É possível organizar o closet e manter a arrumação por bastante tempo? A resposta é SIM! Saiba como colocar o closet em ordem e confira um infográfico com dicas indispensáveis de organização de closet selecionadas especialmente para você!
A importância da organização da casa
Organizar a casa e manter a limpeza em dia são tarefas que exigem muita atenção. Além de manter a casa mais bonita, a organização ajuda a tornar a rotina mais funcional, deixando-a mais prática e tranquila. Por isso, cuidar da organização dos cômodos e caprichar na decoração da casa são atitudes que podem melhorar a sua qualidade de vida.
Quando a arrumação é bem-feita, mantém as coisas no lugar por mais tempo, facilitando a rotina das pessoas e evitando a temida bagunça. A ausência da desordem também contribui para o sucesso da limpeza dos recintos.
Esse processo que envolve a disposição correta dos móveis, objetos e tecidos deve ser feito em todos os cômodos, incluindo as áreas que costumam ser pouco visíveis.
A importância da organização do closet
Um dos cômodos que merecem muita atenção na hora da organização é o closet, afinal, é nele que você vai iniciar o dia, escolhendo a roupa para o trabalho ou para o treino. A organização do closet é muito importante, já que o espaço é bastante funcional no dia a dia. Saiba o porquê você deve começar a organizar o seu closet:
- facilidade: a organização do closet ajuda na hora da escolha das roupas para o dia a dia, tornando mais fácil e rápida essa atividade;
- mais espaço: manter o closet em ordem é importante para maximizar o espaço disponível;
- conservação: a organização do closet é fundamental para conservar melhor as roupas.
Além disso, um closet organizado contribui para estimular a criatividade e incentivar o estilo. Por isso, manter o closet em ordem é muito importante para a sua rotina e qualidade de vida.
Dicas para organização do closet
Existem diversos tipos de closet: grandes, pequenos, abertos, fechados. Os móveis podem variar e isso pode afetar na organização e disposição dos itens.
Quem tem um closet exclusivo — independentemente de ser aberto ou fechado — precisa se dedicar à organização dos armários, das araras e demais compartimentos que o compõem, por exemplo. Alguns truques e recursos podem ajudar nesse trabalho, orientando o arranjo das peças conforme a utilidade, tamanho e frequência de uso. Confira mais dicas:
Pense em tudo que você tem
Você deve conhecer a quantidade de peças que possui. Explore cada compartimento do seu closet e observe o que está guardado. Aproveite para desapegar e separar os itens desnecessários para venda, doação ou descarte.
Crie categorias de pertences
Para não perder tempo procurando suas roupas, categorize suas coisas e armazene itens similares no mesmo lugar. Também divida os pertences conforme as estações do ano. Assim, as peças ficam mais visíveis.
Use caixas marcadas com etiquetas
Alguns armários têm divisórias e espaços que poderiam ser mais bem aproveitados. A dica é preencher áreas vazias com caixas organizadoras com etiquetas.
Separe um cabide para cada peça
Manter as roupas à vista reduz as chances de você esquecê-lo no closet. Por isso, invista em uma grande quantidade de cabides, evitando acumular roupas em um único cabide.
Invista em acessórios funcionais
Elementos como porta-maquiagens, organizadores de gavetas, colmeias, são ótimos aliados. Afinal, criam novas divisórias em compartimentos, para que você organize melhor os pertences.
Crie espaços otimizados e funcionais
Pense em como a organização do closet pode ser mais funcional na sua rotina. Por exemplo, se você usa mais calças jeans durante a semana, deixe as peças em fácil acesso.
Reserve um espaço para bolsas e sapatos
Reservar esse espaço ajuda a manter o closet em ordem por mais tempo e deixa as roupas mais conservadas.
Cuidado na hora de dobrar as roupas
Dobre as roupas de forma mais funcional, utilizando técnicas que facilitem a visualização dos itens que você possui.
Aproveite espaços verticais
Os espaços verticais do closet podem se transformar em espaços otimizados para guardar itens. Basta utilizar prateleiras e nichos que vão tornar o ambiente mais funcional e prático.
Como você pôde ver no infográfico, há várias maneiras de adaptar a estrutura de seu closet para receber diferentes peças. É importante analisar o ambiente e entender quais são as suas necessidades em um cômodo como este. Afinal, o mais importante é que o closet seja funcional.
Simples ajustes já são suficientes para montar novos compartimentos e organizar tudo, desde uma coleção de sapatos até pequenos acessórios. Vale a pena aproveitar as melhores dicas e adequá-las à sua realidade.
Agora ficou mais fácil dominar a mágica da arrumação, e manter o closet em ordem não é mesmo? Se você gostou do passo a passo, não deixe de compartilhá-lo com amigos e familiares. Divulgue o material em suas redes sociais e dê aquela força a quem quer manter o closet sempre organizado.