01maio

Closet dos sonhos: 6 dicas do que não pode faltar!

Closet dos sonhos: 6 dicas do que não pode faltar!

A elaboração do closet dos sonhos, quando se trata de projeto de interiores essa é uma das soluções mais levantadas. Você se identifica com esse desejo? Pois saiba que existem muitas formas de compor um espaço bonito, funcional e que atenda à sua rotina diária.

Lançamentos Finger Móveis Planejados - 2024 - Closet - Vulkan e Hand

Lançamentos Fallen Kapsel Finger: Padrão Vulkan e Hand

Seja dentro do quarto, seja em uma área exclusiva, alguns itens não podem faltar de jeito nenhum. Falaremos sobre eles e daremos dicas para uma composição equilibrada. Então, se você tem dúvidas do que incluir na lista de necessidades, já pode usar este post como um guia.

Se animou? Continue a leitura e veja o que providenciar!

1. Para montar o seu closet dos sonhos opte por móveis planejados

Vamos começar pela base de qualquer closet dos sonhos: a mobília feita sob medida. Muita gente se encanta com essa possibilidade ao perceber que móveis prontos de lojas não dão conta de compor a estrutura certa. Afinal, peças diferentes não se encaixam tão bem, sem contar que nem sempre têm o mesmo visual.

A primeira dica, portanto, é priorizar móveis planejados na construção do seu closet. Com essa solução, é possível definir cada detalhe dos produtos e ocupar perfeitamente a área disponível — com armários, prateleiras, gavetas, nichos e qualquer outro elemento que você precisar no local.

Closet dos sonhos

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production

Inclusive, dependendo da metragem do ambiente, vale a pena incluir uma bancada e até um assento para escolher as roupas e os calçados com mais conforto. A vantagem é que a mobília planejada também permite a personalização completa de banquinhos, poltronas e pufes, de acordo com a proposta do projeto.

2. Tema predominante

Outro ponto de atenção está no estilo que vai dar a cara do novo cantinho. Mesmo que queira usar elementos de diferentes temas, você precisa eleger uma estética para ser protagonista na decoração. Pense que a mistura excessiva de cores, formas e texturas pode deixar o projeto confuso, sem uma identidade.

Se ainda há dúvidas, pesquise referências em diversos canais online. Tente identificar as imagens que mais te agradam e salve algumas fotos para mostrar ao profissional que vai executar o projeto. Pode ter certeza de que essa pesquisa trará muitas inspirações para você compor o closet dos sonhos.

Vale reforçar que, se o espaço for desenvolvido dentro de um quarto, o ideal é que siga a mesma linguagem visual desse cômodo. Caso queira alterar o tema decorativo, considere a repaginação de todo o recinto para que nada fique destoando do conjunto geral.

3. Espelho grande para o seu closet dos sonhos

Nada melhor que uma ampla superfície espelhada para dar aquela conferida nos looks antes de sair de casa. Se possível, invista em um espelho que vá dos pés até um pouco acima da cabeça, a fim de observar tanto o caimento das roupas e dos acessórios quanto os aspectos dos calçados.

closet planejado porta de espelho

Projeto: Arquiteta Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

Se for um local pequeno, você pode utilizar diferentes tipos de espelhos para refletir o entorno e conseguir o efeito de amplitude visual. Ou seja, o ambiente parecerá maior e até mais interessante. Se não houver espaço na parede, a dica é cobrir parte da mobília com espelhos.

Novamente, os móveis planejados entram como aliados na construção do closet dos sonhos por permitirem a personalização completa de cada item, o que inclui peças espelhadas.

4. Luz eficiente

A iluminação de um local para a prova de roupas deve ser a mais neutra possível. O objetivo é garantir a visualização real das cores e texturas presentes nos tecidos e outros materiais. Na dúvida, evite lâmpadas com tons muito amarelados ou efeitos que possam alterar o aspecto dos seus pertences.

Quanto à posição das luzes, o ideal é trabalhar com um ponto principal e, em áreas estratégicas, colocar lâmpadas que forneçam iluminação indireta. Assim, além da luminária de teto, você pode apostar em spots contornando o espelho ou em fitas de LED cobrindo fundos de prateleiras.

closet dos sonhos

Projeto e execução: Finger Mari Perin – Foto: Renan Costantin

O importante é que todas as áreas do closet fiquem bem visíveis, facilitando a busca por peças e reduzindo a formação de sombras indesejadas. A claridade deve trabalhar a favor dos moradores para que experimentem suas produções sem se preocupar com ajustes nas luzes.

5. Organizadores

Se os móveis planejados já proporcionam a configuração ideal, cabe a você complementá-los com itens funcionais para deixar a organização em dia. Estamos falando daqueles objetos soltos que podem ser transportados de um compartimento para outro, a exemplo de:

  • caixas — disponíveis em diferentes materiais, tamanhos e formatos, são perfeitas para empilhar peças em vãos verticais;
  • cabides — esses itens tradicionais devem estar em grande número para que não acumulem muitas roupas por unidade;
  • divisores — de gaveta ou de nichos, ajudam a dispor peças pequenas para que não se percam ou fiquem emaranhadas.

Projeto e execução: Finger Morumbi – Foto: Gabriela Zari Fotografia

Em alguns projetos, você ainda pode prever a instalação de ganchos para pendurar bolsas, cintos, cachecóis, chapéus e até joias/bijuterias. Tudo é possível quando se aposta em um closet dos sonhos com a mobília feita sob medida.

6. Toque pessoal

Fotografias, velas aromáticas, pequenas plantas e outros recursos são bem-vindos para dar vida ao local e deixá-lo com a cara dos donos. A quantidade de peças decorativas vai depender da estética do closet. Se ele for bem minimalista e ter poucos itens à vista, você pode abusar um pouco mais dos objetos pessoais.

Agora, se for um projeto aberto, que mantém roupas e calçados expostos, evite exagerar nos acessórios para não causar poluição visual. Caso tenha muitas coisas que deseja expor, siga o processo de rodízio: coloque um conjunto por um tempo e, com o passar dos meses, vá trocando por um novo grupo de pertences.

closet aberto planejado cinza claro

Projeto: Arquiteto Matheus Sohne

A última dica é nunca deixar de contar com bons profissionais para desenvolver e executar o seu projeto. O suporte especializado fará toda a diferença no aspecto e na durabilidade do espaço, garantindo os melhores resultados conforme as suas preferências.

A Finger Móveis Planejados pode ser sua parceira na elaboração do closet dos sonhos por trabalhar com a personalização completa de ambientes. Temos anos de experiência e oferecemos diversidade de produtos para você ver, na própria casa, o projeto que sempre quis.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou da possibilidade? Então, entre em contato com a nossa equipe e faça o seu orçamento!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia