26ago

Closet aberto ou fechado: saiba como escolher entre eles

Closet aberto ou fechado: saiba como escolher entre eles

Se você está construindo ou reformando o seu espaço, e resolveu se dar um closet de presente, precisa ler este artigo antes de concluir a sua obra. Nele, vamos falar das vantagens e das desvantagens de ter um closet aberto ou fechado e qual funciona melhor para cada tipo de espaço e estilo de vida.

Saiba qual opção requer mais investimento, tem mais praticidade, acumula menos poeira e combina melhor com a sua decoração. Além disso, descubra como você pode criar o seu closet personalizado. Boa leitura!

Conheça o closet aberto

Pensado, inicialmente, para ser um espaço — às vezes, um cômodo — para abrigar peças do vestuário e acessórios de forma planejada, o closet se diversificou ao longo dos anos, em termos de modelos e estruturas. Uma dessas possibilidades é a do closet aberto que, como o nome sugere, não tem portas e pode ser uma extensão da decoração do seu quarto.

Mas será que ele é melhor do que a versão fechada? Para saber isso, tudo vai depender das suas necessidades e do espaço. Compare, a seguir, os prós e contras desse modelo, e veja se ele atende as suas expectativas.

walk in closet

Closet – Lago Sul – Execução Finger Brasília – Foto: Everton Lopes

Vantagens do closet aberto

Uma das possibilidades de closet é a versão aberta que, como o nome sugere, não tem portas e pode ser uma extensão da decoração do seu quarto, tornando o ambiente mais integrado. Versátil, pode atender a diferentes espaços, especialmente, os menores.

Praticidade

Quem opta pela versão aberta desse tipo de organizador está atrás da praticidade que o modelo oferece. Como pode ser montado em qualquer tipo de espaço, é perfeito para ambientes compactos — já que não requer porta. Sendo assim, torna-se também uma extensão da decoração do quarto.

Esse tipo de closet permite ainda uma rápida visualização dos itens que se quer, o que ajuda na hora de montar algum look na correria do dia a dia, ou encontrar aquela peça que você está procurando.

Investimento menor

Em geral, por ser uma estrutura pequena, que não necessita de porta, o closet aberto também leva vantagem no quesito preço. O investimento costuma ter um custo mais baixo, que é barateado pela variação de materiais e uso de estruturas modulares.

Ventilação

Sabe quando você procura uma peça de vestuário e ela vem com aquele cheirinho de guardado? No closet aberto, você nunca terá esse tipo de problema, já que sua estrutura possibilita total ventilação das roupas.

Apenas vale ficar de olho na possível incidência de sol sobre elas, para que não desbotem. Se for o caso, recorra a uma cortina ou persiana para protegê-las.

Estética

Pensando em estética, o closet aberto se destaca. Por si só, ele já mostra as suas peças, o que dá um visual fashionista ao quarto.

Além disso, você pode usar os espaços do closet para colocar peças de decoração e outros itens. Aliás, também é possível usar materiais e cores que acompanhem o próprio estilo do quarto, para criar um ambiente unificado.

Desvantagens do closet aberto

Assim como há vantagens, o closet aberto também apresenta alguns contras, que talvez possam interferir em sua rotina.

Acúmulo de poeira

Da mesma forma que o vento pode ajudar a ventilar suas roupas e a afastar odores desagradáveis, ele pode carregar poeira para suas peças. Nesse caso, essa é uma desvantagem do closet aberto.

Por isso, procure não colocar esse modelo tão perto da janela. Além disso, não se esqueça da limpeza e manutenção frequentes, para que ele não acumule poeira, que pode deteriorar as suas roupas.

Bagunça

Se você não faz o tipo organizado, a ideia de um closet aberto não vai funcionar. Isso porque, em vez de expor suas roupas arrumadas e estender a decoração do seu quarto, vai acabar expondo sua bagunça e tornando o espaço confuso e desorganizado. Nesse caso, é melhor escolher a versão com portas.

Avalie o closet fechado

Se você quer mesmo ver suas roupas fechadas em um cômodo ou em uma estrutura com portas, seu sonho responde pelo nome de closet fechado. Ele pode ser planejado com cabideiros, tantas gavetas quanto possíveis no seu espaço, nichos e portas para manter tudo guardadinho.

Além disso, é possível colocar luzes para o melhor acesso às peças dentro dele. Confira a seguir as vantagens e desvantagens do closet fechado.

closet fechado com espelho

Closet com Portas Reflecta – Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte

Vantagens do closet fechado

As maiores vantagens do closet fechado se relacionam à conservação das peças e ordem. Por isso, é a opção ideal para quem tem uma rotina corrida.

Não acumula poeira

A principal vantagem de ter um closet com portas é saber que suas roupas e demais peças vão estar guardadas e protegidas do pó e da sujeira. É claro que ele requer limpeza e manutenção, mas não chega nem perto dos cuidados que a versão sem portas exige.

