23mar

Design biofílico: uma tendência que traz a natureza para mais perto

Design biofílico: uma tendência que traz a natureza para mais perto

Em qualquer centro urbano, é comum termos uma vida agitada. Com ela, vem a preferência pela facilidade e segurança, que nos leva a viver em espaços cada vez mais fechados. Isso também faz com que nos afastemos da natureza, situação complementada pelo fato de haver cada vez mais construções e menos espaços verdes nas cidades. É para trazer à nossa vida uma antiga conexão com o meio ambiente que surgem diversas iniciativas. Entre elas, destaca-se o design biofílico. Esta nova tendência vem não só reconectar o ser humano com a natureza, mas traz possibilidades de adequação a qualquer espaço.

Quer saber o que é e como aplicar esse novo design à sua casa? Confira o post que preparamos a seguir!

A origem do design biofílico

Para saber o que é o design biofílico, é preciso entender, primeiro, o conceito de biofilia. O termo, em si, significa “amor à vida”. Segundo a publicação Biophilia (escrita em 1984 pelo biólogo Edward Osborne Wilson), a relação com a natureza é algo inerente ao ser humano.

Ou seja, apesar de termos dependido dela para a sobrevivência e passado a controlá-la por meio da agricultura e das cidades, também evoluímos com ela durante milhões de anos.

A ideia se expande com a Hipótese da Biofilia, desenvolvida por volta da década de 1990. Ela diz que o ser humano tem necessidade de contato com a natureza para seu bem-estar, uma vez que sua identidade também envolve uma parte biológica.

Isso explica, por exemplo, a existência de terapias com plantas e animais no tratamento de diversas doenças. Sendo assim, o design biofílico nada mais é que integrar a natureza aos cômodos ou objetos de casa, proporcionando essa conexão do ser humano com o meio ambiente.

Biofilia como tendência

O debate sobre a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade ganha cada vez mais destaque. Não é à toa que esses tópicos são parte da Agenda 2030 da ONU.

Esse documento visa uma série de medidas para chegar ao desenvolvimento sustentável de todo o planeta. Entre seus objetivos estão preservar recursos e recuperar danos ambientais.

Com isso, medidas sustentáveis têm se tornado tendência tanto na arquitetura quanto no design. Na primeira, existem projetos que reutilizam água, produzem energia solar e diminuem o consumo. Já na segunda, o papel do ecodesign é ainda mais impactante.

A partir de um bom projeto, é possível transformar os ambientes de construções não sustentáveis. Sendo assim, qualquer pessoa pode tornar um escritório, uma empresa ou a própria casa em um local “amigo da natureza”.

O design biofílico caindo no gosto da população

Nos últimos anos, há uma movimentação para desacelerarmos cada vez mais e voltarmos para a natureza. Vidas corridas, estresse no ambiente urbano e, também, o contexto da pandemia reforçou essas questões.

Com o aumento do home office, tornar a casa um ambiente confortável para passar a maior parte do dia também se tornou uma questão essencial. E, por isso, o design biofílico caiu no gosto da população nos últimos anos e a tendência é que ele continue em alta.

Benefícios da adoção do design biofílico

Trazer o design biofílico para seu lar pode proporcionar muitos benefícios no dia a dia e tornar seus espaços ainda mais bonitos e confortáveis. Confira a seguir algumas vantagens que ele pode proporcionar.

plantas - Design biofílico

 

Diminuição do estresse

A sua residência precisa ser o refúgio seguro após uma rotina que pode ser mais cansativa. Com o design biofílico é possível “virar a chave” assim que abre a porta de casa e desfrutar bons momentos em um espaço aconchegante e especial, criado por você.

Produtividade

Para quem trabalha em casa, ter o design biofílico pode ser um grande aliado para potencializar sua produtividade. Isso acontece não só pelo convite a estar em um ambiente com uma pegada natural, mas, também, porque muitas das características deste design são aliados importantes de bom rendimento.

Por exemplo, a valorização da iluminação natural ajuda a criar um ambiente confortável, menos cansativo, em comparação com aqueles que utilizam iluminação artificial direta com luz branca. Os estímulos olfativos, visuais e auditivos (por exemplo, com fontes de água) também auxiliam a distensionar o cérebro e estimular a criatividade e concentração.

Conexão com a natureza

Muitas vezes, na correria do dia a dia, não podemos tirar um tempo para podermos entrar em contato com a natureza e nos desopilar. Com o design biofílico, é possível ter esse espaço em sua própria casa.

Aproveite para ter um espaço de respiro e proporcionar maior tranquilidade em sua rotina. O cheiro das plantas, o som da água, a presença de materiais de madeira, tudo isso poderá remeter a essa sensação de contato com um ambiente natural e auxiliar no seu relaxamento.

Melhora da qualidade do ar

Itens naturais, como fontes de água e plantas, ajudam a melhorar a qualidade do ar, algo fundamental, principalmente, para quem mora em grandes centros urbanos, que pode sofrer com problemas como poluição.

As plantas fazem trocas de gás carbônico por oxigênio, aumentando a pureza do ar e ajudando a deixar o lar ainda mais fresco. Com a presença de fontes de água (que ajudam a aumentar a umidade), é possível proporcionar maior conforto, principalmente, em estações quentes, como o verão.

Melhora dos estímulos sensoriais

Outro benefício é que o design biofílico permite trazer estímulos sensoriais diferenciados para seu lar. Por exemplo, em períodos de florada, seu lar pode ficar cheiroso por causa dos aromas das flores presentes na decoração.

bem estar com plantas e mudanças - Design biofílico

Além disso, os estímulos visuais de cores e texturas diferentes na decoração também são um ótimo atrativo para relaxar, estimular a criatividade e quebrar a monotonia no dia a dia. A cada estação, você verá novidades na sua decoração com as plantas presentes.

Como aplicar o design biofílico em casa

O contato com a natureza implementado em casa, além de promover a sustentabilidade, ajuda a melhorar sua qualidade de vida. Para isso, você não precisa de grandes empreitadas. Existem diversas formas de ter uma casa confortável e em harmonia com a natureza. Confira algumas a seguir:

Aproveite espaços

Mesmo se não for possível cuidar de um grande quintal de terra, aproveite espaços como paredes, muros e telhados. É possível, por exemplo, optar por um telhado verde, que, além de refrescar a casa, pode ser um espaço de lazer ou jardim. Muros também são bons espaços para se ter um jardim ou horta vertical. Para a mesma função, é possível usar paredes.

Especialmente em apartamentos, essa é uma maneira de não abrir mão de plantar temperos naturais, alguns vegetais e legumes ou de ter belas flores. Além de servir para a decoração, elas melhoram o ar, tornam a casa mais fresca e podem ser um convite para melhorar sua alimentação.

Aposte em objetos

Os objetos de decoração, geralmente, são detalhes, mas podem fazer uma grande diferença. Particularmente em ambientes que não permitem grandes mudanças — seja por espaço ou por outro motivo —, eles ajudam a trazer o contato com a natureza.

Dessa forma, você pode apostar em vasos de plantas naturais por toda a parte, incluindo estampas florais, rede na varanda, quadros de paisagem, entre outras possibilidades. Uma dica é escolher objetos que lembrem a natureza ou que sejam feitos de produtos naturais, como tapete de sisal.

Escolha os móveis certos

Nesse tipo de design, os móveis têm muita importância. Opções naturais, como a madeira, são a forma mais clássica de trazer a natureza para perto em todos os ambientes, integrando a casa em um mesmo clima.

Outro ponto importante é que a sustentabilidade traz a ideia de redução de consumo. Por isso, busque otimizar seu espaço. Uma possibilidade é optar por móveis planejados, pois, além de se adequarem ao seu espaço, farão parte do projeto da casa toda.

Desse modo, tudo estará em harmonia, e não haverá risco de um conceito interferir em outro. Por exemplo, um móvel atrapalhando a entrada de luz natural, tópico importante do ecodesign para a redução de energia.

cozinha gourmet moveis planejados origens 2022 - Design biofílico

Cuide dos ambientes

É importante pensar nas funções dos ambientes. Dessa forma, espaços, objetos, móveis e cores devem cumprir um objetivo. Isso quer dizer que, antes de tudo, você deve considerar o uso desse espaço e as pessoas.

Para isso, é interessante estabelecer escolhas diferentes, mas em sintonia. Por exemplo:

  • ambientes de estudo, que precisam criar um clima de concentração;
  • quartos, que devem ser espaços de descanso e silêncio;
  • cozinhas, que podem passar acolhimento e vontade de cozinhar.

Assim, você terá uma casa, ao mesmo tempo, harmônica e funcional.

benefícios das plantas em casa - Design biofílico

Encontrando inspirações de design biofílico

Se você quer encontrar inspirações de design biofílico para seu dia a dia, alguns locais nos quais encontrará sugestões interessantes são:

Viver em um espaço confortável é o primeiro passo para uma boa qualidade de vida. Recorrer à decoração e ao design para criar ambientes acolhedores e funcionais é uma forma de garantir esse conforto.

Dentre as tendências, o design biofílico surge não só como opção de sustentabilidade. Por meio de materiais como a madeira, e do clima dos ambientes, você se lembrará de que pode deixar as preocupações do lado de fora. Assim, pode desfrutar de um verdadeiro santuário em casa, onde encontrará bem-estar em todos os momentos do dia.

solicitação de orçamento

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail grandes novidades e dicas excelentes para a sua casa!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia