O que é uma casa sustentável e por que o conceito tem sido associado a projetos de alto padrão?
Sempre que entramos no campo da sustentabilidade, muitos pensam que uma casa voltada para esse conceito tem muito a ver com a estética ecológica e soluções de baixo custo que comprometem o luxo.
No entanto, seu valor vai muito além, e está alinhado perfeitamente com os princípios de lares sofisticados: preservar a natureza e buscar uma relação saudável com ela.
O que é uma casa sustentável?
Casa sustentável é um projeto de lar pensado exclusivamente para estimular a sustentabilidade em todos os seus aspectos. Ou seja, a estrutura, os acabamentos e o design do projeto são voltados para reduzir impactos ambientais e:
- Promover o consumo consciente;
- Economizar e até gerar energia;
- Aplicar o design sustentável;
- Empregar materiais sustentáveis para evitar a exploração da natureza;
- Usar aspectos naturais que favoreçam a casa;
- Aproximar-se da natureza por meio do design biofílico;
- E claro, trazer um visual mais equilibrado para dentro do projeto.






Por que considerar uma casa sustentável?
Temos acompanhado, nos últimos anos, uma mudança radical na forma com que as pessoas percebem o mundo. Elas estão mais conscientes sobre os impactos que hábitos diários de consumo e produção desencadeiam na sociedade e no meio ambiente, e muitas estão buscando alternativas para sair do convencional e vivenciar algo mais conectado com a natureza.
A casa sustentável é uma das alternativas que foca em trazer essa filosofia para dentro do lar. Assim, alguns cogitam a ideia para áreas e demais centros urbanos, enquanto outros estão pensando na solução para locais mais remotos e distantes da poluição, como chácaras e fazendas.

Seja qual for o objetivo do morador ou família, ou local onde moram, investir em uma casa sustentável é uma excelente forma de viver a vida de maneira mais integrada com o planeta.
Você também pode gostar | Design de interiores sustentável: 7 dicas ecológicas para os ambientes
Como criar a sua casa sustentável?
Ao contrário do que as pessoas pensam, viver em uma casa sustentável não significa abrir mão do conforto.
Pelo contrário… É totalmente possível criar um projeto sofisticado, que traga bem-estar aos moradores e contribua para a preservação ambiental.

Claro que, para conseguir esse resultado, é necessário priorizar algumas escolhas:
1- Usar aquecedores solares
Aquecedores solares são tecnologias que captam a energia do sol para aquecer a água. Eles foram desenvolvidos para reduzir o uso de eletricidade e contribuir com o uso consciente dos recursos.
A família pode aproveitar a tecnologia para, por exemplo:
- Aquecer a água;
- Produzir energia;
- Reduzir a dependência de fontes tradicionais de eletricidade.
2- Aproveitar os aspectos naturais
Chamamos de aspectos naturais os elementos que a própria construção ou terreno pode oferecer no projeto.
Por exemplo, se o local onde a casa sustentável for construída possui uma fonte de água, o arquiteto pode usar esse recurso para criar um sistema de captação e reaproveitamento. Da mesma forma, se há uma boa corrente de vento, ela pode ser direcionada para otimizar a ventilação natural, mantendo os ambientes mais frescos e arejados.

A luminosidade, proveniente da posição do sol, também é um aspecto relevante. Pode-se posicionar os cômodos de modo que a família utilize o máximo da luz natural, ao invés de recorrer à iluminação artificial.
3- Optar por um telhado verde
O telhado verde é uma estratégia que consiste em cobrir o telhado de uma construção com vegetação natural.
Você certamente já viu esse tipo de cobertura em grandes edifícios e construções comerciais. E a ideia também pode ser aplicada nos projetos residenciais de alto padrão.
Um telhado verde pode, além de ajudar a regular a temperatura da casa, trazer aquele charme estético que é muito apreciado nos lares de luxo.
Para colocar a ideia em prática, a cobertura deve ser impermeabilizada para só então receber a vegetação. Se a família quiser ir além, pode-se também criar um jardim suspenso ou até mesmo cultivar uma horta.
4- Escolher materiais sustentáveis
Materiais sustentáveis são itens que foram projetados para minimizar o impacto ambiental.

Hoje, existem muitos materiais disponíveis, de alta qualidade, que podem ser usados no projeto, tanto para manter a estética da casa como para preservar recursos naturais.
Alguns exemplos que entram nessa lista:
- Madeira de reflorestamento;
- Madeira de construção;
- Bambu;
- Telhas sustentáveis;
- Tintas atóxicas;
- Vidro.

Dica Finger: outra forma de integrar a sustentabilidade ao projeto é optar por móveis planejados. Eles aproveitam bem todos os espaços, evitando desperdícios.
5- Integrar uma decoração natural
Indo além da parte estrutural, há outro elemento que podemos considerar para se obter uma casa sustentável: a decoração.
Priorizar itens que remetam ou integrem a natureza favorecem o conforto, amplificam a beleza do ambiente, promovem a reciclagem e ainda ajudam na economia.



Abaixo, veja algumas ideias de decoração natural:
- Use plantas dentro para enfeitar e deixar o ambiente mais verde e fresco;
- Aproveite enfeites e objetos antigos para criar peças customizadas;
- Não exagere na quantidade de itens que podem acabar virando lixo.
6- Fazer reciclagem e reaproveitamento
A reciclagem é uma iniciativa que apoia a transformação de resíduos, enquanto que o reaproveitamento está relacionado ao uso criativo de materiais usados.
Existem muitas formas de reutilizarmos objetos sem que isso comprometa, por exemplo, o estilo ou a elegância de uma casa sustentável. Algumas ações incluem:
- Optar por produtos com menos embalagem para gerar menos lixo;
- Sempre que for jogar algo fora, verifique se o objeto não pode ser doado ou reutilizado de forma criativa;
- Praticar hábitos mais conscientes de consumo.
7- Optar por uma paleta de cor natural
Por fim, não podemos esquecer que as cores, assim como a própria natureza, influenciam diretamente na forma como nos sentimos e interagimos com o ambiente.

Assim, ao escolher a paleta que vai guiar o projeto, priorize as tonalidades que se harmonizam com a proposta natural e remetem à sensação de tranquilidade que buscamos ao adotar um estilo de vida mais sustentável.
Algumas cores que o time Finger recomenda:
- Verde musgo;
- Azul claro;
- Tons terrosos;
- Cloud Dancer Pantone 2026.
Conte com a Finger para dar vida ao seu projeto de casa sustentável
Uma casa sustentável, ao contrário do que muitos idealizam, não envolve somente sua construção, mas também a forma como as pessoas percebem e vivem dentro dela.
Materiais naturais, elementos de decoração reciclados, cores que despertam harmonia, móveis planejados que dialogam com a aesthetic natural e que trazem mais qualidade de vida.
A Finger é uma fábrica sustentável de móveis planejados que trabalha com soluções personalizadas para diferentes projetos. Se você está interessado em criar sua casa sustentável e sofisticada, solicite uma proposta online. Ou se preferir, visite um showroom Finger próximo de você.