Por ter uma estrutura maior, essa versão permite uma melhor organização do closet, não deixando nada sem espaço. Ou seja, você poderá planejar e executar o item de acordo com a sua necessidade, bem como a quantidade de roupas e objetos.

Esconde a bagunça

Se você é do tipo bagunceiro ou se anda com pouco tempo para organizar as suas roupas, fique tranquilo! O closet com portas esconderá tudo, e o visual do seu quarto não será comprometido por itens fora do lugar.

Desvantagens do closet fechado

Se o closet fechado é uma boa opção para manter tudo organizado, ele também pode comprometer alguns aspectos estéticos. Por isso, é preciso analisar o seu ambiente.

Redução do espaço do cômodo

Esse tipo de modelo requer mais espaço, seja porque é pensado de acordo com as necessidades do dono, seja porque precisa de uma estrutura maior, considerando a abertura das portas — o que pode impactar o cômodo em que vai ser colocado.

Uma opção interessante, para quem não dispõe de tanto espaço, é usar portas de correr com espelhos, para dar uma sensação de amplitude no local.

Efeito decorativo limitado

Como o closet será fechado, não é possível visualizar suas estruturas. Por isso, o link com a decoração do quarto precisa ser feito por meio das portas e da estrutura externa. Nesse sentido, você pode investir em portas transparentes ou a chamada porta reflecta, que reflete o ambiente, sem tirar a visão do que há dentro.

Aliás, esse tipo de transparência na porta pode ajudar na rápida visualização dos itens para combinações de looks. Outra boa dica para o closet fechado é lançar mão dos chamados espelhos inteligentes — os smart mirrors — que, além de refletir, podem ter outros recursos como:

  • superfície interativa;
  • câmeras embutidas;
  • displays eletrônicos;
  • sensores de movimento e temperatura.

Otimize o espaço no closet

Como vimos, a escolha de um closet aberto ou fechado não depende só de uma questão de gosto, mas deve ser feita considerando o estilo de quem o usa, bem como o espaço disponível. De forma geral, um local menor vai se dar melhor com a versão aberta. Já espaços maiores podem ficar ótimos com closets com portas ou “walk in closet”.

Independentemente de qual seja a sua possibilidade, é preciso pensar em como otimizar bem o seu espaço. Afinal, mesmo que o closet seja gigante, se não souber usar, ele pode ficar pequeno. Veja as dicas de como fazer isso, a seguir!

Use espelho

Falamos que os espelhos ampliam os espaços — e é bem verdade! Em versões de closet fechado, você já sabe que ele ajuda a tornar o quarto maior. Porém, ele também pode ser uma ótima peça para compor a decoração do closet aberto, por exemplo, com um espelho de corpo inteiro.

closet com espelho

Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Aliás, essa peça também é ótima para quem tem um “walk in closet” — aquele closet que é um cômodo à parte. Além de ser necessário para provar roupas, o espelho também pode refletir luzes e deixar o ambiente mais claro.

Invista em iluminação

Luzes são necessárias, especialmente, em closets fechados. Sendo assim, você tem diversas opções para usar. Se seu closet é aberto, aposte em pontos de luz, que também dão um toque especial na decoração. Se for fechado, garanta que todas as áreas necessárias sejam iluminadas para você enxergar as peças.

Tenha compartimentos especiais para cada tipo de peça

Compartimentos especiais são um plus em qualquer tipo de closet. Afinal, eles ajudam a organizar melhor e manter a ordem. Por exemplo, se o seu closet é composto apenas por prateleiras, sem divisória de espaço, você pode acabar misturando roupas com sapatos e outros itens, tornando tudo uma bagunça e dificultando encontrar as peças no dia a dia.

acessórios dormitório

Já se você conta com compartimentos certos para cada tipo de peça, consegue manter a ordem mais fácil e deixar tudo separado. Por exemplo, pode usar nichos para sapatos e chapéus, gavetas para meias e roupa íntima, cabides para vestidos e saias e prateleiras para peças dobráveis.

Acessórios Porta Roupa Intima

Legal, não é? Tudo vai da criatividade para aproveitar o espaço que você tem. Para isso, seja closet aberto, seja fechado, você também pode contar com a experiência da Finger em móveis planejados. Afinal, são mais de 40 anos trabalhando com móveis exclusivos, o que garante a orientação correta para criar opções personalizadas ideais para você.

Assim, você pode ter um closet exclusivo, seguindo as suas possibilidades, mas sem faltar nada do que sempre quis. Agora que você já sabe tudo sobre closet aberto e fechado, entre em contato com a Finger Móveis Planejados e faça a sua consultoria!

 

O seu lar é o melhor lugar do mundo!

Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

 

Fique ligado em nossas dicas e inspirações no nosso perfil no Instagram!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.