- 11.04.2022
- Cozinha
- Decoração
- Dicas Finger
- Tendências
Uma das tendências do momento é a de que a decoração não deve ter apenas a função de deixar um espaço bonito, mas também, a de provocar e aguçar emoções. Essa é a proposta da decoração sensorial, que tem por objetivo gerar bem-estar, estimulando os cinco sentidos.
Neste artigo, vamos explicar de que modo ela pode ser colocada em prática, respeitando o estilo de cada morador, mas tornando o espaço muito mais agradável. São dicas que passam pelo uso de formas e cores (visão), sachês e difusores (olfato), sinos e fontes (audição), arranjos comestíveis (paladar) e muito mais.
Continue lendo e transforme sua casa em uma experiência sensorial agora mesmo!
A decoração sensorial consiste na organização de objetos e na escolha deles com o intuito de estimular os cinco sentidos. Tudo isso, claro, conferindo beleza e conforto ao ambiente. Ela começou a ser utilizada para promover sensações em ocasiões especiais, mas passou a ser concebida, também, para uma decoração permanente com o mesmo intuito.
Esse tipo de estímulo se torna extremamente importante porque, além de tornar o espaço mais agradável e com mais bem-estar, é capaz de gerar lembranças por meio dos cinco sentidos.
Veja, agora, como organizar uma decoração sensorial com elementos que vão estimular os cinco sentidos, até mesmo, para aguçar o seu paladar. Confira as dicas!
A visão pode ser provocada na decoração a partir de objetos que reflitam cores, formas e luzes. Talvez seja um dos sentidos mais fáceis de ser estimulados nos projetos. Veja algumas ideias:
O tato pode ser estimulado no contato com tecidos de diferentes toques, com plantas e cortinas esvoaçantes que estimulem o toque. Lembre-se: maciez e conforto geram sempre boas sensações. Confira:
Estimule memórias afetivas por meio dos cheiros da sua casa. Pode ser com o uso de velas aromáticas, plantas ou difusores. Veja as ideias:
Sua casa pode provocar sensações com barulhinhos bons, que ajudem a relaxar e a gerar bem-estar. Entre eles, sinos que indiquem a chegada de alguém, fontes com água e os chamados mensageiros dos ventos:
Quem achou que estimular o paladar na decoração sensorial seria uma missão quase impossível, enganou-se. Com arranjos comestíveis e até plantas frutíferas, é possível aguçar o paladar e dar um toque especial à sua casa. Veja algumas ideias:
Como vimos, uma casa pode ficar muito mais acolhedora e agradável com uma decoração sensorial. Ela é usada quando escolhemos objetos e promovemos ações decorativas que ajudam a estimular a visão, a audição, o olfato, o tato e até o paladar. Afinal, quem não gosta de se sentar sobre um sofá macio, recostar-se sobre uma almofada fofa e sentir um cheirinho gostoso que pode vir de um difusor ou de uma planta aromática ou frutífera?
E o melhor, a tendência oferece diferentes combinações, de acordo com os seus gostos e seu estilo. Agora, é só pegar nossas dicas e começar a decorar. Se você gostou do nosso artigo e das dicas, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?