possibilidade decorativa com essas peças.

A escolha deve ser feita levando-se em consideração o que combina melhor com o tipo de decoração pretendida, com as facilidades que se espera desse tipo de peça — mais facilidade na limpeza? Mais resistência ao tempo? Impermeabilidade? —, e, é claro, com o estilo do morador.

Como vimos, tanto o ladrilho hidráulico quanto a cerâmica são ótimas alternativas na hora de decorar e revestir. São peças bonitas e resistentes, de uma excelente relação custo-benefício, com grande variedade de cor no mercado, o que possibilita diferentes estilos decorativos para o proprietário da residência, além de versáteis, pois conseguem ser encaixar bem em diversas propostas estéticas. Agora que você já sabe tudo sobre ladrilho e cerâmicas, faça já a sua escolha e mude a cara da sua casa!

E se você curtiu este artigo, que tal conferir nossas redes sociais, para ver outros conteúdos assim?

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia