19dez

Decoração artesanal: 7 ideias para transformar sua casa

escrito por Francieli Kern
Decoração artesanal: 7 ideias para transformar sua casa

Contar com a decoração artesanal pode ser uma forma de trazer um ar mais acolhedor e afetivo para sua residência. Muitas peças podem ter uma lembrança de um momento importante (como um passeio ou uma viagem), serem feitas por quem mora na casa, entre outras vantagens.

Mas, para isso, é importante que você faça boas escolhas, para que a decoração combine com o ambiente. Se você tem dúvidas sobre este assunto, ou não se sente tão seguro para criar essa decoração, relaxe! A seguir poderá acompanhar 7 dicas imperdíveis que vão ajudar nessas questões. Boa leitura.

1. Crie suas peças de arte

Se você é fã de artesanato como um hobby, por que não aproveitar esse momento para criar a decoração da sua casa? Se, por exemplo, você gosta de pintar, faça um quadro para decorar sua sala. Com isso, é possível não só ter uma decoração artesanal bonita, mas que também tenha um laço afetivo, afinal, é a oportunidade de ter algo que foi feito pelas suas mãos para estar em sua casa.

decoração artesanal

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos Sidnei Doll
Banco da série Paradoxo: Peça exclusiva – produzida pelo cliente e designer Jackson Gross Interiores

Isso vai para além de quadros. Por exemplo, você pode comprar uma peça de madeira e pintá-la de acordo com a decoração da sua casa, dando um ar personalizado para sua decoração. Isso promove uma maior sensação de conforto e bem-estar.

Além disso, você tem crianças? Então que tal mostrar o quanto elas são importantes? Uma das formas para isso é trazer peças que elas produzam para a decoração. Sabe a ideia do quadro? E se você fizer isso no quarto delas? O efeito poderá ser lindo e fazer com que elas se sintam mais presentes nas escolhas importantes do lar.

2. Combine com a sua decoração

Outra dica importante sobre decoração artesanal é escolher aqueles que combinam perfeitamente com o estilo que já está presente no ambiente. Por exemplo, se você possui um estilo mais voltado para o boho, as peças artesanais podem ser mais voltadas para combinar com elas. Algumas possibilidades estão:

quarto boho

  • peças com estampas florais;
  • fronhas para almofadas
  • tapetes artesanais;
  • redes;
  • vasos artesanais;
  • arranjos de flores secas, entre outros.

3. Fortaleça pessoas da sua região

Fato é que muitas pessoas trabalham com produção de peças como trabalho principal ou uma forma de complementar a renda. Se você quer uma decoração artesanal, que tal ajudar quem está do seu lado e fortalecer os profissionais da região.

Home Office - Criativo

Mostra Casas Conceito – Projeto: Casas Com Afeto – VR Arquitetura – Execução: Finger Bahia – Fotos: Lucas Assis

A maioria das cidades possui feiras de artesanato, para fortalecer os produtores da região. Lá você poderá encontrar muitos artistas, comparar os produtos e escolher aqueles que estão alinhados com a decoração escolhida para sua casa.

4. Conte com materiais sustentáveis

Se a sua residência tem uma pegada focada em sustentabilidade, os itens artesanais podem ter essa mesma perspectiva, sabia? Por exemplo, hoje temos a possibilidade de decorações feitas com materiais reciclados ou reutilizados, ajudando a retirá-los do meio ambiente e evitando poluição e degradação dos espaços naturais.

Living Raízes - Sala de estar

Mostra Casas Conceito – Projeto: Rogério Menezes – Execução: Finger Bahia – Fotos: Lucas Assis

Hoje você encontra muitas opções de peças feitas com materiais reciclados que são bonitas e encantam bastante o ambiente. Quer ver um exemplo? Se você tem aquelas cafeteiras de espresso com cápsula, pode utilizar um painel de madeira para criar uma horta vertical, utilizando a parte de alumínio (devidamente higienziada) como uma espécie de minivaso. Como elas são coloridas, tende a ficar um efeito muito bonito no ambiente.

Além de contar com o DIY, hoje muitos profissionais de artesanato trabalham com produção de peças com materiais sustentáveis. Fique de olho nos artesãos da sua região, pois temos certeza de que encontrará um que vai ter um trabalho apaixonante!

5. Decore os móveis com itens artesanais

Outra opção interessante é contar com uma decoração artesanal para complementar a beleza dos seus móveis. Um exemplo disso é, por exemplo, decorar sua mesa de centro com vasos artesanais, ou arranjos de flores secas.

dormitório praiano clima tropical

Projeto: Porto Neves Arquitetura – Execução mobiliário planejado: Finger Haus Centro Sul – Fotos: Walter Dias

Com isso, você dá um up a mais em uma peça que já tem a sua beleza, permitindo deixar o cômodo ainda mais bonito. E, também, transforma um móvel que pode ser mais antigo, quebrando uma eventual monotonia sem precisar trocar uma peça de qualidade que esteja no seu cômodo.

Assim, sempre que quiser mudar o aspecto de um móvel da sua casa, basta trazer um elemento de decoração artesanal para dar um novo ar para ele.

6. Escolha os melhores materiais para decoração artesanal

Além de tudo isso, é importante sempre escolher peças que sejam duráveis, com um bom acabamento e que vão deixar a casa ainda mais bonita. Para isso, a escolha dos melhores materiais ajuda bastante nessa questão.

sala com decoração artesanal

Projeto: Arquiteta Camila Vasconcellos – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Alguns dos melhores materiais são:

  • madeira;
  • aço;
  • ferro;
  • vidro;
  • decoração com fios de fibra natural, entre outros.

7. Combine com os móveis

Se você está começando a montar o estilo de um cômodo (ou, até mesmo, da casa como um todo), veja como combinar com os móveis e, assim, proporcionar uma maior harmonia em sua casa. Uma das formas para isso é contando com os móveis planejados.

sala jantar

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Com isso, você consegue escolher não só o modelo desejado, mas também o tipo de acabamento (brilhante, fosco, glow, entre outros) e, assim, consegue escolher quais deles combinam, também, com as decorações artesanais que você deseja trazer.

Por exemplo, se quer ter quadros e peças de artesanato coloridas no cômodo, pode ser interessante ter móveis em tons mais neutros ou que combinem com a paleta de cores escolhida para a decoração. Essa é uma das grandes vantagens de contar com os móveis planejados: você tem maior possibilidade de personalização, para deixar as peças com a cara que deseja para sua casa.

decoracao tropical

Por isso, se você quer contar com essa combinação incrível entre móveis de qualidade e decoração artesanal, conte com a Finger! Podemos ajudar você com ótimos projetos de móveis planejados, que vão casar perfeitamente com seu estilo.

A decoração artesanal ajuda a deixar seu lar com a sua cara e, também, um ar totalmente único! Por isso, não deixe de adotar essas dicas que foram listadas aqui e depois conte como foi o resultado.

Conhece mais alguém que tenha interesse em saber mais sobre o assunto? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e faça com que chegue a mais pessoas!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia